.

.

.

.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mais de metade das famílias não paga IRS

 São cada vez menos os agregados que conseguem suportar uma carga fiscal sucessivamente mais pesada.
Os números da Administração Fiscal, citados na edição  do 'Correio da Manhã', mostram que, do total de famílias com rendimentos declarados em 2010, mais de 57% não pagaram o IRS. No ano anterior, tinham sido 56,8%, pelo que houve um agravamento.
A receita tem subido à custa da classe média. Do total de famílias que acertaram contas com o Fisco, 86% declararam ter um rendimento bruto inferior a 50 mil euros por ano, contribuindo com 37,2% de todo o imposto liquidado.
Já aqueles que ganhavam mais de 50 mil euros por ano representavam 14% do total das famílias que declaram IRS, contribuindo com 62,7% de todo o imposto liquidado. Entre os contribuintes com rendimentos acima de 250 mil euros por ano, a queda foi de 7,7%.
Ainda assim, os dados da Direcção-Geral do Orçamento revelam que, no ano passado, a receita de IRS cresceu 9,6% para 9,7 mil milhões de euros.
« Económico»

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho visto por aqui um ataque demolidor a tudo o que mexe em Alpiarça. Primeiro só atacavam tudo o que cheirasse a "comunista",já se perdeu a vergonha e ataca-se a ASAL, os Escuteiros e tudo o que é colectividade: Águias, Música, Dadores de Sangue etc etc, alegando que está tudo nas mãos do PCP. Mas vamos por partes: todas esta colectividades ou associações do concelho não são instituições democráticas com eleições bienais ou trienais? Os sócios não são livres de constituir listas alternativas aos corpos gerentes instalados na data das eleições? Então porque não se constituem em listas alternativas? Ah pois é: é que trabalhar à borla em prol da colectividade não está nos objectivos de muita gente que vem para a blogosfera criticar as colectividades de Alpiarça.

Não posso porém de deixar uma pergunta no ar: PORQUE ANDA TUDO TÃO CALADINHO SOBRE A FUNDAÇÃO JOSÉ RELVAS ONDE JÀ NÂO SE REALIZAM ELEIÇÕES HÁ PELO MENOS SEIS ANOS? SERÁ AQUILO UMA DITADURA DO PS OU ESTARÁ NAS MÃOS DOS VERDADEIROS HERDEIROS DE JOSÉ RELVAS?

Ah pois é mémé é que há por aí um senhor que no início dos anos 90 começou a criar um enorme PROJECTO DE PODER PESSOAL e teve Alpiraça na palma da mão durante 12 anos. Mas a TETA SECOU e foi muito melhor ir fazer turismo!

Anónimo disse...

O comentador das 19;53, deve de ser uma pessoa com uma enorme capacidade intelectual, porque lembrar que houve um senhor que fez um projecto pessoal durante 12 anos é magnifico!... Como sabe não foi pessoal mas, sempre foi um projecto de varias pessoas que que tiraram do marasmo esta vila de Alpiarça que há tantos anos precisava. Voltaram novamente ao poder mas, infelismente ainda nada fizeram de válido?...