.

.

.

.

domingo, 21 de julho de 2013

UMA “FOFA” MANOBRA DE DIVERSÃO…


Na minha opinião, o autor do comentário agarra claramente num pormenor acessório do meu texto para tentar desviar dos assuntos principais a atenção dos leitores… Recordemos que o anónimo escreveu “nunca tinha ouvido falar do FOFA, e sinceramente não comentei nada porque há coisas que não vale a pena comentar”. Então, se não vale a pena, porque comentou? Pela razão acima indicada, digo eu!
E que assuntos são esses que o autor pretende desviar da discussão?: 
1 - O candidato Cunha lançou uma campanha publicitária pretendendo criar uma grande expetativa (e já que gosta tanto de termos anglo-saxónicos, chama-se “teaser” a esta técnica de marketing) em relação ao seu programa eleitoral. Lindas e trabalhadas fotografias, frases publicitárias do “outro mundo” (“O programa que vai destacar Alpiarça no mapa de Portugal e quiçá do Mundo!), etc. 
2 - Chegada a altura, o que acabámos por ver? Um bonito embrulho gráfico, polvilhado de fotografias publicitárias “ideais” enquadradas por um palavreado tecnocrático e pretensioso, cujo sumo nada mais é do que “uma compilação e colagem de medidas já propostas por outras organizações partidárias ou que estão ou já estiveram em execução no concelho e que se pretendem melhorar ou desenvolver, a que se acrescentaram 2 ou 3 ideias onde não se percebe bem como podem ser realizadas.” A montanha pariu um rato, como alguém já aqui escreveu…
3 – O esclarecimento sobre o suporte financeiro para a concretização de algumas promessas como, por exemplo, os Centros de Dia no Frade de Baixo e no Frade de Cima, a oferta de manuais escolares e kits aos alunos do 1º e 2ºciclos”, o cheque local sénior, o cheque local de apoio à natalidade, etc… 
4 – Ou justificar algumas propostas como, por exemplo, promover o ensino de “novos idiomas” como o mandarim e o espanhol… Esperem lá, o espanhol já é ensinado em Alpiarça, mas o mandarim…
Mas, voltando “ao pormenor acessório” que é o centro do comentário do anónimo e onde está escrito “ ao que verifiquei ninguém dentro do TPA ninguém fez qualquer comentário depreciativo relativamente ao FOFA”… Ora, o defensor do programa eleitoral TPA escreveu , “porque cais nesse ridículo de escrever FOFA, coisa que não entendes de todo.” Se, para si, isto é um elogio, então percebo agora o entusiasmo eleitoral da candidatura TPA !!! Já para não falar na “inteligência e esperteza, coisa que abandonou à nascença” e “é muito natural que não entenda algumas medidas, pedirei ao TPA que lhe possa fazer um desenho ilustrado e legendado.” Gostei, particularmente, do “desenho ilustrado”…
Entretanto, não tenho culpa que nunca tenha ouvido falar em FOFA e por isso, deve reclamar junto dos seus professores e solicitar a devolução das propinas… O que lhe posso dizer é que aprendi o acrónimo FOFA em Portugal, com uma professora portuguesa… Por outro lado, eu expliquei no meu texto que “defendo a utilização de termos ou acrónimos portugueses quando existem e são necessários”…Deixo ao critério dos leitores: se a análise em questão pretende identificar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, escolham o melhor acrónimo entre FOFA e SWOT…
Para terminar, refiro que não desvalorizei o trabalho que tiveram a fazer a compilação, a colagem e o bonito embrulho. Por isso, terminei escrevendo “Mas não deixa de ser um programa eleitoral com algum potencial…” As compilações têm sempre valor e não é preciso “inventar a roda”. Assim saibam assumir os erros e depurar o programa do pretensiosismo publicitário e da vã promessa...


Ípsilon

3 comentários:

Anónimo disse...

Toma e embrulha outra vez TPA que pensa que é mais esperto que os outros alpiarcenses.
Aliás, eles estão convencidos da sua superioridade intelectual. Mas por este post e outros se vê quem é que sabe.
Mais vale desistirem de exprimir argumentos com o ipsilon, que ele não dá hipótese. Têm que comer muito pão de milho...

Anónimo disse...

A propósito...há muito tempo que não vemos por aqui o Repórter Y. Será que com esta crise resolveu também emigrar?

Anónimo disse...

Esta discussão interessa tanto como a Casa dos Segredos...
O melhor seria fornecerem os mails e manterem esse debate em privado.
Penso que haverá assuntos muito mais importantes a debater que o FOFA, o SWOT ou o sexo dos gambuzinos.
O candidato do TPA disponibilizou-se para debater os problemas locais e a resposta até ao momento foi "NIM" (outra expressão para discutir em mais 10 artigos).
Isso é que interessa ao povo.
Discutir assuntos sérios e importantes para a vida da população.
Ninguém dá de comer "SWOT" aos filhos, nem os veste com "FOFA".
No meu entender, e não fazendo parte de qualquer candidatura, os debates entre candidatos seriam o ideal para fazer as perguntas que o "Ípsilon" coloca em relação a suporte financeiro e a muitos outros pontos.
Seria até interessante que cada ponto dos P.E. fosse escalpelizado para não serem simples promessas.
Não só o do TPA, como do PS/MAR e o da CDU quando sair.
Interessaria saber como pensam levar as promessas à prática, mas também porque, no caso do actual executivo, não cumpriram o que prometeram há quatro anos.
A mim, a história da dívida herdada pelo PS nunca me convenceu, nem convence.
Ela existiu, e existe, mas quando elaboraram o programa eleitoral os vereadores CDU, um deles actualmente presidente da câmara, conheciam a situação financeira do município.
Admito que possa haver outras razões que desconheço e nada como esclarecer e provar que estou enganado.
Enquanto isso não acontecer, slogans e frases feitas são simples palavras. E, palavras, leva-as o vento...