Para quem esteve no "Diálogo do dia do Concelho" ficou claro o que querem para Alpiarça_ uma terra longiqua do desenvolvimento que todos ambicionam. Pretendem para Alpiarça uma terra de "outrora" , uma terra tacanha, com moinhos, com poços, ruas de terra batida, onde os senhores feudais que são de Alpiarça, mas que vivem em Lisboa, vêm passar o fim de semana a Alpiarça, à sua terra amada, calma, pacata, com casas térreas e eventualmente retretes, para os que cá vivem e trabalham, porque não? Onde hajam flores e campos, com muitas árvores, onde lhes seja feita vassalagem como grandes senhores e até podem ser fascistas,mas em Alpiarça até vêm os outros como iguais, porque não? Para ficarem bem vistos! Claro! è que assim são amigos do povo. Defensores dos trabalhadores!
Como alguém já aqui disse, onde estava o simples trabalhador nesse diálogo? Uma vergonha!! quem organizou este diálogo?? Foi a Câmara?? Porque não identificam quem organiza e participa nas diferentes atividades? Têm vergonha? ou é para enganar? Já o ano passado num teatro que houve na SFA1ª Dezembro, dedicado aos jovens, foi uma vergonha!? São estes os grandes valores que defendem??
Onde estão as festas de Abril? Os Iguais? Os democratas? Tenham vergonha!
A Liberdade não têm Mês! é para sempre! É no dia a dia! É na relação com o outro, pobre ou rico, fraco ou forte, feio ou bonito.
Por isso estamos como estamos. Para quê fazer obra? Alpiarça não se pode desenvolver, se possível deve voltar aos tempos do "antigamente". Já repararam como são saudosistas?! Para eles os Alpiarcenses não se podem desenvolver para poderem facilmente ser pisados e mostrarem um grande sorriso como os bobos da corte. O desenvolvimento, esse deve existir nas grandes cidades, como Lisboa! Para quê fábricas? Para quê Indústrias? Há que trabalhar a terra de sol a sol! Como diz o Sr. Presidente há que fazer opções políticas e aqui estão elas.
É aqui em Alpiarça que nos sentimos ameaçados, pelos nossos direitos e é contra estas lógicas que temos que lutar. Viva a Liberdade e a igualdade. Somos todos iguais.
De um leitor indignado
4 comentários:
É com alguma curiosidade que aguardamos pela publicação das fotografias do referido evento, ou do vídeo no site da Câmara Municipal.Para dessa forma podermos ver quem foi os membros e oradores do
referido debate sobre Alpiarça.
Esperava que esta gente quisesse a evolução de mentalidades e a modernidade?
Em países onde os cidadãos têm um bom nível cultural, nomeadamente nos países nórdicos, a expressão dos partidos comunistas é residual.
Mesmo em países com regime capitalista, as pessoas podem ser contra a política governamental, mas sabem que o caminho não é sair de uma ditadura e entrar noutra de sinal contrário.
Tal como a direita mais retrograda, os comunistas vivem de promessas e de sonhos à população mais atrasada.
Quando as mentalidades evoluem, e começam a questionar alguns dogmas, dá-se o desencanto e o afastamento.
Há muito que vejo inúmeras semelhanças entre os Partidos Comunistas e a Igreja Católica.
No topo da pirâmide gente bem informada, beneficiando de privilégios imensos, mestres na manipulação de massas.
Na base da pirâmide, uma tropa de gente acrítica, que nada questiona, e que cegamente segue os seus líderes.
Quando questionam internamente, tomam-se medidas severas, nomeadamente a expulsão.
As duas religiões têm em comum procurar que a população não evolua culturalmente, e a imposição de um ódio cego a quem deles discorda.
É claro que o leitor indignado não esteve no debate. Devem-lhe ter contado umas coisas e vá de debitar veneno. O debate decorreu á volta de um filme de 1928 e foram ali retratadas situações alusivas à época. Foi também abordada a miséria que os trabalhadores passavam na altura e as suas dificuldades. foi tambem abordada a época do filme, dois anos depois do golpe fascista e da resistência que se começava a desenhar nos trabalhadores. E foi essa resistencia ao regime fascista que nos conduziu à liberdade, 48 anos depois, em 25 de Abril. por isso concordo que a liberdade é quando um homem quiser, por mim pode ser todos os dias. mas quer queira quer não queira Abril é o mês da liberdade porque foi em Abril que a liberdade foi devolvida ao povo,podia ter sido noutro mês qualquer, mas não foi , foi em Abril.
O leitor que está tão preocupado em ver as fotografias do evento tem é que perguntar à organização porque não disponibiliza as fotografias porque nós aqui no jornal não conseguimos fazer omeletas sem ovos
Enviar um comentário