.

.

.

.

sábado, 7 de março de 2015

Águas do Ribatejo aposta nas Tecnologias Inovadoras para melhorar serviços

Empresa Municipal distinguida como modelo no desenvolvimento regional


As novas tecnologias são fundamentais para garantir a qualidade no abastecimento de água e no saneamento. Esta foi uma das conclusões da apresentação do Presidente da ÁGUAS DO RIBATEJO, Francisco Oliveira na Conferência sobre a Importância da Propriedade Industrial no Desenvolvimento Regional que decorreu esta sexta-feira na Chamusca.
A iniciativa promovida pelo Município da Chamusca em parceria com a Sociedade de Advogados Alves Mendes, Jardim Gonçalves & Associados reuniu exemplos de aplicações de excelência das tecnologias inovadoras nos setores da Agricultura, Ambiente, Economia e Fiscalidade.
Francisco Oliveira, que é também Presidente da Câmara Municipal de Coruche, realçou a aplicação das tecnologias de última geração na monitorização das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e dos Reservatórios de Água para abastecimento permitindo atuar antes dos sistemas suspenderem a sua atividade. “Antes só sabíamos que o reservatório estava vazio quando alguém se queixava que não tinha água, hoje, com a Telegestão, com um computador ou um telemóvel, o nosso técnico sabe o nível do reservatório e recebe alerta quando há alguma situação anormal”, explicou. “Este mecanismo permitiu reduzir de forma considerável os tempos de suspensão no abastecimento”,  concluiu.
Na ETAR de Salvaterra decorre outra experiência inovadora com a utilização do Geotubos para remoção das lamas das lagoas sem necessidade de interromper o seu funcionamento e sem risco para a infra estrutura. As lamas são empacotadas nos sacos que crescem até uma altura de 1,70 e são secas ao natural, resultando mais de 20% de matéria seca que será valorizada nas aplicações em culturas. Há uma maior valorização das lamas e os riscos de impactos no ambiente são reduzidos no armazenamento e no transporte das lamas.
Ainda no concelho de Salvaterra de Magos,  nas localidades da  Várzea Fresca e Granho Novo, foram instalados 175 módulos  de Telemetria em contadores de água. O sistema permite monitorizar os medidores à distância detetando contadores parados ou avariados e consumos anormais. “ Imagine uma pessoa que vai de fim de semana ou de férias. Se houver um consumo anormal, é emitido um alerta e o técnico contacta com o cliente para verificar se ficou alguma torneira aberta ou se há uma rotura grave”, refere o Presidente da AR.
A ÁGUAS DO RIBATEJO tem aplicado também uma tecnologia inovadora na substituição de tubagens sem abertura de vala. “A nova conduta em PEAD é introduzida no lugar da anterior destruindo-a em simultâneo. “É uma solução com custos menores e com menor impacto porque não há valas nem reposições de pavimento”, refere o administrador. Outra solução é a escavação por vácuo utilizada nas sondagens de condutas e nas escavações em espaços de dimensão reduzida. O sistema permite aspirar terras e inertes e limpar coletores e vias com reduções de tempo e de custo da operação.
O presidente da AR destacou ainda a importância do moderno software de gestão da manutenção que permite registar no momento todas as ocorrências com um controlo rigoroso dos tempos e dos custos com mão de obra e material. Esta solução garante um planeamento mais eficaz e uma gestão mais fácil dos recursos humanos.
Tem ainda a vantagem de elaborar um arquivo técnico completo, ferramenta imprescindível para uma melhor gestão das infraestruturas. “Quando colocamos uma válvula, fica registado o momento e, se houver, uma avaria daqui a um ano, sabemos que o material está na garantia e podemos reclamar com o fornecedor.
Francisco Oliveira explicou que esta aposta na inovação tecnológica só tem sido possível dado o envolvimento da AR com parceiros de excelência a nível internacional, A empresa beneficiou de financiamento comunitário através dos programas que distinguem, projetos inovadores e boas práticas ambientais. “Estamos integrados na Acqueau-cluster da Rede Eureka para o setor da Água que envolve 100 entidades de mais de 30 países. A AR integra a direção e este envolvimento tem sido uma mais valia.
A ÁGUAS DO RIBATEJO foi  distinguida pela Acqueau Eureka Label  por um projeto pioneiro no estudo dos recursos aquíferos. O estudo incluído no projeto Watersense foi desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico e visa desenvolver um biossensor para gestão da água subterrânea, emitindo sinais que asseguram os parâmetros físico-químicos e a sustentabilidade do recurso. 



Sem comentários: