.

.

.

.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MÁRIO PEREIRA: “Quero, Posso e Mando”




AS DESAVENÇAS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

 “ O presidente da Câmara está a querer dar passos maiores do que o tamanho das suas pernas”



Uma das dificuldades de Mário Pereira, presidente da Câmara é não compreender ou não aceitar que vive em democracia.
Querer impor as suas próprias ideias e fazer singrar os seus projectos mesmo prejudicando os munícipes para beneficiar a autarquia como foi o caso da proposta apresenta em Assembleia Municipal que a ser aprovada penalizará fortemente os alpiarcenses (PS/ALPIARÇA explica claramente como a proposta da CDU pode sufocar os alpiarcenses ao aumentar o IMI) não lhe fica nada bem.
Outra dificuldade que Mário Pereira tem é: não compreender que cada “mestre tem a sua profissão” e daqui interferir onde não deve violando assim os princípios mais básicos.
A sua “sede pelo poder” e a sua incapacidade de aceitar as criticas contrárias às suas ideias esqueceu-se que a Assembleia Municipal é um “órgão autónomo” (citamos a deputada Sónia Sanfona) e que é este que manda na Câmara e não o contrário como à Assembleia Municipal compete fiscalizar as actividades da Câmara.
Mas não aconteceu assim.
Mário Pereira por causa da ganância pelo poder e pela imagem do partido a que pertence ultrapassa o poder que lhe está atribuído por lei como “ignora as regras do jogo” para se “marimbar” para a legislação e normas institucionais.
Mário Pereira
 Daqui acontecerem desavenças como aconteceu na última Assembleia Municipal onde “cenas rocambolescas” não faltaram (Alvoroço (e de que maneira) na Assembleia Municipal de Alpiarça)   porque o presidente da Câmara pura e simplesmente ignorou com o seu “quero, posso e mando” o Regulamento da própria Assembleia para impor as “filmagens nas sessões da Assembleia Municipal quando na verdade Mário Pereira não pode decidir pelo Órgão que está acima dos poderes que estão atribuídos ao presidente da Câmara e onde a legislação é bem clara quando aos poderes de cada órgão autárquico.
Para além de decidir, sem ouvir os deputados e contrariando os princípios da democracia, passa por cima de “tudo e de todos” impondo a sua vontade para que as sessões da Assembleia Municipal serem filmadas porque não gostou nem gosta da forma como a oposição torna público aquilo que se passa nas sessões.
O resultado do poder arbitrário do presidente da Câmara acabou numa rota de colisão Mário Santiago, presidente da Assembleia Municipal que não gostou do “abuso do presidente da autarquia” por se sentir ultrapassado nas competências que só a ele dizem respeito e assim assistirmos a cenas um tanto ou quanto rocambolescas que em abono da verdade não prestigiam nada Mário Pereira que nos últimos tempos, talvez por estar a aproximar-se a eleições autárquicas, parece andar um pouco desesperado.
Mário Santiago

Para terminar não deixamos de chamar a atenção de que este “abuso” de Mário Pereira  (querer impor “filmagens” nas sessões da Assembleia Municipal) está “ferido de ilegalidade” porquanto a lei não atribui poderes ao presidente da Câmara para interferir nas atribuições e competências da Assembleia Municipal, órgão este que é o único que tem poderes para decidir se as sessões devem ou não ser filmadas



Jornal Alpiarcense


19 comentários:

Anónimo disse...

Pergunto só isto: porque é que o presidente da assembleia e a bancada do PS não querem as sessões filmadas? O que é que não querem que os alpiarcenses vejam?

Anónimo disse...

porque o Presidente Mário Pereira não queria filmar a Assembleia. Só queria filmar as suas intervenções o que é uma demonstração de absolutismo incompreensivel

Anónimo disse...

Se calhar queria filmar as suas intervenções porque foram as intervenções dele que foram alvo de análise num comunicado do PS. Mas parece que o que aí foi dito era mentira, por duas razões: em primeiro lugar porque o próprio queria que todos vissem as intervenções e em segundo lugar porque quem escreveu o comunicado e mentiu não quer que isso aconteça e se prove quem fala verdade. Política sim, mas honesta, se faz favor.

Anónimo disse...

absolutismo não digo. mas parece VAIDADE

Anónimo disse...

Peça as actas da assembleia e a gravação audio para ter a certeza do que diz comentador 13:29

Das duas sessões se faz favor que ambas têm momentos preciosos

e pode sempre ver o video colocado pelo mirante.... que são apenas 60 segundos mas que antecipa a postura do Sr. Presidente

Se é para se fazer politica honesta não fale sem comprovar o que diz

se esteve na bancada sabe muito bem do que estou a falar Sra I

Anónimo disse...

É mentira... O Presidente da Câmara propôs a filmagem integral das sessões para que todos pudessem ver a falta de educação e as intervenções intermináveis dos eleitos do PS, com conversas de café, para ver a arrogância e presunção do Mário Santiago, mais preocupado com a sua pessoa do que com o bem comum. Enfim, não há paciência para esta gente que mente com quantos denmtes tem.

Anónimo disse...

O Presidente não tem que querer ou deixar de querer. É a Assembleia que tem que decidir se as suas sessões são gravadas audio e vídeo. O presidente não manda da Assembleia Municipal! Lembram-se daquela tirada fabulosa de uma eleita da CDU a dizer que agora quem manda aqui é a CDU? Na Assembleia mandam os eleitos que lá estão e não a Câmara. Além disso as assembleias não são feitas dentro de nenhum saco, são sessões abertas à população. Quem quiser ver o que se lá passa é só la ir. Acresce que há atas das reuniões e a n~~ao ser que o Sr. Presidente ache que elas não refletem a verdade, são suportes fidedignos do que lá se passa! Haja respeito. O presidente demonstrou arrogância e ignorância democrática! A talho de foice, sempre seria interessante perguntar que tanto incomoda o Sr. Presidente! Não foi ele e a sua força política que se serviram de um blog para o combate político. Ou isto só é democracia quando falam bem de nós? Faça o seu trabalho que os Alpiarcenses avaliarão, informados e esclarecidos!

Anónimo disse...

As pessoas de Alpiarça já estão fartas destas brincadeiras, a maior parte destes intervenientes são cachopos sem principios, que só estão lá pelo tacho e pelos partidos e não pelo mérito.
É tempo de mudar e e arranjar pessoas competentes para gerir estes organismos.
Porque não pergunta o blogue se as pessoas querem estes oportunistas ou colocar lá pessoas sem estarem ligadas aos partidos?
Não háverá em Alpiarça pessoas que não estão ligadas á politica e que possam tomar conta disso?
Vamos acabar com esses politicos, advogados e oportunistas e arranjar pessoas como deve ser, gestores, empresários ou economistas com experiência e provas dadas.
Sugiram nomes de pessoas que possam criar empregos e trazer mais valias para a nossa terra que por este passo vai passar a ser a vila miséria.

Anónimo disse...

É preciso não esquecer que o Mário Santiago é o testa de ferro do Emidio Sardinheiro e a lebre para lançar este á câmara.

Anónimo disse...

Sr.Admnistrador do Jornal Alpiarcense, concordo totalmente com o anónimo das 17:56, porque não aceita o desafio?Temos que mudar esta gentalha.

Anónimo disse...

Quem é o Emídio Sardinheiro?
Ah, é o que é do PCP até passar a Ponte de Alpiarça. Porque da Ponte para lá é do CDS:!)

Anónimo disse...

Os dos bancos também fazem parte dos que roubam.Queremos gente séria na Câmara, que trabalhe,gente que crie e ajude a criar emprego,gente que não dependa dos partidos,que ajude as pessoas, isto tem que mudar, vamos arranjar uma lista de independentes e acabar com o marasmo na nossa terra.Proteje-se quem rouba e não faz nada e os da terra que se lixem

Anónimo disse...

É verdade , já só falta arranjar uns cargos de acessores e chefes de gabinete para os romenos, e ninguém faz nada

Anónimo disse...

ó das 17;56 quem são esses gestores e empresários que estão para aturar esta gente? Eles tem mais com que se preocupar.Eles é que trabalham e investem para criar riqueza e ainda dizem mal deles.Não acredito que estejam disponiveis.

Anónimo disse...

Eu não sei se estão ou não, como não sou de Alpiarça mas já me sinto Alpiarçense e foi esta terra que escolhi para os meus filhos crescerem e estou cá há pouco tempo tb ainda não conheço as pessoas, por isso é que pedi ao administrador do blogue que se alvitrasse nomes e que se fizesse uma sondagem com esssas pessoas.
Mas pelos vistos preferem ter as pessoas ligadas aos partidos e que tem destruido o país a tomar conta destes organismos.

Anónimo disse...

Os donos das casas que arrendam aos romenos devem estar ligadas ao poder por isso é que eles ainda cá estão, É UMA VERGONHA

Jornal Alpiarcense disse...

Caro comentarista das 12.07 agradecemos a sua sugestão mas cumpre-nos informá-lo de que já fizemos algo parecido e os resultados foram surpreendentes. Poderá ver algumas das sondagens levadas a efeito por este jornal na coluna do lado direito deste jornal (estão práticamente no fim da coluna).
No entanto a sugestão de "politicos" ou independentes é complicado porque quem gosta da politica estão todos nos partidos e os independentes que possam vir a intervir na vida politica local cabem numa "mão cheia" daqui...ser dificil a sua ideia, e que nós somos os primeiros a apoiar a sua ideia por estamos fartos dos politicos.
Um abraço

Jornal Alpiarcense disse...

Caro comentarista das 12.07 agradecemos a sua sugestão mas cumpre-nos informá-lo de que já fizemos algo parecido e os resultados foram surpreendentes. Poderá ver algumas das sondagens levadas a efeito por este jornal na coluna do lado direito deste jornal (estão práticamente no fim da coluna).
No entanto a sugestão de "politicos" ou independentes é complicado porque quem gosta da politica estão todos nos partidos e os independentes que possam vir a intervir na vida politica local cabem numa "mão cheia" daqui...ser dificil a sua ideia, e que nós somos os primeiros a apoiar a sua ideia por estamos fartos dos politicos.
Um abraço

Anónimo disse...

Então vamos pegar nessa mão cheia e vamos falar com eles.
Se aparecer esse movimento e as pessoas se interessarem, concerteza que avancaremos, vamos começar a falar em nomes.
Sugiram empresários e gestores
e mãos á obra