.

.

.

.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A verdade acima de tudo

Caro Administrador do JA:
Considero que este jornal/blog tem prestado um serviço muito positivo aos alpiarcenses, proporcionando informação em tempo real, possibilitando a livre troca de ideias e o debate (o possível) de ideias.
Para além da salvaguarda do bom nome de cada um, da liberdade de opinião e da igualdade de tratamento, há ainda um outro aspecto que considero essencial ao funcionamento de um órgão de comunicação como este: o respeito pela verdade.
Serve isto a propósito de uns artigos publicados (1 deles assinado por J. Pires) sobre o sentido de votação dos vereadores da CDU relativamente a processos de contra-ordenação levantados e objecto de deliberação na CMA.
Levantaram uma MENTIRA e reproduzem-na. É uma mentira que não resiste à prova simples que é consultar as actas das reuniões da Câmara. Convido-o, porque é uma pessoa de bem, a fazê-lo.
Os mentirosos obrigam-nos, por vezes, a um trabalho suplementar; e, a mim, obrigaram-me a andar à procura do sentido das deliberações nas actas da Câmara. Como não pude ler todas as actas (porque são muitas, e mesmo um mentiroso não me vai obrigar a tal), e porque encontrei vários exemplos que servem de prova ao que vou dizer, posso então afirmar:os vereadores da CDU, embora por vezes tenham levantado questões em relação às razões dos processos ou ao valor das coimas, normalmente VOTARAM no mesmo sentido dos do PS, ou seja, os processos eram decididos por UNANIMIDADE.
Até por respeito para com os funcionários que instruíam os processos e que conheciam os factos). Assim, nas actas das reuniões da CMA de 2 de Março de 2007 (pág. 3 e 4), 16 de Março de 2007 (pág. 6) e 30 de Março de 2007 (pág. 4 e 5), foram votados 18 relatórios finais de processos de contra-ordenação que tiveram a seguinte deliberação: "DELIBERADO POR UNANIMIDADE CONCORDAR COM O REFERIDO PROCESSO E DAR ANDAMENTO AO PROCESSO DE ACORDO COM A LEI VIGENTE".
De certeza que isto aparece em muitas mais actas que não li. Também sei (não consegui encontrar a acta para citar com exactidão) que, depois de a CÂMARA COMEÇAR A DESPEJAR ENTULHO NO MALAGUEIRO DO PATACÃO DE BAIXO, os vereadores da CDU começaram a ABSTER-SE nestas votações, não pelos relatórios em si, mas por uma posição de princípio: a CÂMARA NÃO TERIA AUTORIDADE MORAL PARA APLICAR COIMAS SE ELA PRÓPRIA NÃO CUMPRIA AS REGRAS e enviava lixo para uma zona ambientalmente protegida.
Esta é a verdade.
Quanto ao Sr. Administrador, apenas lhe peço que proteja os leitores deste blog da mentira e procure, nestas matérias, confirmar alguns dos dados que são lançados. Neste momento, há quem lance mão de todos os meios para atingir os seus objectivos; ou para que outros (mesmo que não tenham responsabilidade por estas atoardas) atinjam os seus.
O Sr. Administrador tem aqui um papel fundamental em democracia, e sei que estará à altura dele.

Um apoiante da CDU
NR: Informamos o caro leitor que vamos tomar em atenção o exposto e a sua sugestão para que não possa haver acusações sem fundamento no futuro.

5 comentários:

Anónimo disse...

A Câmara se não respeitou o ambiente certamente que foi ou será penalizada com uma coima pela entidade competente, uma vez que foi apresentada a respectiva queixa. E depois, os senhores vereadores da CDU, como se quiseram sobrepor ao Ministério do ambiente fizeram uma birra e solidariezaram-se com os prevaricadores, não foi? Belo exemplo...Apresentem mais destes!

Anónimo disse...

Aqui está uma opinião de um anónimo que eu posso com consciência assinar por baixo e também sou apoiante da CDU á muitos anos. A verdade deve estar realmente acima de tudo. Mas não é a verdade deste apoiante da CDU que se esganiça todo e afinal conforme vão explicando as coisas até fazem sentido sim senhor.
Ainda bem que aparece por aqui alguém que nos abre os olhos. Depois ainda lhe chamam reacionários ou coisa do género. Tenham dó e não digam disparates.Aceitem a verdade e descutam-na em vez de a esconder.

José Manuel Gaudêncio

Anónimo disse...

Agora só falta dizer que foi a Vereação da CDU que foi despejar o entulho no Malagueiro.

Acho que está na altura desses senhores socialistas verem novamente o video
http://tinyurl.com/nph9tw

Não tiveram a coragem de criticar o despejo de entulho em zona protegida, por ordem do Executivo PS e agora vêm criticar a CDU por estes de terem abstido numa votação relativa à aplicação de coimas.

E porque não votar pela aplicação de coimas pessoais ao Executivo PS? Não foram eles que mandaram a camioneta ir lá despejar o entulho juntamente com actas da Camara e boletins de voto ?

Se calhar queriam que as multas fossem só para uns (dono do terreno) e ilibarem o Executivo como se a camioneta tivesse sido roubada pelo dono do terreno para ir lá despejar o entulho.

É preciso descaramento.

Anónimo disse...

O que está aqui em causa neste caso é a razão porque os vereadores da CDU mudaram o seu sentido de voto. Porque os vereadores da CDU sempre votaram favoravelmente, ate determinada altura os relatorios para aplicação das contra-ordenações.Depois de a camara ter prevaricado contra uma lei que foi feita pela propria camara, alteraram o sentido de voto para a abstenção, como protesto por a camara não estar a cumprir a lei e exigir que os outros a cumprissem. O que nunca devia ter acontecido era que a camara desse este mau exemplo.Se a CDU estivesse no poder esta situação não aconteceria. Não se podem praticar estes crimes ambientais e deitar fora documentos importantes da camara. Até boletims de voto ali foram encontrados e que deviam ter sido destruidos ou devolvidos ao juiz do tribunal de santarem. A abstenção dos vereadores da CDU foi tão só uma forma de protesto por esta situação. Nunca esteve em causa a punição dos prevaricadores nem nunca houve votos contra nos relatorios aprentados. A lei deve ser aplicada . A todos. Os municipes continuaram e continuarão a pagar as suas multas. A Camara já pagou alguma pelo crime ambiental que cometeu no malagueiro do patacão? Afinal quem esté do lado dos prevaricadores?

Anónimo disse...

Há que explicar e repetir até, se necessário, para todos aqueles que não entenderam (caso do apoiante da CDU) que o que está aqui em causa não é de modo algum qualquer ataque a esta força política. Não é de modo algum um ataque aos seus representantes, por quem temos as melhores relações de cordialidade.
O que está aqui em discussão é perceber a causa e o efeito de uma tomada de posição já sobejamente conhecida e que os seus responsáveis não querem sequer tocar.
E a VERDADE está aqui. Não vale a pena fugir ao assunto com evasivas e desculpas esfarrapadas. Com apelos ao coração dos responsáveis pelos meios de comunicação onde o tema está a ser ventilado.
O acto em si, para além de "abstenção" tem um nome e tem naturalmente responsáveis com visibilidade pública que têm a obrigação de se pronunciar.
Que nos desculpem mas, chamaremos as coisas pelos nomes, com todo o respeito. Elogiaremos tudo o que houver para elogiar e seja do nosso conhecimento. Denunciaremos tudo o que houver para denunciar com base de sustentação credível.
E já agora, por favor, não nos peçam para nos calarmos.

Zé Munícipe