.

.

.

.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O ESTERTOR DA IGNORÂNCIA PRETENSIOSA E INTOLERANTE

Eu tenho dúvidas sobre muitas coisas da vida e sou ignorante sobre muitas mais… É normal, tendo em conta a vastidão e diversidade dos saberes atuais e do que ainda existe por conhecer. O importante é ter consciência deste estado, de forma a ponderar, esclarecer dúvidas e procurar conhecer as matérias pertinentes antes de decidir e agir…
Contudo, existem no mundo alguns que, não querendo tomar consciência da sua ignorância, são arrogantes e intolerantes, agredindo os outros com todo o peso da sua própria ignorância… É o caso dos 2 apoiantes do candidato Cunha/TPA que aqui colocaram os primeiros comentários e que, quero acreditar, não são representativos da candidatura…

Comecemos pelo traço comum da intolerância e da ofensa: “se não fosses comunista até se poderia dar alguma credibilidade aos teus escritos” ou “até para dizer mal é preciso ter inteligência e esperteza, coisa que abandonou à nascença ou então, hipótese mais segura, vem dos genes”.
Pergunto eu: 
1 - a credibilidade das ideias que se escrevem tem a ver com o partido ou a ideologia A, B ou C que mais se gosta ou, pelo contrário, está relacionada com a boa ou má fundamentação factual dessas ideias? 
2 – quando se elogia o que está bem (“quanto à apresentação o TPA deve agradecer o elogio”) o comentador é inteligente e esperto mas na parte que aponta os aspetos negativos do programa já não tem “inteligência e esperteza, coisa que abandonou à nascença” ?
3 – Considerando os pontos anteriores, onde está a racionalidade e a honestidade intelectual destes apoiantes do TPA ? 
Continuemos, agora, com a parte da ignorância pretensiosa e arrogante:
“Além disso, na próxima vez não vai ao Google ver o que é SWOT, porque cais nesse ridículo de escrever FOFA, coisa que não entendes de todo.” - escreveu o primeiro apoiante do TPA. 
Vejamos… Eu utilizei o acrónimo FOFA por duas razões: primeiro defendo a utilização de termos ou acrónimos portugueses quando existem e são necessários; depois, propositadamente, para fazer um teste aos apoiantes do TPA sobre o seu verdadeiro conhecimento do tipo de análise tentada e em que medida era acriticamente aceite o meu assinalado pretensiosismo da linguagem tecnocrática. Ora, o comentador mostrou desconhecer claramente que o acrónimo FOFA é o mesmo que SWOT, mas em português (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) !!! E ao tentar ridicularizar o meu texto, acabou por fazer uma figura absolutamente ridícula, engalanada na sua ignorância pretensiosa e arrogante ! Agravada pelo facto de, se tivesse feito o que me aconselhou (pesquisar no Google), evitaria esta vergonha ao encontrar na Wikipédia a análise FOFA ao lado da análise SWOT. Quem exercita este tipo de análise na realidade, nas empresas, sabe que é vulgar gozar-se com a “palavra” “FOFA”…

Escreveu o segundo TPA: «"o programa é sofrível ou pretensioso"? Afinal em que é que ficamos?» . Ficamos em que é sofrível e pretensioso pois as 2 palavras não são antagónicas (ao contrário do que quer dar a entender) e, neste caso, complementam-se. Aliás, só um programa sofrível, que tenta parecer que é excecional (como é o caso), é que necessita de ser pretensioso ! E continuou “Se não há nada de novo é preciso suporte financeiro para quê?” – Bem, para além de ter omitido parte do que foi escrito, o facto de serem propostas “não novas” não significa que sejam concretizáveis a custo zero, pelo que se mantém a questão do suporte financeiro, afinal, ficou sem resposta. E mais à frente escreveu: “não sabe que com 2 ou 3 pessoas podem constituir 10 gabinetes de apoio, mas isso já um problema de "profusão", esta é para rir! “ – Se não me engano, neste contexto, chama-se “gabinete” a um conjunto de pessoas com determinadas tarefas atribuídas. No seu exemplo, dá uma média de 0,2 pessoas por gabinete de apoio e, por isso, em vez de me rir, aconselharia a apresentarem apenas a criação de um gabinete multidisciplinar (que já existe em muitas autarquias…) para apoiar os munícipes e, assim, a proposta seria mais credível…
E continua a escrever “é muito natural que não entenda algumas medidas, pedirei ao TPA que lhe possa fazer um desenho ilustrado e legendado.” – Destacando a arrogância e os laivos de ofensa desta frase, deixo, finalmente, ao critério dos leitores a identificação de quem precisa de “um desenho ilustrado e legendado” para entender aquilo que é escrito…

Noticia relacionada:
"PROGRAMA TPA: UM EMBRULHO DOURADO PARA UM CONTEÚDO...": 

16 comentários:

Anónimo disse...

Toma e embrulha, ó TPA / PSD. Quem escreve assim e dá um baile destes aos TPA /PSD não é gago.
Alguns TPA / TROCA TINTAS pensam que são mais espertos que os outros, e depois levam-nas.

Anónimo disse...

Eu sou apoiante do Tpa. E já me senti ofendido enquanto pessoa com vários comentários escritos neste blog... E ofendido quanto a comentários relativos ao cabeça de lista e outras pessoas que integram esta lista bem como familiares... Uma pessoa não pode ser julgada pelo que acredita. Considero que este post terá a sua razao mas não pode deixar de ser analisado a luz do background de comentários que ofenderam o Tpa... Foram bastantes. Eu não pretendo ofender ninguém só gostaria de deixar a reflexão: a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros... E quem não se sente, não e filho de boa gente.
Apoio o Tpa e não sou a mesma pessoa ou até melhor porque os valores e espirito dentro do movimento são muito positivos a todos os níveis.
Obrigado pela atenção.

Anónimo disse...

Eu até gostava de saber quem é a pessoa que escreveu este post para lhe dar os parabéns pela qualidade da escrita e de raciocínio.

Anónimo disse...

Este é um enxovalho memorável. Quem quer que seja o esperto e inteligente apoiante do PSD que se julga o pináculo da criação deve estar neste momento a lamentar-se por em má hora ter tido a ideia de se armar ao "pincarelho". Levou uma "tareia" digna de antologia.
Esta história é uma analogia do valor do dito programa eleitoral do PSD. Pôs-se a falar do que não sabe, ou como disse o outro, tem ideias boas e originais só que as boas não são originais e as originais são uma trampa.

Anónimo disse...

Eu acho que e' pura contra informacao das outras forcas politicas. Fazem-se passar por apoiantes do TPA e criam a polemica como ocomentarios infelizes. Nao reconheco ninguem no Tpa que desconsidere alpiarca ou os alpiarcenses, dai a minha deducao. Enofim, politica local no seu pior.

Anónimo disse...

Se vocês são assim tão capacitados e estrategas, porque não cumpriram p programa eleitoral de 2009?
"Tareia" foi o que a CDu de aos alpiarcenses estes últimos anos!
Acho que isto diz tudo...

Anónimo disse...

Manobras para desviar atenções...
Discute-se SWOT, FOFA, fotos, grafismos, e tudo o que vem à cabeça de cada um, excepto o que interessa à população.
E o que interessa à população?
Debates públicos e em igualdade de circunstâncias.
Cada candidatura tem a oportunidade pública de questionar como é que as outras pensam cumprir os seus programas.
Dizer que "tem ideias boas e originais só que as boas não são originais e as originais são uma trampa." pode sempre ser dito.
Mas interessa explicar porque as ideias originais são uma "trampa".
Só quem tem uma visão limitada pode achar que uma ideia original pode ser uma trampa sem a discutir.
Quantas ideias originais assim foram consideradas e quando levadas à prática se transformaram em casos de sucesso mundial?
Todas as invenções que fizeram a humanidade avançar nasceram de ideias originais.
Só quem pretende manter tudo na mesma se nega a discutir e a ter abertura em relação ao progresso e a novas ideias.



Anónimo disse...

Que texto excepcional do ponto de vista da analise , critério e raciocínio . Quando se têm pessoas destas para defender a nossa terra então o nosso futuro está assegurado .

Muitos parabéns !

Anónimo disse...

Ainda bem que alguns apoiantes do PSD julgaram que o post é tão mau, tão mau, que agora até chegam ao ponto de afirmar que ele teria sido escrito por um apoiante de outra força politica. Pois é, a quem nasceu sardinha e se arma ao carapau acontecem destas coisas.
O pior é que este espertalhão, que nada sabe, mas se julga um "expert", não é o único para os lados do PSD. Existem lá muitos como ele.

Anónimo disse...

É melhor explicar quem são os apoiantes do PSD.
É que os mais conhecidos apoiaram publicamente a CDU, e esta força política aceitou o apoio e congratulou-se com eles.
Alpiarça é mesmo uma terra de fenómenos.
Os rostos do PSD-Alpiarça apoiam a CDU, na Junta, coligação com o CDS.
Comunistas e socialistas integram um movimento independente que tem o apoio do MPT e PSD.
Estas devem ser as eleições autárquicas mais atípicas de todas as que se realizaram.

Anónimo disse...

Ao longo de tantos anos de DEMOCRACIA, nunca as eleições para as Autarquias tiveram tanta falta de educação entre os apoiantes dos diferentes quadrantes políticos.
Pensem um pouco o que os vossos filhos acham disto e não dêem maus exemplos de ética, valores e respeito.É COM GRANDE TRISTEZA QUE ASSISTO A ESTE DESENROLAR DE DE QUEBRA DE AMIZADES DE TANTOS ANOS ENTRE OS CIDADÃOS DE ALPIARÇA!...

Anónimo disse...

Ao longo de tantos anos de DEMOCRACIA, nunca as eleições para as Autarquias tiveram tanta falta de educação entre os apoiantes dos diferentes quadrantes políticos.
Pensem um pouco o que os vossos filhos acham disto e não dêem maus exemplos de ética, valores e respeito.É COM GRANDE TRISTEZA QUE ASSISTO A ESTE DESENROLAR DE DE QUEBRA DE AMIZADES DE TANTOS ANOS ENTRE OS CIDADÃOS DE ALPIARÇA!...

vital Ferreira disse...

Amigos comentaristas, cada um defende a classe a que pertence e a sociedade que mais lhes interessa, vejamos a realidade: O que tem defendido o PCP-CDU? E o PS? E os outros o CDS,o PSD e os tais que agora depois de militarem noutros partidos ou terem votado mudaram-se com armas e bagagem
para independentes, a maioria a nível nacional votam CONTRA ELES MESMO e depois reclamam.

Anónimo disse...

Caro Vital Ferreira, os partidos não são clubes de futebol.
Nesses é que impera a paixão clubistica sobre a razão.
Os partidos são organizações que decidem a vida das pessoas, e umas vezes decidem bem, e na maioria das vezes mal.
Há temas tabus que não se discutem, e um deles é se passados 40 anos ainda faz sentido, (além do registo histórico muito bem registado pelo Sr. Marques Pais) continuar a acenar com a bandeira do anti-fascismo e das lutas dos anos 50 e 60 do século passado.
Temos referências como os alemães ou os nossos vizinhos espanhóis que "sangraram" muito mais do que o povo lusitano e seguiram em frente.
Se a Alemanha continuasse agarrada à história, teria muito mais razões do que nós para criar divisões e clivagens entre o seu povo.
A realidade mostra que não esquecem a história, mas o caminho tem sido o do futuro e de tentar melhorar a vida no presente.
Isso permite-lhes ter um dos melhores níveis de vida da Europa, apesar da difícil integração de milhões de alemães da ex-RDA.
Nuestros hermanos, que tiveram uma guerra civil sangrenta onde morreram milhões de espanhóis, famílias inteiras, seguiram em frente e a história não serviu de desculpa para não terem reconstruído o país.
Por cá, com um regime duro, mas que não teve nem 5 % do impacto da guerra civil espanhola e muito menos da mundial, continua-se no dia-a-dia a invocar os fantasmas do passado para fazer esquecer que o presente e o futuro dos alpiarcenses foi e está comprometido.

Anónimo disse...

Domingues de Azevedo Cavaco "tem culpas e não vale a pena andar a dizer que é o melhor"
O bastonário dos Técnicos Oficias de Contas, Domingues de Azevedo, julga que a actual crise política se deve a "algumas estratégias de opções que foram tomadas ao longo do tempo, que eram insustentáveis e irracionais", entre elas a convocação de eleições antecipadas, em 2011, por Cavaco Silva, assegurou ao jornal i desta sexta-feira.

Anónimo disse...

rebentou alguma bomba ? Onde é que este desenrolar de acusações começou? Acho que andam todos a excederem-se demasiado. Será o programa eleitoral do TPA o causador de toda esta polémica? Epá, isso é admirável!

Só este primeiro comentário "Toma e embrulha, ó TPA / PSD. Quem escreve assim e dá um baile destes aos TPA /PSD não é gago.
Alguns TPA / TROCA TINTAS pensam que são mais espertos que os outros, e depois levam-nas. " já me tirou a vontade ler o resto.

Quando dizem que a politica é suja , por aqui se vê o quanto.

Epá, foquem-se nas pessoas e no que elas têm a dizer e não estejam sempre a falar do PSD PSD PSD que ao que sei apenas dá apoio e não estatuto ou estrutura ao movimento. Não há pachorra.

Por acaso alguém vê o trabalho do Todos Por Alpiarça ser assessorado por algum elemento do PSD ou do MPT? Aquilo que está ali é fruto do trabalho das pessoas que estiveram envolvidas no ptograma eleitoral. Por isso respeitem o suor dos outros se querem ser respeitados de igual forma.

E por acaso as pessoas do movimento Todos Por Alpiarça estão sempre a bater na mesma tecla? PS PS PS PS PS?? Ou então CDU CDU CDU PCP PCP PCP? Não vejo isso em lado nenhum.

É que se calhar teriam muito para teclar, mas creio que a postura é outra. Mas enfim, quem sou eu para opiniar sobre politica se até não sou politico