.

.

.

.

sábado, 22 de setembro de 2012

EXPOSIÇÃO DA BANCADA DO PARTIDO SOCIALISTA/ ALPIARÇA É A RAZÃO



Exposição
22 de Setembro de 2012. São duas horas da manhã e o caos instala-se na Assembleia Municipal. Ambas as bancadas discutem  sobre a continuidade da mesma tendo em conta o avançado da hora.
Não foi a primeira sessão da Assembleia em que pedimos a interrupção dos trabalhos devido ao cansaço e hora tardia, mas com 5 horas de reunião já passadas e ainda 10 pontos por discutir antecipávamos que esta seria uma sessão épica com pequeno-almoço incluído.
Argumentos do executivo e respetiva bancada: a bancada do PS teve  mais tempo de intervenção do que a bancada da CDU e, do seu ponto de vista, não havia motivo algum para interromper a sessão, argumento reforçado, ainda, pela intervenção do Deputado João Osório, alegando a existência de documentos importantíssimos para aprovar e que estes não poderiam ficar sem a dita aprovação.
Argumentos da bancada do Partido Socialista / Alpiarça é a Razão: 10 pontos referentes aos trabalhos na ordem do dia ainda por discutir, cuja importância merece todo o tempo necessário e de debate. Nenhum destes pontos da ordem de trabalhos perde o seu sentido, ou deixa de cumprir qualquer requisito legal, se a sessão for adiada para a semana seguinte.
Mas o que esteve a “Assembleia” a discutir durante 5 horas para que às duas da manhã ainda faltassem 10 pontos para discutir?
Esta é uma pergunta legítima de qualquer munícipe, sobretudo se  desconhece o funcionamento da Assembleia, que merece o devido esclarecimento.
Todas as Assembleias começam com um período exclusivo do público, onde é dada à população a oportunidade de expor situações particulares ou de âmbito coletivo, sempre que entender que as mesmas mereçam a atenção da Assembleia Municipal, dado que esta poderá contribuir para a sua boa resolução.
Segue-se o período “ antes da ordem do dia “ onde ambas as forças políticas representadas fazem diversas exposições sobre assuntos que não constam do plano de trabalho proposto pelo executivo à Assembleia.
Na grande maioria das vezes, é aqui que metade do tempo das Assembleias Municipais é despendido. Os assuntos trazidos à discussão neste período são livres e não obedecem ao plano de trabalho e refletem preocupações e posições sobre determinados assuntos que se pretendem esclarecer junto do executivo.
No que toca ao exercício democrático/político a Assembleia Municipal de Alpiarça apresenta características muito particulares. Nesta última sessão, voltamos a criticar determinadas posições e a frisar a promiscuidade existente entre a bancada da CDU e o Executivo, por permitirem que dois assessores do executivo estejam a ocupar os lugares de deputados municipais na Assembleia, órgão que fiscaliza a atividade do executivo. Aparentemente, estes deputados servem mais para bajular e enaltecer os feitos do executivo. Relativamente a este comportamento, temos de admitir que já estamos habituados e desenvolvemos até alguma tolerância para o facto, pois de outra forma a bancada da CDU teria pouco a dizer nas assembleias. Mas o que já ultrapassa os limites do bom senso é a forma como o secretário do Sr. Presidente, utiliza a assembleia para reportar formalmente a actividade da câmara, onde não só regista o que se fez, mas também o que se vai fazer.
Conclusão, os mesmos temas são expostos pela bancada da CDU e pelo Executivo, na qualidade do Sr. Presidente da Câmara, no mesmo formato, como se de um eco se tratasse. E nessa sequência o Presidente da Câmara usa a sua posição para fazer autênticos comícios em plena Assembleia, constatando-se que o Sr. Presidente transforma uma simples pergunta numa resposta de vinte minutos
- Haja pachorra Sr. Presidente, para cada questão colocada a sua resposta vem sempre com a cassete atrás.
E assim se passaram 5 horas na última Assembleia, em que metade do tempo foi ocupado pelos vários comícios do Sr. Presidente e pela redundância das exposições.
Gostaríamos também de, frontalmente, assumir a nossa responsabilidade no prolongamento dos trabalhos das Assembleias. De facto, temos uma equipa de trabalho que gosta de intervir, que faz o seu trabalho de casa e traz para discussão questões pertinentes. Mas ficamos naturalmente aquém do tempo de antena usado pelo Sr. Presidente da Câmara.
Segunda-feira, 24 de Setembro, estaremos novamente reunidos nos Paços do Concelho para dar continuidade aos trabalhos.
Gostaríamos de enaltecer o discernimento do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Mário Santiago, pela deliberação de não continuar os trabalhos da Assembleia neste dia, dando-lhes continuidade na segunda-feira seguinte.
Em nosso entender, a representação do Município na Assembleia Municipal é um trabalho de responsabilidade e não deve ser coagido nem aligeirado na sua forma. A continuidade da última sessão para além das duas da manhã defendida pelo executivo e respectiva bancada deixou-nos algumas preocupações sobre a vontade do executivo de discutir com a oposição alguns dos pontos mais polémicos constantes na ordem de trabalhos.

A bancada do Partido Socialista/Movimento Alpiarça é a Razão

5 comentários:

Anónimo disse...

Este comunicado do PS só prova que este modelo político está podre, e de democrático não tem nada.
Os cidadãos não participam na vida política porque estão impedidos de fazer valer a sua voz.
Políticos profissionais e sem qualquer ligação ao mundo real fazem o que querem e lhes apetece, sempre apoiados pela matilha partidária.
Da esquerda à direita, conceitos cada vez mais esbatidos e sem razão de existir, todos cercaram a sua quintinha com arame farpado e altas vedações para ninguém poder aceder à participação política.
Por isso, quando se lança a ideia da candidatura de alguém que não esteja refém de qualquer partido, os bandos juntam-se, esquecem as rivalidades e atacam o "intruso".
Tenho sérias dúvidas que a maioria dos leitores veja o filme que aqui deixo até ao fim:
http://www.youtube.com/watch?v=JGwMIlpgR2A&list=PL0995ED50AC188FE4
Tem 1h04m de duração e como não é futebol, telenovela, ou um qualquer programa cor de rosa, poucos assistirão até ao fim.
Mas os que a ele assistirem, gostaria que vissem com olhos de ver, e que comentassem no fim se os partidos políticos fazem realmente falta?
A ideia de sortear 160 lugares por cidadãos comuns (em vez das caras eleições) e por um ano, parece-me brilhante.
Não estão enfeudados a nenhuma "matilha" partidária, não fazem da política vida profissional, sendo cidadãos comuns sabem o que os seus concidadãos querem , e sabem que ao fim de um ano voltam às suas vidas de normais cidadãos.
Quando nos dizem que a democracia é o melhor dos sistemas conhecidos, admito que sim.
Agora há DEMOCRACIA em maiúsculas e aquilo que temos, que é a possibilidade de "democraticamente" sermos roubados por quem se diz democrata, mas que no fundo apenas pretende validar os roubos.
Cabe a cada cidadão individualmente mostrar que há alternativas ao regime que nos foi imposto em nome da democracia.
Os islandeses, com problemas comuns aos portugueses (roubos de bancos que pretendiam socializar) souberam resistir.

Anónimo disse...

Diz a oposição (PS) que o “Presidente da Câmara usa a sua posição para fazer autênticos comícios em plena Assembleia, constatando-se que o Sr. Presidente transforma uma simples pergunta numa resposta de vinte minutos fazendo com que a “Assembleia” estivesse a discutir durante 5 horas para que às duas da manhã ainda faltassem 10 pontos para discutir”
Isto é pura ditadura e falta de respeito pelos eleitos, sejam eles da oposição ou do partido maioritário como ainda para quem pretende assistir aos debates.
Não são comportamentos dignos de um presidente que deveria ser democrático e deveria saber respeitar os outros.
Também não há pachorra para um presidente que se “esqueceu” de estar presente ou ser representado NA ENTREGA DA “TAÇA DE CAMPEÕES” como permitir que os jogadores também não recebessem a habitual faixa que habitualmente oferecida nos momentos solenes.
Mário Pereira não deixa de continuar a desiludir quem acreditou nele onde até o respeito democrático deixou de existir.
Uso as palavras de um comentaristas deste jornal quando disse que Mário Pereira começa a ter um comportamento estranho como estranhas são as suas atitudes políticas.

Anónimo disse...

E que tal ver a outra face da realidade? Não será a oposição do PS que arranja maneira de prolongar as sessões da assembleia para que não se realizem apenas num dia para depois cada elemento ganhar outra senha de presença indo lá mais um ou dois dias? Ah pois é que toda aquela gente está lá a ganhar dinheiro e se em vez de uma fizerem duas ou três sessões ganham muito mais. Dizem que há um período de uma hora antes da ordem de trabalhos. Ok. Então porque não respeitar essa hora de intervenção? A que horas começaram a discutir a ordem de trabalhos? Acho que há coisas mal contadas nesta história.

Anónimo disse...

A oposição não está nas Assembleias pelas senhas de presença, mas também não as entrega ao partido. Numa Assembleia de 5 ou 6 horas é trabalho bem mal pago. Trabalho que exige preparação, leitura de muitos documentos, leitura de legislação. E a oposição leva as coisas a sério, não assina de cruz. Quanto ao tempo gasto, sr. comentarista, passe por lá. Seja isento e veja que se a oposição questionar o presidente durante meia hora ele leva uma hora ou mais a responder, usando sempre a cassete riscada. Depois os papagaios de serviço repetem os auto-elogios até à exaustão. Não há pachorra! Nem o presidente da assembleia os atura!

Anónimo disse...

http://alpiarca-ea-razao-ps.tumblr.com/post/32118928603/exposicao-modus-operandi