No dia 23 de março, realizar-se-á o evento final do projeto Entra em Acção pela Igualdade, Contra a Violência no Namoro na Escola EB 2,3/S da Chamusca, de manhã, e na Escola Secundária Sá da Bandeira em Santarém, à tarde.
Este é um projeto que teve início em março de 2010 e que envolveu centenas de jovens da Lezíria do Tejo em inúmeras iniciativas. Realizaram-se ações de sensibilização nas quais um grupo de jovens foi aprendente e outro co-animador; foram elaborados e distribuídos materiais de sensibilização em diferentes formatos (manifesto, cadernos, marcadores de livros, filme, etc.); preparou-se uma exposição de telas contra a violência no namoro, entre muitas outras atividades.
Durante o evento final, os jovens terão oportunidade de manifestar as suas posições sobre a violência no namoro através de várias expressões artísticas. Na Escola EB 2,3/S da Chamusca poderão participar em workshops de hip hop, cinema, grafíti, contos e movimento.
Na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, será inaugurada a exposição “12 Telas Contra a Violência no Namoro” que resulta de um processo que envolveu todos os alunos e alunas das turmas dos 8ºs e 9ºs anos daquela Escola.
Durante os dois anos em que decorreu, o Entra em Acção, financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, teve como objetivo o aprofundamento da consciência crítica dos/as jovens, relativamente às desigualdades entre homens e mulheres e à violência nas relações de intimidade, e a mobilização dos mesmos para a sensibilização dos seus pares e das suas comunidades em relação a essas temáticas. Para o Graal, associação promotora do projeto, o balanço é muito positivo. O número de jovens que participou no projeto, e o empenho com que o fizeram, superou largamente as expectativas.
Sem comentários:
Enviar um comentário