.

.

.

.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Deputado do CDS reúne com Sumol + Compal

O Deputado do CDS-PP Filipe Lobo d’ Ávila, eleito pelo círculo eleitoral de Santarém, esteve hoje reunido com a Administração da Sumol + Compal para trocar impressões e avaliar o impacto do Orçamento do Estado para 2011 no sector de actividade e, em particular, na empresa.
Como é do conhecimento público, a Sumol + Compal é líder do mercado de refrigerantes, sumos e néctares, emprega actualmente mais de 1400 trabalhadores distribuídas por 13 centros produtivos do País, com especial destaque para o centro produtivo de Almeirim. Para além disso, esta empresa tem assumido como estratégia prioritária uma forte incorporação de matéria prima de fruta portuguesa, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da agricultura portuguesa.
As mudanças previstas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2011 em matéria de IVA, os impactos directos no modelo de negócio da empresa, nos seus centros produtivos e nos seus recursos humanos, a perda de competitividade face ao mercado espanhol e o enfraquecimento de uma empresa de bandeira portuguesa foram alguns dos aspectos abordados na reunião com o Administrador Executivo Duarte Pinto.
O aumento do desemprego no círculo eleitoral de Santarém, a par do aumento de insolvências registado em 2010, tem suscitado enormes preocupações do CDS quanto ao impacto futuro deste Orçamento e destas medidas de austeridade no ano de 2011. Seja na economia do País, seja na Economia do Distrito de Santarém.
No caso concreto da Sumol+Compal é, obviamente, o interesse nacional que está em causa.
O aumento cego do IVA, sem qualquer correspondência com os nossos países vizinhos e com quem Portugal compete directamente, pode vir acentuar estas dificuldades e, neste caso, pode vir inclusivamente a por em causa o actual modelo de negócio da Sumol + Compal com repercussões muito negativas em termos de competitividade do País e do emprego.
É tema que deve preocupar todos os Partidos e preocupa, em particular, o deputado do CDS eleito pelo círculo eleitoral de Santarém.
Por: Margarida Netto (Presidente da Distrital de Santarém do CDS e colaboradora desta jornal)