.

.

.

.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Quem disse que só Alpiarça tinha políticos plagiadores?


 Teresa Freitas, na falta de inspiração, ficou-se apenas pelos bons ofícios da igreja. Agora, plagiar uma Proposta de Lei? É obra!

 Parafraseando…”A seriedade de um político até se pode ver pela sua escrita.”
Quem disse que só Alpiarça tinha políticos plagiadores? Teresa Freitas, na falta de inspiração, ficou-se apenas pelos bons ofícios da igreja. Agora, plagiar uma Proposta de Lei? É obra!
Respigamos aqui uma notícia publicada recentemente num jornal regional:
“Margarida Netto (na foto), deputada do CDS/PP eleita pelo distrito de Santarém, assinou um artigo de opinião num jornal regional onde o texto é uma cópia quase integral da proposta de lei nº 44/XII, precisamente o documento que sustenta a polémica reforma administrativa do território.
Mais do que defender com ideias e palavras da sua autoria as intenções do governo, a deputada socorre-se quase na íntegra de frases e expressões constantes no documento que foi apresentado na Assembleia da República.
No artigo de opinião, publicado no dia 23 de Março na coluna “Correio do Parlamento”, no jornal Correio do Ribatejo, a deputada altera sensivelmente o início de alguns parágrafos, mas o corpo do texto é quase “ipsis verbis” o que se pode ler na proposta de lei.
No final, a assinatura que aparece é a sua.
A questão foi detectada pelo PS e o assunto já corre a blogosfera política do distrito.
Contactada pela Rede Regional, Margarida Netto diz ter sido “completamente apanhada de surpresa” com esta polémica, e considera que o caso se resume a um “mero aproveitamento político por parte de outro partido”.
“Recordo-me que fui lembrada quase em cima da hora para redigir o artigo, e não acho que seja plágio ou que seja assim tão grave usar frases de uma proposta de lei com a qual concordo e defendo em absoluto”, explica Margarida Netto em relação ao texto, acrescentando que não foi sua intenção tornar seu o conteúdo do documento ou enganar os seus leitores.”
Por: Xico Frade
Noticia relacionada:

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois, os fins não justificam os meios.
Teria sido pessoa integra se tivesse indicado no fim do artigo, a origem do mesmo, e assim evitaria o plágio. Simples.

Anónimo disse...

Pois, os fins não justificam os meios.
Teria sido pessoa integra se tivesse indicado no fim do artigo, a origem do mesmo, e assim evitaria o plágio. Simples.

Anónimo disse...

Parece ser resquícios dos tempos de escola.E não acontece só aos políticos. A maleita é transversal a todas as classes. Pura arte lusa do "desenrascanço". Quando as ideias próprias não surgem, há que optar pelo "copianço", quanto mais não seja, para serem admirados e distinguidos por pensamentos e olhares que nem sequer são os seus.

Anónimo disse...

Penso que vamos ter mais uma novela de Plagiato.
Teresa Freitas foi de facto cruxificada pelo "deslize" (ver link: http://visao.sapo.pt/politica-com-inspiracao-divina=f584913) e outros relacionados.
Será que esta deputada vai ter imunidade por igual "proeza" só pelo facto de desempenhar um cargo na Assembleia da Républica?

Anónimo disse...

Agora falo eu. E quem foi que disse que o Jornal Alpiarcense não é um jornal sempre em cima do acontecimento e disposto a clarificar as coisas?
Só se for algum partido político que se sinta incomodado por levar um puxão de orelhas e não tenha coragem de se defender, por qualquer motivo, no próprio local do "puxão"...

Leitor atento

Anónimo disse...

Será que o Correio do Ribatejo vai sair a terreiro para defender a sua colaboradora que cometeu o "copianço" por que, segundo a própria, concorda com a proposta de lei copiada e, até estaria já um pouco atrasada na entrega do artigo para edição do jornal?
Vamos esperar por mais desenvolvimentos sobre o caso. Nomeadamente a posição dos verdadeiros autores do projecto e do próprio Correio do Ribatejo.

F.M (Santarém)

Anónimo disse...

Como autor do comentário das 13:00H rectifico "cruxificada". Na verdade queria dizer "crucificada". Assim é que está certo e não posso ser acusado de qualquer plágio.

Anónimo disse...

A notícia do plágio feito à pressa e sem intenção levado a cabo pela Deputada do CDS/PP Margarida Netto para um jornal scalabitano, já anda por aí de mão em mão como as pombinhas da Catrina. O grupo parlamentar do CDS-PP, bem como a Comissão Política Concelhia do CDS/PP Santarém, já têm conhecimento do "copianço" mas ninguém se pronuncia, segundo é veiculado em alguns meios de informação.
Esta coisa dos e-mails, blogues e jornais online, tornam a notícia mais veloz que a própria sombra. Daí ter um efeito rápido e incontrolavelmente poderoso para o bem e para o mal.
Neste caso, os plagiadores vão pensar duas vezes antes de querer botar figura com o trabalho dos outros. Mesmo que estejam "atrasados e sem tempo".
O preço a pagar pode ser altíssimo e ainda sujeito a juros de mora e outras alcavalas que a crise impõe.
"Copianços" é que nunca mais!... - Dirão eles...ou melhor, elas.

Português.pt