.

.

.

.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mais de 250 cicloperegrinos rumam a Fátima

A 8.ª Cicloperegrinação Algarve-Fátima parte de Albufeira este sábado, 9 de Outubro, rumo ao santuário, numa viagem de quatro dias, com 260 ciclistas a percorrer 424 quilómetros.
O evento, organizado pela Associação de Ciclismo do Algarve e com o apoio da autarquia de Albufeira, foi apresentado segunda-feira, nos paços do concelho desta última. A prova decorre até 13 de Outubro e é composta por quatro etapas, num total de 424 quilómetros que ligam Albufeira ao santuário de Fátima.
As inscrições excederam as expectativas inicialmente previstas. “Este ano batemos o recorde de inscrições com 310 participantes, 260 ciclistas e 50 acompanhantes”, salientou o vice-presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, Bernardino Caliço.
A dimensão do evento tem aumentado de ano para ano, o que acarreta medidas de segurança mais restritas. “A caravana da cicloperegrinação estende-se ao longo de um quilómetro, o que nos obriga a adoptar determinados procedimentos para evitar problemas.
Ao longo de oito anos, não temos registo de qualquer acidente de relevo”, destacou o major Vítor Calado, responsável pela segurança da prova. O município de Albufeira tem-se associado à iniciativa desde a 2.ª edição, figurando como local de partida da cicloperegrinação algarvia. “Continuaremos a estar disponíveis para apoiar este evento de cariz desportivo e religioso”, referiu o autarca Desidério Silva.
A cerimónia de partida da cicloperegrinação será no próximo sábado, 9, pelas 10:00 horas, no Largo dos Paços do Município.
Os participantes seguem até Aljustrel (130 km) no primeiro dia. Segue-se o percurso Aljustrel–Montemor-o-Novo, no dia 10 (em 139 km). Daí, os peregrinos viajam, a 11, para Alpiarça (85 km). A viagem termina no dia 12, com a etapa Alpiarça -Fátima (70 km), onde os cicloperegrinos irão integrar as cerimónias religiosas que se prolongam até dia 13.
«Região Sul»

Sem comentários: