.

.

.

.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Portugueses descontentes com situação económica do país e maioria diz que vai piorar

A esmagadora maioria dos portugueses considera que a situação económica do país está mal e quase três em cada quatro acreditam que vai piorar, segundo um Eurobarómetro hoje divulgado em Bruxelas.
Segundo a sondagem, que foi realizada em junho – antes do anúncio das novas medidas de austeridade –, apenas três por cento dos inquiridos dizem-se satisfeitos com a situação económica portuguesa. O otimismo mantém-se em outros cinco por cento que preveem melhorias nos próximos 12 meses. No entanto, vinte por cento dos portugueses acreditam que ficará na mesma.
Na Europa 67 por cento dos cidadãos dizem-se descontentes com a situação nacional. Em relação ao futuro, as expectativas europeias são pouco animadoras para 36 por cento dos europeus que acreditam que a situação atual vai piorar.
Nesta matéria os portugueses partilham a opinião dos europeus e, assim sendo, 69 por cento dos portugueses acredita que o próximo ano será pior.
Sobre a evolução do custo de vida nos próximos 12 meses, 75 por cento dos portugueses acham que vai subir, três por cento respondem que vai descer e 18 por cento dizem que estará na mesma.
A insatisfação dos portugueses alarga-se ao sistema de reformas em Portugal, que desagrada a 88 por cento das pessoas, e ao sistema de subsídios de desemprego, com parecer negativo de 76 por cento dos inquiridos.
«Lusa»

Sem comentários: