.

.

.

.

sábado, 20 de outubro de 2012

2013 tem novidades de calendário

 Integração das provas combinadas no Campeonato de Portugal é uma das principais novidades.
O calendário de eventos nacionais promovidos pela Federação Portuguesa de Atletismo, para 2013, está já definido, onde duas pistas menos habituais ganham mais protagonismo : Fátima e Quarteira. Outras pistas como a de Cantanhede ou Vila Nova de Gaia, ganham relevância.

A pista coberta tem nas suas provas principais uma inversão em relação a 2012, num acordo com as cidades de Pombal e Espinho que permite que os principais eventos de pista coberta visitem cada uma das cidades a cada dois anos. São considerados para estes efeitos os Nacionais de Juniores, Esperanças, Absolutos e a final de Clubes. Em 2013 o Campeonato de Portugal de pista coberta visita Pombal, enquanto que a final do Nacional de Clubes em pista coberta será realizada em Espinho. Outra das alterações significativas é a alteração da localização da Taça FPA de Saltos, que depois de três anos a ser realizada em Alpiarça, terá este ano a sua disputa em Oeiras, no Centro de Alto Rendimento. No mesmo fim-de-semana, de 5 e 6 de janeiro realizam-se as habituais Taças FPA de Velocidade e de Provas Combinadas, em Pombal. Estas são as primeiras provas a marcar o calendário europeu de atletismo. Outras das novidades é a introdução de uma terceira zona de apuramento para a final do Nacional de Clubes de pista coberta, integrando as pistas de Pombal, Espinho e Braga.

Ao nível do corta-mato a versão curta disputa-se primeiro, na cidade de Coimbra, juntamente com o Desporto Escolar, as Universidades e os Veteranos, enquanto que a versão longa se disputa em Arruda dos Vinhos, esta já de seleção para o Mundial de corta-mato e também onde se definirá qual a equipa campeã que representará Portugal na TCCE de Corta-Mato, em 2014.

A marcha atlética voltará a partilhar o palco dos 50 quilómetros marcha com Espanha, mas este ano realizados em Portugal, no distrito de Setúbal, na mesma data em que se definem os restantes campeões nacionais, a 17 de março. Quem volta a acolher a marcha é Quarteira, que depois de este ano ter recebido o campeonato nacional de estrada, recebe em 2013 a Taça FPA de Marcha, a 1 de maio.

O mês de abril será um mês de novidades, considerandos os locais dos eventos disputados. Depois de alguma polémica com o desinvestimento do atletismo em Vila Nova de Gaia, a FPA fará disputar nesse município as finais do projeto Mega, depois desta prova ter passado este ano por Vagos. Por outro lado o Campeonato de Portugal de 10000 metros visita a improvável pista de Cantanhede, um novo local de competição que é colocado no roteiro das pistas que acolhem eventos nacionais em Portugal.

Quarteira não receberá apenas a marcha e terá este ano o desafio de acolher o Nacional de Esperanças, uma competição maior e que faz da pista de Quarteira um dos locais identificados pela FPA para os eventos nacionais. Também Fátima parece que chegou para ficar e além de acolher pelo segundo ano consecutivo o Olímpico Jovem Nacional, receberá ainda o Nacional de Juniores. Desta forma o distrito de Santarém colmada a ausência da Taça FPA de Saltos na pista de Alpiarça, pista essa que nos primeiros meses de 2013 acolhe o habitual Triatlo Técnico Nacional.

Além das provas de pista coberta disputadas em Pombal, em 2013 o distrito de Leiria recebe ainda outros dois eventos. Em março a o Nacional de Lançamentos Longos, que fará disputar em paralelo a Taça FPA de Lançamentos para atletas jovens. Por outro a maior prova do calendário nacional, o Campeonato de Portugal, terá lugar em Leiria neste ano, um regresso que ocorre três anos após este evento ter visitado o Estádio Dr. Magalhães Pessoa. Este evento será de crucial importância para definir a seleção que estará no Mundial de 2013, em agosto.

É desta forma que o distrito de Lisboa perde em 2013 algum do protagonismo que vinha alcançando nos últimos anos. Manteve, porém, a final do Campeonato Nacional de Clubes, para as I e II Divisão, situação que se mantém desde 2011. Outro evento que parece ganhar fôlego este ano é o Festival Internacional de Estafetas, que também visitará a cidade de Lisboa.

Mais a Norte restam a disputa do Nacional de Montanha, este ano em Mondim de Basto, enquanto o Nacional de Juvenis visitará a pista de Guimarães, pista que em 2012 não acolheu qualquer grande evento nacional, exceção feita a uma das fases de apuramento do Nacional de Clubes.

PROVAS COMBINADAS GANHAM ESPAÇO NO CAMPEONATO DE PORTUGAL

Um dos anseios do setor de Provas Combinadas ganha em 2013 novo corpo, com a disputa do Campeonato de Portugal de Provas Combinadas, em absolutos, durante a disputa do Campeonato de Portugal. ”Era um objetivo que vinhamos a perseguir há algum tempo”, disse José Dias ao Atleta-Digital, ele que é o Técnico Nacional de setor. Não se deixará de realizar o Nacional de Provas Combinadas para os escalões de juvenis e juniores, em maio, prova realizada no Luso. Também aí haverão provas para séniores, que servirão como forma de seleção para a Taça da Europa de Provas Combinadas, que em 2013 serão realizadas na Madeira, mas não contando como títulos nacionais. Os títulos serão atribuídos na mesma altura que os títulos das provas individuais, ou seja, em julho, na cidade de Leiria.

CALENDÁRIO PROVISÓRIO

JANEIRO
5 - Taça FPA Velocidade (Pombal)
6 – Taça FPA Saltos (Oeiras)
5/6 – Taça FPA Provas Combinadas (Pombal)
13 – Nacional de Estrada (Lisboa)
19/20 – Nacional de Juniores PC (Espinho)
26/27 – Ap. Nacional de Clubes PC (Pombal-Espinho-Braga)

FEVEREIRO
2/3 – Nacional de Esperanças PC (Pombal)
9/10 – Nacional de Clubes PC – Final (Espinho)
16/17 – Camp. de Portugal PC (Pombal)
23 – Triatlo Técnico Nacional (Alpiarça)
23/24 – Nacional de Lançamentos Longos/Taça FPA de Lançamentos Jovem (Leiria)

MARÇO
2 – Camp. Nacional Corta-Mato Curto/Desp. Escolar/Universitário/Veteranos (Coimbra)
10 – Camp. Nacional Corta-Mato Longo (Arruda dos Vinhos)
17 – Nacional de Marcha – Estrada (Setúbal)

ABRIL
5/6 – Projeto Mega (Vila Nova de Gaia)
11 – Camp. Portugal de 10000 metros (Cantanhede)

MAIO
1 – Taça FPA de Marcha Atlética (Quarteira)
18/19 – Nacional de Provas Combinadas – Juv/Jun (Luso)
25/26 – Ap. Nacional de Clubes AL (por definir)

JUNHO
1 / 2 – Olímpico Jovem Nacional (Fátima)
8/9 – Nacional de Clubes AL – Final (Lisboa)
15 – Nacional de Montanha (Mondim de Basto)
16 – Festival Internacional de Estafetas (Lisboa)
22/23 – Nacional de Juvenis (Guimarães)
29/30 – Nacional de Esperanças AL (Quarteira)

JULHO
6/7 – Nacional de Juniores AL (Fátima)
27/28 – Camp. de Portugal AL (Leiria)
Fonte:«atleta-digital»

Sem comentários: