.

.

.

.

sábado, 31 de março de 2012

Joana Serrano daria uma óptima Presidente de Câmara?


 Joana Serrano (foto) exerce actualmente o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça para o qual foi eleita democraticamente. Um mandato que lhe tem corrido de afeição já que tem feito algum trabalho que a dignifica sem ter tido necessidade de dar muito “nas vistas”.
Um “trabalho” que os alpiarcenses sabem qual como pode ser visto por todos.
 Retirada dos conflitos internos do partido que a elegeu e do qual faz parte, Joana Serrano tem sabido, como conseguido, levar a “água ao seu moinho” sem apoquentar quem tem as rédeas da concelhia salvo quando: deu uma entrevista a um semanário da região que na altura causou alguma polémica mas que não a “chamuscou no Centro de Decisões” da “Silvestre Bernardo Lima”, antes pelo contrário.
 Tem conseguido levar a efeito alguns melhoramentos e requalificações nas atribuições que lhe estão entregues por via de protocolo com a Câmara. Se mais não faz é porque o orçamento que tem de gerir não lhe permite grandes voos.
A Joana Serrano se deve a expansão do “Festival do Melão” como do “Festival de Música” do Patacão que no seu pouco tempo de existência tem vindo a ser um sucesso.
 Uma figura admirada pela maioria dos alpiarcenses por causa da sua posição e do alheamento que sabe manter quanto às disputas do partido mas que consegue dar a sua opinião em local próprio sem causar danos de maior e muito menos perder os princípios que defende para além da sua seriedade quer politica quer pessoalmente.
O cargo de “presidente” que exerce “abafa” um pouco a sua presença no exterior mas a população sabe dar-lhe o devido valor à “Presidente Joana” como é conhecida e tratada.
 Ser presidente da “Junta de Freguesia” é exercer o mandato na rectaguarda da Câmara, entidade esta que não lhe permite, como aos anteriores presidentes, ir mais longe e muito menos dar nas vistas. 
Fala-se um pouco mais de Joana quando algum evento da sua responsabilidade é levado a efeito ou a sua presença é obrigatória para outras vezes ser “criticada” por ser “ofuscada” pelos holofotes da autarquia como foi o caso da Apresentação pública do programa das comemorações “ABRIL Mês da Liberdade – Alpiarça 2012”
Tem feito trabalho meritório e realçado mas também sabe manter-se no silêncio quando as críticas não lhe são favoráveis ou podem prejudicar o PCP; o seu partido mas que acima de tudo exige a sua fidelização.
Fala quando deve falar, opina quando deve opinar e evita discussões na praça pública. “Esconde-se” no silêncio das palavras e retira-se quanto o momento não é aconselhável para contar com a sua presença.
Se lhe fosse dado mais poder e mais verbas poderíamos adiantar que muito mais podia fazer.
Das iniciativas que tem levado a efeito (já acima referidas) todas tem conseguido levar a “bom porto” sem nunca deixar de ouvir quem a elegeu.
É jovem, ambiciosa e astuta. Sabe até onde pode chegar como sabe qual o seu espaço. Se tivesse “carta branca” do seu “PCP” e se os políticos da terra apostassem na sua candidatura para presidente da Câmara muito ficaria a ganhar o partido como “esquecida” ficaria a inoperância do actual presidente da Câmara, Mário Pereira porque com quase toda a certeza que Joana Serrano nunca permitiria que o desaire que tem sido o mandato do actual executivo da CDU servisse como “tema” para discussão na Praça Pública.
O PCP ficava com a “cara lavada” e pouco se falaria naquilo que agora serve de “falatório” contra o PCP e os seus eleitos.
Talvez com a candidatura de Joana Serrano o PCP/Alpiarça contribuísse para que Mário Pereira saísse pela “porta grande” o que em contrário dificilmente acontecerá


6 comentários:

Anónimo disse...

Bom , para piada do 1º de abril tambem não esta nada mal.

Anónimo disse...

Com o 1º comentário, lá estão já os camaradas a reagir. E depois dizem que não lêem o Jornal Alpiarcense.
Até fazem comentários, quanto mais...

Anónimo disse...

Nos tempos dos frangos de aviário cultivados em 40 e poucos dias, tudo é possível.
A diferença é que entre um frango do campo e um de aviário, é a rijeza, o sabor, e a consistência da carne.
Ou noutro campo, é a diferença entre uma comida bem confeccionada e o fast-food.
Ou numa profissão artistica é entre um carpinteiro ou pedreiro que subiu todos os degraus da formação, começando por ser aprendiz ou servente, e passados 20 anos é um mestre que tudo sabe sobre o seu "metier".
Mas na verdade, e ao olhar actual, é um frango, é comida e é um pedreiro/carpinteiro.
Mas, "há que dar tempo ao tempo" como sabiamente se dizia em tempos em que a sociedade estava minimamente estruturada.

Anónimo disse...

Sr. anonimo das 19;25. Não será alguem a fazer de Camarada ( isto na sua versão, claro) para pôr camaradas contra camaradas. É que o anonimato dá para tudo.

Anónimo disse...

O anónimo 23:18, coloca em causa a capacidade da Srª. Drª. Joana Serrano como possível Candidata a presidente de Câmara, pelo facto de ser jovem!
Obviamente, por termos sido sempre governados por "excelências" com muita experiência é que o país e as Câmaras Municipais estão no bom caminho!
O conservadorismo de esquerda é igual ao da direita!
A Srª. Drª. Joana Serrano, tem todos os requisitos para ser uma candidata a presidente de Câmara, como outro jovem qualquer de igual requisitos que tenha mais de 18 anos!
Deveria ser implementada desta forma a DEMOCRACIA!

Anónimo disse...

Não meu caro, ou cara senhora.
Srª Drª", passou a ser muito comum em Portugal, como no Brasil, ou em Países de 3º mundo.
Doutores, conheço os médicos, vindo do termo anglo sáxonico Doctor e conheço aqueles licenciados que fizeram o doutoramento.
A licenciada Joana Serrano por acaso tem as mesmas habilitações e o mesmo curso que uma familiar directa.
Mas esta introdução serve apenas para lhe dizer que se era isso que pretendia realçar, dou-lhe os parabéns por ter concluído o curso, e, espero que a Srª Joana Serrano e todos os jovens licenciados consigam singrar na vida, não por ter um canudo, mas porque como pessoa é digna de apreço. É esse o maior valor!
Em segundo lugar, diria-lhe que não pessoalizei o caso.
Ser Presidente da Câmara é uma função diferente de Presidente de Junta, e o exemplo dos frangos de aviário apenas quer dizer uma coisa: falta de tarimba.
A formação é feita no dia a dia, e uma licenciatura em qualquer área ajuda a entender alguma coisa, mas não tudo.
Há experiências profissionais, ou de vida que são fundamentais.
Trabalhar num pequeno comércio (com 3 ou 4 pessoas) não é a mesma coisa que trabalhar numa multinacional com centenas, e relacionamento inter organismos.
Da mesma forma, critico que hoje em dia existam juíze(a)s com 20 e poucos anos a julgar casos complexos.
A preparação académica pode ser notável, mas há pequenas nuances que são percebidas mais facilmente por homens e mulheres analfabetos.
Não é por acaso que em quase todas as sociedades ancestrais os velhos eram considerados os mais sábios.
Diz tambem o povo que quanto mais se sobe, maior é a queda...
Ou seja, deixem a Srª Presidente da Junta seguir o seu caminho natural de evolução política.
A experiência de 4 anos de Junta é uma mais valia para 4 anos de vereadora (mesmo na oposição), e com mais 4 anos a conhecer o sistema camarário por dentro, a analisar dossiers, a entender todos os relacionamentos camarários, aí sim, pode vir a ser uma excelente presidente de câmara.
Repito, e entenda como quiser: "há que dar tempo ao tempo"