.

.

.

.

sábado, 22 de setembro de 2012

MÁRIO PEREIRA, “num esforço colectivo conseguiu trazer dois médicos para o Centro de Saúde”

“….ao longo de quase 3 anos, a CMA pagou o alojamento e despesas de habitabilidade para garantir que quase toda a população do concelho tivesse médico de família, ou seja, fez um investimento de mais de 20 mil euros na melhoria das condições de saúde na nossa terra…”

Mário Pereira
Para Mário Pereira (foto) presidente da Câmara de Alpiarça, que agora deu para andar nas redes sociais como Aníbal Cavaco da Silva, presidente da República, Francisco Louça, do BE ou António José Seguro, lider do PS, excepto o Jerónimo de Sousa do PCP que não “alinha” nestas modernices, entre outros ilustres, ficamos a saber que o edil gosta de esclarecer os munícipes por via de evitar duvidas futuras se tomarmos em atenção que se avizinham eleições autárquicas.
Daqui tentar agradar ao povo para que este esteja satisfeito porque nunca se sabe de onde podem cair alguns votos,
Diz o mesmo a dada altura que a definição das políticas de saúde e toda a colocação e gestão dos médicos no nosso Serviço Nacional de Saúde cabe ao Governo, que é obrigado também pela Constituição da República a garantir o acesso aos cuidados de saúde a todos os portugueses, o que, como se comprova, não é cumprido relativamente a milhares de pessoas” para que não restem duvidas acrescenta ainda que em “2009 foram colocados 2 médicos cubanos em Alpiarça (ao abrigo de um contrato entre os governos português e cubano). O anterior Governo colocou a Câmara de Alpiarça (assim como todas as outras onde foram colocados médicos cubanos) perante a necessidade de assegurar o alojamento a esses médicos, porque, se não o fizesse seriam colocados em outros concelhos em que isso fosse assegurado pela autarquia (e havia muitas interessadas). Assim, ao longo destes quase 3 anos, a CMA pagou o alojamento e despesas de habitabilidade para garantir que quase toda a população do concelho tivesse médico de família, ou seja, fez um investimento de mais de 20 mil euros na melhoria das condições de saúde na nossa terra”.
Claro que a vinda dos dois novos médicos que devem por “aí a estalar” não aconteceu por acaso.
Desde o início deste ano, a Câmara Municipal tem reunido institucionalmente com as estruturas do Ministério da Saúde (Secretaria de Estado da Saúde, ARS-LVT, ACES Lezíria), a fim de resolver a tempo a substituição dos médicos, e, paralelamente, a um outro nível, tem procurado mobilizar a população para a defesa do direito à saúde, em articulação com a Comissão de Utentes de Alpiarça” e até os “grupos parlamentares do PCP (através do deputado eleito por Santarém e vice-presidente da Assembleia da República, Dr António Filipe) e do PE " colocaram “questões do Centro de Saúde de Alpiarça na Assembleia da República e junto do Governo”.
Numa conclusão sumária, objectiva e directa ficamos a saber que o esforço colectivo teve os seus resultados para dentro de poucos dias mais dois médicos cubanos estarem a cuidar da saúde dos alpiarcenses.


A definição das políticas de saúde e toda a colocação e gestão dos médicos no nosso Serviço Nacional de Saúde cabe ao Governo





3 comentários:

Anónimo disse...

António Moreira e outros que se cuidem porque a CDU vai esmagá-los com os votos dos eleitores.
O PS é um partido de moles que nada sabem fazer

Anónimo disse...

Mas os médicos não estavam contratados?
O governo alguma vez falou em reduzir o quadro de médicos no Centro de Saúde de Alpiarça?
Ao que se sabe, enquanto os médicos não fossem aprovados no exame de Português efectuado pela Ordem dos Médicos não poderiam exercer medicina em Portugal.
Por isso, o comunicado panfletário da câmara é folclore partidário.
É tirar proveito de uma coisa onde não pregaram nem prego nem estopa.
Os médicos vieram quando tinham de vir: quando aprenderam o português necessário para interagir com as populações.
As comissões unitárias, os assobiadores emigrantes e todo o folclore que montaram de nada serviu.
Se temporariamente tivessem suprido os quadros do Centro de Saúde (até à vinda dos médicos cubanos) aí diria que cumpriram os objectivos.
Como nada disso foi conseguido, o único objectivo atingido foi no interior do PCP.
Mostraram que o departamento de Agitação e Propaganda de Alpiarça está a funcionar.
A população esteve mais de dois meses sem médicos, mas o glorioso PCP conseguiu transformar mais uma derrota em vitória.

Anónimo disse...

O anónimo das 15:27 deve estar a ver o filme ao contrário. Não é enaltecendo-se e mostrando o seu lado fanático que Mário Pereira voltará a enganar os eleitores. É que aura de bom rapaz já caiu, o ídolo tem pés de barro e o querido Marito já mostrou que não merece o carinhoso diminutivo. Ou querem que o próximo presidente seja agora um Joãozito?