.

.

.

.

domingo, 2 de outubro de 2011

Miguel Arraiolos obtém o 2.º Lugar

Anaís Moniz e Pedro Palma sagram-se campeões nacionais
A cidade de Abrantes recebeu este fim-de-semana um evento de capital importância na definição dos títulos nacionais de triatlo 2011. Ao longo dos dois dias de provas deste Triatlo Olímpico de Abrantes foram ali consagrados (ontem) os Campeões Nacionais de Triatlo Jovem, os Campeões Nacionais de Cadetes e Juniores e hoje foram disputadas as finais do Campeonato Nacional de Triatlo de Juvenis e Absolutos (que integrou Séniores e Sub23).
Nos Absolutos Anaís Moniz dominou a prova desde o seu início, vencendo de forma convincente e obtendo a pontuação perfeita no Nacional 2011, 600 pontos. Nas masculinos assistiu-se a uma das provas mais emotivas de temporada. No final foi o líder da competição, Pedro Palma, quem venceu o carimbou o primeiro título nacional absoluto da carreira. Tal como Moniz, também Pedro Palma somou 600 pontos.
O primeiro dia de provas (sábado) do Triatlo Olímpico de Abrantes foi dedicado aos escalões de formação. No Campeonato Nacional Jovem o Clube de Triatlo de Almada voltou a vencer e sagrou-se Campeão Nacional 2011.
Seguiu-se uma prova na distância Sprint (750-20-5) onde seriam apurados os Campeões Nacionais de Cadetes e Juniores. Nos cadetes masculinos Alexandre Nobre (Alhandra SC) partiu como líder e com a vitória da prova confirmou a vitória na competição. Já nos Cadetes Femininos Sara Tenrinho (Alhandra SC) partia como líder na competição mas com a vitória na prova a sorrir à sua colega de equipa Melanie Santos acabou por ser esta última a obter o título nacional de cadetes 2011.
Nos juniores Raquel Rocha (Alhandra SC) partia descada na liderança da competição e ao terminar como a primeira júnior (4ª em termos absolutos na prova) confirmou o título nacional no escalão. Já nos juniores masculinos Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras) conseguiu dar a volta à classificação e conquistar o título nacional ao terminar na primeira posição entre os júniores (3º em termos absolutos na prova).
O segundo dia de competições (domingo) em Abrantes arrancou com a disputa de uma prova na distância Super-Sprint, integrada na qual estava a Finalíssima do Campeonato Nacional de Juvenis. Nesta prova o grande destaque foi para Luísa Condeço ("Águias" de Alpiarça) que voltou a dar mostras do seu grande potencial ao sair da água na segunda posição absoluto e terminando na 4ª posição final, batida apenas por Fábio Araújo, João Pais e João Gabriel. Com estes resultados Luísa Condeço sagrou-se Campeã Nacional de Juvenis e o mesmo feito conseguiu João Pais (Alhandra SC) nos masculinos.
Pelas 10:40 foi dado o tiro de partida para a finalíssima do Campeonato Nacional Absoluto 2011. Contando por vitórias todas as participações na competição Anaís Moniz (SL Benfica) era a natural candidata ao triunfo. Em prova a atleta do Benfica confirmou todas as previsões e isolou-se no segmento de natação para não mais sair dessa posição até ao final da prova. A luta pela segunda posição acabou por ser o principal motivo de interesse na competição feminina. À saída da água a brasileira Estafanie Bender era a segunda classificada seguida por Katarina Larsson (Sporting CP - St. Peters School) e Liliana Alexandre (AMCR Fonte Grada). Durante o segmento de ciclismo a atleta do Sporting ainda chegou à segunda posição mas sofreu um problema mecânico que a colocou novamente na terceira posição à entrada para a segunda transição. Na corrida final Larsson voltou a anular a diferença para Bender e obteve a segunda posição final. A atleta canarinha foi terceira e Liliana Alexandre quarta.
Pelas 11:00 iniciou-se a competição masculina, que viria a ser uma das provas mais renhidas da temporada. Durante os 1500 metros de natação formou-se na liderança da prova um grupo de 11 unidades onde estavam os melhores classificados no Campeonato Nacional: Pedro Laginha Palma, Hugo Ventura (ambos do DUNIK.PT Clube dos Galitos), João Serrano e Miguel Arraiolos (ambos dos "Águias" de Alpiarça). Na frente da prova estavam igualmente vários atletas da Selecção Brasileira, era o caso de Marcos Fernandes, Rafael Fonseca e Igor Amorelli.
Durante os duros 40km do percurso de ciclismo o grupo da frente chegou a fraccionar-se ficando na frente apenas Palma, Ventura, Arraiolos e Marcus Fernandes. Contudo, já na fase final do segmento de ciclismo o trabalho dos perseguidores surtiu efeito e à segunda transição chegavam já 9 atletas juntos: os primeiros quatro mais João Serrano, Rafael Fonseca, Igor Amorelli e ainda Gil e Tiago Maia (ambos do DUNIK.PT Clube dos Galitos).
A decisão da prova aconteceu em pleno percurso de corrida, composto por 4 voltas, algo técnicas e duras, num total de 10Km. Pedro Palma e Marcus Fernandes foram os primeiros a mostrar as garras colocando-se na frente da prova logo no arranque do segmento. Miguel Arraiolos começou mais lento, mas a pouco e pouco foi subindo lugares até que, a meio do percurso, estava já na terceira posição e com os líderes em linha de mira. Sentido a pressão de Arraiolos, Pedro Palma atacou e paulatinamente marcou diferença para os adversários directos. Arraiolos aproximou-se de Marcos Fernandes para depois o ultrapassar e terminar na segunda posição final, batido apenas por Pedro Palma que assim conquistou o título nacional 2011. O brasileiro Fernandes, vencedor das etapas de Montemor-o-Velho e Lisboa completou o pódio absoluto.
Classificação Campeonato Nacional de Triatlo 2011
Femininos
1 - Anaís Moniz (SL Benfica), Sub23: 600 pontos
2 - Liliana Alexandre (AMCR Fonte Grada), Sub23: 525 pontos
3 - Maria João Madeira (Clube de Triatlo de Almada), Sénior: 492 pontos
Masculinos
1 - Pedro Laginha Palma (DUNIK.PT - Clube dos Galitos), Sub23: 600 pontos
2 - Miguel Arraiolos ("Águias" de Alpiarça), Sub23: 540 pontos
3 - Hugo Ventura (DUNIK.PT - Clube dos Galitos), Sub23: 525 pontos
«O Jogo»

Sem comentários: