Apesar de a análise SWOT servir para
qualquer tipo de análise, ela é usada para identificar cenários que suportam decisões
estratégicas e usadas essencialmente em organizações empresariais.
Eu aprendi isso na Universidade há cerca
de 30 anos e já nessa altura, não se usava, atrevo-me até a dizer que nunca se
usou a terminologia FOFA, nem aqui, nem no Brasil (literalmente).
Como tal, fiquei curioso em saber quais
os seus conhecimentos sobre "Análise FOFA", assim como gostaria de
saber que professora ensinou FOFA em vez de SWOT, pois, vir para aqui
"mandar umas bocas" sob anonimato é fácil e confortável.
Se está tão preocupado em discutir o PE
do TPA, e se tem tantas ideias e conhecimentos que o levam a tanto criticar o
dito Programa Eleitoral, vá lá, identifique-se se for homenzinho, pois eu
apesar de não pertencer às lista do TPA, tenho muito gosto em discutir consigo
qualquer ponto do programa e iremos prestar um bom serviço a Todos os
Alpiarcenses.
Se não o fizer e está no seu direito,
não passa (como disse um comentador aqui no JA), de um "Papagaio de
Charneca".
Por: Paulo Saturnino Cunha
Noticia relacionada:
12 comentários:
Caro comentador Ipsílon
Se pretender responder ao Post deverá identificar-se perante o JA. Se o fizer sobre anonimato o seu comentário não será publicado
Muito bem este post, esta é a diferença entre os Homens e os papagaios de charneca. Aposto tudo que quem escreveu o comentário nunca se vai identificar, são retos de esgoto que se econdem no anonimato para enganar a população, á moda de partidos conservadores cujo objectivo é manter o povo na ignorância.
Parabéns Dr.Paulo Cunha.
É por estas e por muits outras que o TPA vai ganhar as eleições e contem com o meu votto, coragem é uma virtude que ninguém pode negar aos Cunhas.
é assim mesmo, quem nao deve, nao teme, Sr. Paulo Cunha. há ai muita gente com medo de se identificar por causa que ai caia literalmente a mascara
A verdade dos factos foi que alguém do PSD veio chamar burro a outros armando-se em grande entendido de coisas que afinal não percebe nada. O enxuvalho foi de tal maneira monumental que até hoje está a ser digerido. Primeiro não tinha sido escrito pela campanha do PSD / Cunha, agora aparece diretamente a "família" a defender-se. O Sr. Dr. Paulo Cunha afinal veio reconhecer que não conhece a tal FOFA. Não é obrigado a conhecer. Mas, pergunto eu, havendo uma expressão portuguesa porquê usar a designação inglesa. Só o posso entender devido ao facto de se pretender dar ares de coisa que não se sabe. Aliás o PE contém medidas que só podem provir de gente que não sabe bem o que anda a dizer: Onde já se viu a possibilidade legal de uma autarquia conceder crédito. Só se o PSD nos últimos estertores do seu desastroso governo decidir promover uma revolução legal em matéria de competências das autarquias.
Dr. Paulo Cunha, quer um conselho? Não perca tempo com estas pessoas porque eles não têm coragem para um frente a frente, eles são taricoeiros, vem do berço. Você já provou que é homem e as pessoas percebem isso o papagaio de charneca nunca enfrentará ninguém olhos nos olhos e nem tem bases para discutir o programa consigo.
Nunca falei consigo mas conheco bem o seu irmão e desde que soube que ele se ia candidatar disse logo, "agora é que a porca torçe o rabo", o Xico Zé quando entra nalguma coisa é para ganhar, TEMOS PRESIDENTE.
"A verdade dos factos" é que foi lançado mais um desafio público para esclarecimento do povo e debate olhos nos olhos sobre o programa do TPA e ninguém demonstra a seriedade do debater cara-a-cara.
Ou seja a seriedade e a verdade não passam de palavras vãs e não têm réplica na prática.
EM "FUGA PARA A FRENTE" !
«O que pensa do programa eleitoral do ‘Todos Por Alpiarça’?... “a sua opinião ou comentário será bem recebido”» referia o JA há dias...
No entanto, com este texto, o autor parece desagradado com as opiniões que foram solicitadas...Se não queriam comentários nem discussões anónimas sobre o programa eleitoral, não desafiassem as pessoas a fazê-lo num blogue como o JA onde a regra é o anonimato desde que não sejam escritas ofensas.
Preocupados parecem estar alguns defensores do TPA que, em vez de participarem na discussão e fundamentarem as propostas criticadas, entram pela via da intimidação e ofensa, numa clara "fuga para a frente" !
Como se as ideias tivessem valores diferentes se fossem apresentadas pelo Manuel, pelo Joaquim ou pelo António, por conhecidos ou desconhecidos...
Sobre os "Papagaios de Charneca" é interessante que os leitores verifiquem quem tem apresentado argumentos válidos sobre o assunto principal (programa eleitoral) e quem passa ao lado a assobiar para o ar...
Se o autor do texto não concorda com as críticas ao programa eleitoral, escreva e fundamente factualmente as suas opiniões, com nome ou sem nome, não importa. Se eu entender, responder-lhe-ei pois não é o autor do texto, por muito “estatuto social” que pretenda ter, que vai condicionar a minha vontade!
Como as regras, que eu cumpri, nunca se mudam a meio do jogo, a publicação ou não deste comentário determinará a posição ética do JA.
Não é pelo facto de um comentador se identificar que todos os outros o devem fazer. A não ser que o JA determine que, a partir de agora, todos os autores de todos os comentários se devem identificar…
Eu concordo com o Papagaio de Charneca, se ele não se quer identificar tem o seu direito, o Paulo Cunha assumiu uma posição e identificou-se o que acho muito bem, por isso eu proponho que se faça um debate Paulo Cunha versus Papagaios de Charneca.
Ipsilon,
A liberdade existe graças a muita gente, entre as quais algumas originárias do seu partido, por isso não precisamos de nos esconder, é feio.
Eu tenho por hábito dar a cara e não me esconder, se for sério e honesto assume-se e discutimos e esclarecer-lho-ei em relação a tudo, como abomino os que se escondem no anonimato não lhe ligarei nenhuma importância, sabe porquê? Porque não discuto com quem não tem credibilidade.
Seja Homem, seja Sério, se assim for, conte comigo.
Mas duvido, o seu estilo não engana ninguém.
Paulo Saturnino Cunha
Numa altura em que tanto se fala nos direitos de autor, seria importante ir juntando uns trocos para o JA, já que o termo aparece neste jornal pela pena de um seu colaborador em 2009 " Os papagaios de charneca, limitar-se-ão apenas ao seu piar" e, pela consulta que fizemos na Net em vários motores de busca, não o conseguimos encontrar em qualquer outro lugar.
Sabemos no entanto, que a expressão "Papagaios de Charneca" foi por várias vezes aqui referida e, parece estar a fazer escola na classe política local.
De qualquer modo, os nossos agradecimentos ao colaborador que a introduziu como figura de retórica nas suas crónicas neste jornal. Assentaria também como uma luva a certos palradores da Assembleia da República.
Quem escreve o quê não interessa nada para a discussão das opiniões acerca do programa eleitoral TPA, que até foram pedidas pelo JA...
Verdade, verdade, é que continuamos à espera dos esclarecimentos sobre a fundamentação das propostas desse programa eleitoral... Os verdadeiros papagaios (que repetem o que ouvem mas não sabem explicar), sejam de charneca, de campo ou talvez mais da cidade, é que sobre as propostas nada dizem...
Enviar um comentário