.

.

.

.

quarta-feira, 7 de março de 2012

DE UM PAI: "Só me sinto culpado pela minha geração de politicos que devassou este Pais"

O texto de Mia Couto está excelente ..diz alguém
Não sei se Mia Couto é Pai..eu sou e fui filho



A geração dos meus Pais sofreu na carne a inexistência de 'Tudo' e um 'Tudo' me quiseram dar...melhor ou pior conseguiram-no.
Estes foram alguns dos valores que me passaram . o melhor para os meus filhos -..logo quando fui Pai esse 'Tudo' eu quis passar aos meus filhos e assim pelos tempos será.
Que quereria Mia Couto que os Pais da geração por ele indicado fizessem? Passar fome como a geração anterior? Fechar as fronteiras e vivermos no isolamento? A instrução voltar aos anos 50 e 60 com mais de 70% de abandono escolar (concordo que nem só de 'Drs' podemos viver)? Termos uma mortalidade infantil como tínhamos?
Não..Mia Couto...por mais belo que seja o seu texto...sinto-me muito bem pela educação que dei aos meus filhos, só me sinto culpado pela minha geração de políticos que devassou este Pais.
Noticia relacionada
 "Um Dia Isto Tinha Que Acontecer.":
Por:  Laxto

Também pode ser lido em:
http://www.facebook.com/jornal.alpiarcense 



 





5 comentários:

Fátima Matias disse...

Fátima Matias: e assim será
(Da nossa página do Facebook)

Fátima Carloto disse...

Fátima Carloto: gosta
(Facebook: http://www.facebook.com/jornal.alpiarcense)

Anónimo disse...

Parece que não entendeu a mensagem do Mia Couto...
Evidentemente que toda a gente procura o melhor para os filhos.
Só que o facilitismo e dar tudo numa bandeja pode não ser o melhor.
O Mundo está aí e os nossos filhos têm de se integrar nele sem a asa protectora dos "pai/mães galinhas"
O que os pais devem dar é educação, alimentação, moral, respeito pelo próximo, em resumo: VALORES.
O que tem acontecido é "comprar" a ausência dos pais e da família, pelas mais variadas razões, com facilitismo, bens materiais e desculpabilização.
Os velhos pais eram exigentes não porque gostassem menos dos filhos, mas porque queriam mostrar-lhes o mundo real.
Hoje a "culpa" é do professor, é da sociedade, é da GNR e PSP, é de mil culpados menos dos nossos filhos.
Tal como os passarinhos, que morrem a defender os filhotes, chega uma altura que têm de ser corridos do ninho.
É esse empurrão que tem faltado.

Anónimo disse...

A chuva que irriga os centros de poder imperialista afogas os vastos subúrbios do sistema. Do mesmo modo, e simetricamente, o bem-estar de nossas classes dominantes – dominantes para dentro, dominadas para fora – é a maldição de nossas multidões, condenadas a uma vida de bestas de carga.
~ Frase de Eduardo Galeano

Latxo disse...

Anónimo das 22:53
Acho que entendi, pese embora a minha dificuldade de interpretar textos, e bem o texto de Mia Couto...talvez me tenha faltado acrescentar que na altura dos anos 50 e 60, já os Pais deixavam 'à Escola' o que eles não tinham tempo para fazer, pois trabalhavam de sol a sol ( pelo menos os meus assim o faziam), deixando aos professores a tarefa da severa educação por eles ' ordeiramente aceite' quando não a reforçavam à noite.
Os VALORES a que se refere, por mim, acho que cada individuo os adquire ou não independentemente da maneira que os recebe...no meu tempo provavelmente os meus PAIS pagavam a sua 'ausência' com os incentivos possiveis na altura...uma ida ao cinema...uma semanada com mais uns escudos e em Alpiarça acima de tudo ' ter igual ou mais que o meu vizinho' nem que para isso voltassem a passar fome
Por mim...tenho filhos com idade de terem filhos...mas se quiserem voltar ao ninho...ele lá está na mesma arvore e no mesmo ramo...e...continuo de asas abertas para os acolher.
Um fraterno abraço