.

.

.

.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Metade das câmaras atrasa pagamentos a fornecedores

 Bruxelas adverte que só com o programa de apoio à economia local é que as autarquias vão conseguir reduzir a dívida.
No final de Junho cerca de metade das autarquias pagava as suas dívidas aos fornecedores com atraso. E nalguns casos o atraso ultrapassava os dois anos. É o caso de Portimão que demora mais de 3,5 anos - 1.243 dias - a regularizar as contas com os fornecedores, de acordo os dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) relativos ao segundo trimestre deste ano. Das 303 câmaras para as quais há informação confirmada, 150 pagam a mais de 90 dias.
O município de Lisboa também se destaca pela negativa, uma vez que tem vindo a piorar o seu desempenho em termos de regularização de dívidas. Se há um ano, a câmara conduzida por António Costa demorava apenas 40 dias a pagar, agora os fornecedores têm de esperar 132 dias. Entre os maiores incumpridores, além de Portimão, estão também Porto Santo e Nazaré, com um prazo de 864 e 738 dias, respectivamente. Os dados divulgados não permitem perceber se há mais ou menos câmaras a pagar fora do prazo face aos trimestres anteriores.
O relatório da Comissão Europeia sobre a quinta avaliação do programa de ajustamento financeiro de Portugal afirma que o stock de dívidas em atraso nas administrações central e local estabilizou. Mas esclarece também que, provavelmente, o declínio na dívida local deve-se ao facto de a divulgação dos dados não estar a ser feita de forma eficiente e atempada nos últimos meses. Além disso, o documento adverte que, no que respeita às dívidas, os resultados "ficam abaixo das expectativas". Para Bruxelas, as condições para aplicar a Lei dos Compromisso já estão no terreno, mas a sua implementação está a ser feita apenas gradualmente.

Sem comentários: