.

.

.

.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O dinheiro público

Ao Manuel do Ó (seja lá quem for): precisamente pelo facto de a CM Alpiarça estar numa situação difícil no capítulo financeiro é necessário ter gente credível. 
Publiquei, via facebook uma ligação (http://www.e-financas.gov.pt/de/pubdiv/pdf/listaFS2.pdf). Peço-lhe que dê uma olhadela, por favor. Eu não quero saber se é o partido A, B ou C. O que me interessa são as pessoas que constituem as listas e, principalmente, os candidatos em si. 
Que credibilidade têm? 
Que competências?
 Essa é a verdadeira questão.
 No que diz respeito à situação do país em si, é precisamente por não haver controlo nem rigor que estamos (todos) na situação que estamos.
 Se usássemos o sistema da Islândia, talvez as coisas já estivessem resolvidas (para quem não sabe, na Islândia os políticos foram julgados e condenados). 
É isso que nos faz falta. 
Quer ao nível pessoal, quer empresarial e, em particular, ao nível institucional (quer seja ao nível de uma CM pequena como Alpiarça, quer seja numa empresa pública ou no governo). Tratam-se de dinheiros públicos, pelo que terão de ser responsabilizados por tal. Caso tal acontecesse, talvez (não garanto) não se estivesse numa situação destas. 
Termino dizendo que   José Carvalho é mesmo o meu nome.
 Não me escondo atrás de pseudónimos. 
O seu, não sei
Noticia relacionada:
  "Por este País fora existem municípios com dívidas ...":

9 comentários:

Anónimo disse...

Na página 36 do documento desse link está lá um nome que eu conheço...

Anónimo disse...

Nem sequer é preciso ir ver essa lista de devedores, que os alpiarcenses sabem bem quem é que deve tudo a toda a gente. Quem tem dúvidas, é ver na página 36 para confirmar.

Anónimo disse...

Há um aspecto que eu já referi há meses e que agora com esta lista de devedores ao fisco, se comprova. Um candidato a presidente da câmara não pode ter dívidas ao fisco, senão como assina cheques? É impossível. Ainda vamos ver muito boa gente a arrepender-se profundamente de ingenuamente terem confiado em raposas velhas e agora estarem aliados a candidatos que nem sequer podem concorrer. Tenho pena é das pessoas honestas que foram levadas para isto. Mas ainda podem sair enquanto há tempo.

Anónimo disse...

Espero que o comentário anterior seja publicado. É limpinho, não menciona ninguém, a lista dos devedores é pública.

Anónimo disse...

Boa noite,
Permitam-me escrever neste espaço informativo, para vos contar a minha incredulidade e revolta pela forma como o partido comunista está a atuar na nossa terra.
Conheço muitas pessoas da minha terra e muitos delas lembro-me de os ver a brincar na escola e alguns deles até brincava com eles. O Jorge Atela é uma dessas pessoas.
Se há pessoa que goste de Alpiarça, é o Jorge Atela. É uma pessoa sincera, amigo do seu amigo, com muitos amigos e ninguém tem nada a apontar-lhe e se tiver desafio essa pessoa a escrever aqui o quê e assinar por baixo – sim, porque dizer mal no anonimato além de cobardia é nojento.
Existe um blog que é escrito pelo PCP de Alpiarça, e aquilo que vi lá escrito hoje é tão nojento, tão cobarde, tão indecente, que escrito por um anónimo, como tantos outros que vêm aqui dizer mal deste ou daquele, só dá vontade entrar pelo edifício do partido adentro e ir ter com esse homem que nem é de cá e que toda a gente o chama de controleiro ou ir ter com o Presidente da Câmara {se ele mandar alguma coisa} perguntar-lhes que moral têm eles para permitir que gente anonima com um nome idiota de {Lurdes Patracola} vá para o blog do partido dizer mal deste ou daquele.
Chamar bufo, cobarde, rachado, falta de ética e caráter a alguém que todos conhecemos e que sabemos que não é nada disso e sendo escrito por um anónimo do PCP dá vontade de dizer a esta gentinha que se diz comunista que vão embora para a vossa terra dizerem mal da vossa família e que na nossa terra não somos da vossa laia.
Quando o Octávio ou o Mário Pereira chegarem aos calcanhares de pessoas como o Jorge Atela e gostaram 10% de Alpiarça como ele, então talvez possam abrir a boca, mas desde que assinem por baixo, porque se são responsáveis pelo PCP em Alpiarça, são responsáveis pelos escritos do blog do PCP. Tenham vergonha dos vossos atos e façam a única coisa que neste momento era digno de fazerem que era retirarem imediatamente as ofensas cobardemente escritas de forma anónima.
Só não assino porque não estou também para ver o meu nome enxovalhado por estes pseudo comunistas cobardes, pelas Lurdes da Patracola e afins.

Anónimo disse...

11:19 bem dito. subscrevo!

Anónimo disse...

11:19, concordo com tudo o que escreves. Mas penso que mais grave que tudo isto, é saber que são estas as pessoas que dirigem e governam a nossa terra neste momento.

Talvez isto possa mudar lá para o fim do ano, porque as mentalidades desta gente é impossível. São muitos anos de aprendizagem e lavagem de cérebro.

Anónimo disse...

Sr. José Carvalho,
Concordo com a maioria das coisas que diz, nomeadamente o respeito pelo erário público e a defesa de posições como a que os islandeses tiveram.
Os islandeses, povo dos mais instruídos do mundo, soube o que queria sem precisar de partidos nem de iluminados.
Sou um partidário absoluto das sociais democracias nórdicas onde existe respeito por quem investe, mas também por quem trabalha por conta de outrem, e particularmente pelo erário público.
Em relação ao seu comentário iniciado ontem, e acrescentado hoje, não me surpreendeu.
Mas tal como lhe disse ontem, não é por alguém ter tido em tempos problemas na sua vida empresarial privada, ou privada, que os transporta para a gestão pública.
Entre os municípios com um maior diferimento de prazos de pagamento encontram-se os municípios do Barreiro e do Seixal, geridos por presidentes CDU e com pagamentos a fornecedores perto dos 2 anos(!?!).
Outro, até bem perto de nós e pessoa por quem a população tem grande consideração.
Nenhum foi responsabilizado, e o povo continuou a dar-lhes o voto.
O único município que paga a pronto pagamento, ZERO DIAS, é o da Anadia, gerido com maioria absoluta pelo PSD.
Este exemplo para dizer o quê?
Que neste mundo não há anjinhos e diabos, nem há pessoas ou partidos com as qualidades todas, e outras só com efeitos.
Os presidentes de câmara dos municípios mal geridos, o mais certo é não constarem em nenhuma das bases de dados referidas, mas o que é certo é que apesar de não constarem das mesmas as evidências de má gestão e desrespeito pelos dinheiros públicos aí estão.
Quantas pessoas conhecemos que nos anos 80 e 90, sem apoios à agricultura, com taxas de juro bancário na ordem dos 25% (ou mais) e com a pouca maturidade das idades na casa dos "vinte e tais", enrolaram toda a sua vida?
Lembro-me de ver páginas e páginas de anúncios de execuções judiciais e fiscais pendentes sobre agricultores.
A diferença é que as más gestões de dinheiros públicos não constam nas bases de dados do Banco de Portugal ou das Finanças.
Se assim fosse, 70 ou 80% dos nossos políticos estariam decerto em escalões muito mais elevados do que aquele que referiu.
Alguns estariam em listagens Y ou Z...
Um presidente de câmara tem de prestar contas no nosso caso a outras quatro pessoas, algumas delas inevitavelmente da oposição. Não pode aprovar nada sem ser por maioria, nem por debaixo da mesa. Depois, ainda terá que prestar contas a uma Assembleia Municipal.
A equipa candidata tem uma maioria de pessoas que já deram provas da sua independência e da capacidade de dizer não.
A gestão financeira é normalmente delegada num licenciado na área, e não é o presidente que põe e dispõe.
Tenho muito mais medo de maiorias absolutas em que se aprovam as coisas só por simples obediência partidária, sem questionar e sem analisar profundamente algumas decisões e prioridades. Mas isso aceitamos como bom. Não é?

Cumprimentos
Manuel do Ó

Anónimo disse...

Por causa de gente QUE SE DIZ comunista é que existem os anti-comunistas.
Os verdadeiros comunistas são respeitados e sabem respeitar toda a gente.
Os verdadeiros comunistas que actualmente lá estão ficam a saber o que os espera um dia que pensem ter ideias próprias e resolvam sair.