.

.

.

.

domingo, 4 de outubro de 2009

Alpiarça poderá vir a ter o seu “Museu da Luta Antifascista”

Com a requalificação do antigo edifício da Câmara, onde se encontra actualmente o Posto da GNR, existe a preocupação por parte da autarquia para a salvaguarda do património alpiarcense.
Este edifício está ligado directamente à história de luta antifascista do povo de Alpiarça, pois nele se encontram os calabouços que eram destinados aos dissidentes do regime.
Uma ideia que tem vindo a ser trabalhada com a ajuda do Comandante da GNR e cujo resultados tem sido positivos.
Esta proposta foi também apresentada ao Secretário de Estado da Administração Interna que recebeu a ideia com bastante receptividade. Mesmo não havendo confirmações para com o projecto apresentado pela Câmara, a «necessidade desta requalificação há muito que é sentida, tendo sido equacionadas várias soluções que as conjunturas ao longo dos anos não permitiram concretizar» mas a ser possível será elaborado um protocolo com a Administração Interna para que Alpiarça possa ter o seu “Museu da Luta Antifascista"

1 comentário:

Ricardo Vaz disse...

Espero que o Jornal Alpiarcense tenha razão nesta notícia e que se concretize esse espaço. No Blogue Rotundas e Encruzilhadas já defendi varias vezes essa ideia e é lamentável que as pessoas vão morrendo e se percam histórias formidáveis e documentos da clandestinidade. Em Alpiarça mesmo os que não são nem nunca foram comunistas só devem é ter orgulho dos Abaladas, dos Álvaros, dos Leocádios, dos Galizas e de tantos outros que pagaram nas prisões e na clandestinidade a luta por ideias democráticos contra a ditadura fascista de 48 anos de obscurantismo e falta de liberdade e dos mais elementares direitos humanos.