É claro que o leitor indignado não esteve no debate. Devem-lhe ter contado umas coisas e vá de debitar veneno. O debate decorreu á volta de um filme de 1928 e foram ali retratadas situações alusivas à época. Foi também abordada a miséria que os trabalhadores passavam na altura e as suas dificuldades. foi também abordada a época do filme, dois anos depois do golpe fascista e da resistência que se começava a desenhar nos trabalhadores. E foi essa resistência ao regime fascista que nos conduziu à liberdade, 48 anos depois, em 25 de Abril. por isso concordo que a liberdade é quando um homem quiser, por mim pode ser todos os dias. mas quer queira quer não queira Abril é o mês da liberdade porque foi em Abril que a liberdade foi devolvida ao povo,podia ter sido noutro mês qualquer, mas não foi , foi em Abril.
Noticia relacionada:
"Estas comemorações do 25 de Abril que se ALARGAM ...":
http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=4569&type=Video
COMO ERA ALPIARÇA EM 1928 ( Veja o filme)
http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=4569&type=Video
2 comentários:
Mas existe fotografias e vídeo de referido debate, ou não?
O 25 de Abril foi simplesmente uma revolução corporativa por parte dos militares.
Tudo o resto é conversa da treta!
No dia 26 de Abril sabiam lá eles o que fazer com o poder...
O fascismo resultou de um estado anárquico muito semelhante ao que agora se vive, com a economia falida e as instituições a não funcionarem.
Hoje já muita gente questiona se o 25 de Abril valeu a pena, ou com a morte de Salazar e a transição gradual para outro regime que começava a ser feita pelo Marcelo Caetano se não estaríamos melhor enquanto País.
Já por 3 vezes fomos intervencionados pelo FMI,não porque o povo passasse a viver a um nível europeu, mas porque toda a classe política ROUBA o Estado.
Alguém acredita que os BPN e BPP apareceriam sem esta classe política?
Alguém imagina que o Prof. Marcelo Caetano avançasse com Parcerias público privadas de MILHÕES para roubarem o estado e favorecerem os amigos?
Deixem-se de tretas! O regime anterior tinha muitos defeitos, mas o actual é um regime feudal mascarado de democracia.
Há a "nobreza" que aglutina os políticos de todos os partidos, os militares de alta patente, os quadros de empresas públicas e os familiares de toda essa gente, e depois há o "povo", que se ilude que tem direitos e que apenas serve para sustentar como o seu trabalho e os seus impostos, os primeiros.
Por mim, há muito que deixei de festejar o 25 de Abril...
Enviar um comentário