.

.

.

.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CVR TEJO QUER COLOCAR 20 PRODUTORES A EXPORTAR PARA A CHINA

COMISSÃO E OITO PRODUTORES DO TEJO VÃO A GUANGZHOU, MACAU E HONK KONG PROMOVER OS VINHOS DA REGIÃO

A CVR Tejo (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo) revela que a procura por vinhos da região está a aumentar na China e quer aumentar para 20 o número de produtores a exportar para aquele mercado até ao final do ano.
Segundo dados da Comissão, depois das exportações para a China terem duplicado em 2010, para os 335 mil litros de vinho, o mercado chinês adquiriu, na primeira metade deste ano, 160 mil litros de vinhos do Tejo, o que significa um crescimento de 28% face ao período homólogo de 2010.
Face à crescente aceitação dos vinhos da região na China, que é já o segundo país para o qual a região mais exporta, o presidente da CVR Tejo, José Pinto Gaspar, acredita existir margem para continuar a crescer naquele mercado.
“Iniciamos 2011 com 13 produtores a operar no mercado chinês, mas ao longo do ano foi-nos possível acrescentar mais quatro a esta lista, pelo que acreditamos que, até Dezembro, a meta de colocar 20 produtores na China será uma realidade”, refere.
Para alcançar este objectivo e também potenciar a exportação dos produtores do Tejo que já mantêm relações com o mercado chinês, a CVR Tejo, acompanhada de 8 produtores da região, vai deslocar-se àquele país, numa acção de promoção inserida no projecto OCM (Organização Comum do Mercado) 2009/2011.
A viagem dos vinhos do Tejo à China inicia-se a 31 de Outubro, com uma prova de vinhos “Open Wine Tasting” destinada a profissionais do sector – trade, importadores, restauração e jornalistas –, que terá lugar no Hotel Ritz Carlton, em Guangzhou.
No dia seguinte, a CVR Tejo e os 8 produtores da região estarão em Macau, onde vão passar a tarde na residência do Cônsul de Portugal (Residência Bellavista), para uma prova aberta de vinhos.
A partir do final da tarde do mesmo dia, os vinhos do Tejo dirigem-se para o Hotel Mandarim Oriental, onde os espera uma Wine Party destinada ao consumidor final VIP, numa acção que resulta de uma parceria com a revista de lifestyle Macau Closer.
A presença dos vinhos do Tejo na China encerra com a participação, de 3 e 5 de Novembro, numa das maiores feiras do mercado chinês e asiático em geral – a Hong Kong International Wine & Spirit Fair.
Neste evento, onde os vinhos do Tejo terão um stand próprio com imagens identificativas da região, os produtores vão dar a conhecer os seus vinhos a profissionais do sector e ao consumidor final.
Lista dos oito produtores do Tejo participantes na acção de promoção na China:
Agro Batoréu;
Casa Cadaval;
Casal Branco;
Casal do Conde;
Falua;
Pinhal da Torre;
Quinta da Lapa;
Quinta da Ribeirinha;

Sem comentários: