.

.

.

.

domingo, 8 de março de 2015

PIB português teria de crescer o dobro para dívida começar a cair

O PIB português teria de crescer duas vezes mais do que as projeções governamentais para que o endividamento começasse a cair, revela a consultora McKinsey. Num estudo onde analisa os rácios de dívida nos vários países do mundo, a consultora alerta para os casos de Portugal e Irlanda, tal como do Japão e Singapura.
Desde 2007, o endividamento público mundial, - privado, público e individual, cresceu mais de 57 mil milhões de dólares, cerca de três vezes mais do que o PIB da maior economia do mundo, os Estados Unidos. Portugal está entre os países do mundo com maior endividamento face ao PIB a par da Irlanda, obtendo a quarta posição num total de 47 países analisados.
A consultora diz que Portugal tem um rácio de dívida face ao PIB de 358%, sendo que entre 2007 e 2014, se o aumento foi de 100% entre 2007 e 2017, com a dívida governamental a aumentar 83%, a empresarial 19% e a do setor financeiro 38%. Apenas as famílias portuguesas contribuíram positivamente para a redução da dívida, com um desendividamento de 2% nestes sete anos.
Entre os países mais endividados, a McKinsey diz que a dívida só é um problema para alguns e, curiosamente, Portugal aparece à frente da Grécia na gravidade com que é afectado pelo endividamento.

Como resolver este problema? Em primeiro lugar é preciso crescer. "Hoje em dia, as maiores economias do mundo estão a tentar desalavancar num ambiente global de pouco crescimento e de inflação persistentemente baixa. A nossa análise mostra que o crescimento real do PIB teria de ser duas vezes o das projeções existentes para que a dívida pública em percentagem do PIB começasse a descer em seis países: Espanha, Japão, Portugal, França, Itália e Finlândia".
«DV»

Sem comentários: