.

.

.

.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

LEITOR PROTESTA: "a nossa classe política ganhe vergonha na cara e que não nos tome a todos por parvos"


A não ser porque hajam jogadas menos claras, em democracia não deve haver confidencialidade sobre onde o dinheiro público é gasto.

Uma democracia pouco transparente, não é democracia...
Ou dito de outra maneira, é a democracia-tipo que nos tem sido servida e que tem alimentado a corrupção, o compadrio, o enriquecimento ilícito.
Depois, e como calculo que tenha acontecido, ainda que tivessem esses estudos, aconteceria como nas PPP.
Todas as PPP foram feitas suportadas em supostos estudos.
Gastaram-se milhões e milhões, apenas e simplesmente em estudos.
O problema é que falharam, com desvios de 200, 300% e mais.
A credibilidade dos estudos está à vista, e suponho que os erros não foram por falta de competência técnica, mas porque interessava empolar os benefícios para as obras serem feitas e a rapaziada amiga facturar.
Há uns pássaros que dizem que em cada obra X vai para o partido no poder, e outra parte para as pessoas que adjudicam as obras.
Mas, isso devem ser pássaros destrambelhados que o dizem, porque pássaros decentes não diriam isso.
Todos sabemos é o resultado e a conta que nos estão a apresentar.
No caso do Centro Escolar, não sendo político, nem tendo ambições a sê-lo, pedir elementos só iria perder o meu tempo.
A obra está feita e o meu/nosso dinheiro está gasto, e ninguém será responsabilizado por fazer obras!
Garanto é que se fosse vereador, quereria ver esses estudos e a justificação para um gasto de milhões de euros, quando se sabia a situação do País e particularmente da câmara de Alpiarça.
Para concluir...
Quando peço que se apresentem justificações, estudos, contas, sei à partida que a classe política não o fará.
Sei ainda que se o fizesse, seria de tal forma "técnico" que 95% (ou mais) de nós não entenderia. As coisas são feitas propositadamente para que o povo não entenda.Com inglesices, com termos técnicos e com especificidades que até muita gente do ramo não consegue apurar a fundo a realidade.
Porque se estivessem interessados, bastariam contas simples de merceeiro (sem ofensa) do género,A+B+C*... custava X, agora com esta obra passa a custar Y, pelo que há uma poupança de Z.
Todos entenderíamos e todos democráticamente poderíamos exprimir a nossa opinião.
Por isso, quando lanço estes desafios, não espero que ninguém me responda.
Pretendo só e simplesmente que a nossa classe política ganhe vergonha na cara e que não nos tome a todos por parvos.
Repito, democracia não é isto! Democracia é antes de criarem os gastos perguntarem se para o povo é uma prioridade, se há outras mais importantes, ou se não estamos sequer em condições de gastar e adiamos.
Como diz o Prof. Medina Carreira, há donas de casa que quando o dinheiro falta, reinventam formas de continuar a dar de comer à família.
Com esta classe política, estamos condenados a morrer à fome.
Leia também  os comentários referentes a este tema

Noticia realacionada:

3 comentários:

Anónimo disse...

Permita-me contrapor a sua observação.

Apesar não ter mal algum desabafar o que nos vai na alma e criticar a actuação política dos agentes governantes, sejam eles locais ou nacionais, e quando se trata de assuntos concretos , na minha opinião essas criticas devem de ser mais objectivos e não cair no erro de generalizar comportamentos para justificar outros

Não vou comentar as suas observações sobre a corrupção e os desvios aos orçamentos porque também me agonizo com esse tipo de comportamento e a única coisa que posso fazer e que aconselho a qualquer pessoa é a de denunciar todas as situações de que tenha conhecimento factual.

Relativamente ao tal estudo do parque escolar contínuo a desafia-lo para ir até à câmara consultar o dito documento. Quanto à sua complexidade técnica não se assuste porque os números são uma linguagem universal e em qualquer lado do mundo 2+ 2 são sempre 4.
Democracia participativa é isto mesmo, é participar na discussão e no debate. Quando se refere à necessidade do povo avaliar se determinados investimentos devem ou não ser realizados permita-me que esclareça que nenhum projecto edificado em Alpiarça foi realizado à revelia da Assembleia Municipal. Este é o órgão máximo que tutela a actividade do executivo e é neste espaço que a população deve procurar respostas às suas questões sempre que entender.
Não vou aqui tecer considerações sobre a forma como o poder democrático funciona, porque é do conhecimento de todos, mas quero sublinhar que uma boa gestão, seja ela da autarquia, de uma empresa ou até de um orçamento familiar depende muito do seu "chefe de família" e da capacidade e honestidade do mesmo e da sua equipa para gerir os dinheiros que pertencem a todos.
Agora que as próximas eleições autárquicas começam a aproximar-se era bom começarmos todos a reflectir sobre o perfil da pessoa que queremos à frente da câmara e que capacidades e comportamentos queremos ver reflectidos no trabalho que irão desenvolver, para que os erros do passado, sejam eles por investimento excessivo, sobre-endividamento ou estagnação e mediocridade económica (cujo impacto é igualmente relevante e significativamente castrador ao desenvolvimento do concelho) não se repitam .



Anónimo disse...

Assim começou

http://www.youtube.com/watch?v=16dstB-bjik

Anónimo disse...

Vídeo do lançamento do centro escolar:

http://www.youtube.com/watch?v=16dstB-bjik