.

.

.

.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Deco apresenta queixa contra lei que está prestes a ser alterada

 A Deco apresentou uma queixa  ao Provedor de Justiça contra as “penalizações excessivas” associadas ao não pagamento de portagens nas antigas SCUT.  A associação de defesa do consumidor pediu a José de Faria Costa para analisar a lei em vigor e considerar o seu envio para o Tribunal Constitucional. Em declarações à agência Lusa, Carla Varela, jurista da Deco, explicou que o objectivo é que o Tribunal Constitucional analise as normas constantes na lei em vigor (25/2006), “onde está previsto todo o processo contraordenacional e as coimas e aferir a eventual inconstitucionalidade ou não de algumas destas normas”.
“A lei está elaborada de uma tal maneira que o próprio processo contraordenacional e as coimas, as taxas e as custas administrativas que lhes estão inerentes vão agravar muito a situação do utilizador quando não procede ao pagamento”, disse Carla Varela.
A Deco recebeu 1.445 queixas entre Janeiro de 2013 e Agosto de 2014 referentes a esta situação. O valor desproporcional das multas face ao valor das portagens motivou projectos de lei por parte dos grupos parlamentares, que serão discutidos amanhã noParlamento. A proposta da maioria PSD/CDS prevê um perdão das multas atribuídas até final de 2014 e um novo regime de multas para vigorar assim que a lei entre em vigor, que passa por agrupar num único processo várias infracções cometidas num só dia. A proposta da coligação tem aprovação garantida.
«DE»

Sem comentários: