.

.

.

.

sábado, 19 de junho de 2010

OS POLITICOS DA CDU VIVEM NA FICÇÃO DE QUE SÃO MORALMENTE SUPERIORES A TODOS OS OUTROS

Entristece-me profundamente a situação de Alpiarça no que diz respeito à vida política e às contas da Câmara.

Parece-me que em Alpiarça desaguaram, desde há muitos anos, as águas pestilentas da política nacional, em que os equívocos são elevados a um grau desmesurado.

Os políticos da CDU vivem na ficção de que são moralmente superiores a todos os outros...
Os do PS acreditam que, sem a sua abnegada acção, Alpiarça já se teria transformado numa espécie de Cuba...

Os do PSD e do CDS nem sabem ao que andam, se é que andam a fazer alguma coisa...

Há cinquenta anos, Alpiarça tinha uma elite que se assumia como comissária do salazarismo. Era o tempo das grandes casas agrícolas, da classe média com médicos à antiga, funcionários, comerciantes, homens de ofícios.

Depois, na parte nascente da vila ( lá para "os Eneias... Outeiro do Carvalhal... Eucaliptal... Vale do Rato...) viviam os assalariados rurais, gente que viera de fora para os trabalhos sazonais e que se fixara pouco a pouco. Era um proletariado aguerrido, combativo, revoltado pelas condições infra-humanas a que os grandes senhores o sujeitavam na vida do campo.

Esta realidades esbateram-se com o 25 de Abril, e ainda bem. Mas as sequelas foram terríveis.
Os explorados de antigamente deram a base de apoio em que cresceu o PCP, força política que acabou por se tornar hegemónica e que secou tudo em volta. Quem não era do PCP era ostracizado, desconsiderado.

Os que não aceitaram esta hegemonia foram pouco a pouco crescendo, mas a carga negativa manchava tudo o que faziam. Porque as gentes do PCP são incapazes de aceitar o jogo democrático quando estão em maioria. Os que não pensam como eles são apodados de corruptos, traidores do povo, gananciosos, vendidos ao capital.

Como vivem a militância política como uma religião, transformam o natural confronto de ideias e práticas numa questão moral, o que é gravíssimo, pois inquina toda a vida social.

Alpiarça vive neste clima deletério, agravado pela fuga das tais elites que se esconderam ou ausentaram com o 25 de Abril. Alpiarça parece-me um deserto social, em que todos estão contra todos e ninguém é capaz de falar com ninguém, a não ser com os que têm o mesmo emblema na lapela do casaco.

Apagada e vil tristeza em que caíste, pobre terra de José Relvas.

Por: Méom

5 comentários:

Simplesmente EU disse...

Parabéns

O mais objectivo exame sobre o que foi e o que é Alpiarça.

Texto curto mas de uma precisão cirúrgica.

São textos como estes que engrandecem este Blog

Até...

Simplesmente EU

Anónimo disse...

Está de parabéns o JA e o comentador Meom pela qualidade do artigo e pelas verdades que são ditas em poucas palavras.
Nunca ninguiem disse em tão pouco aquilo que todos sabem mas que fingem ignorar.
Que possamos ler mais cometários deste género

Anónimo disse...

O pior é que ao longo do tempo, esse "reçabiamento" ainda perdura, os ditos comunistas tudo tem feito para se porem nos lugares autrora pertencentes aos lavradores, mas, o que acontece é que chegados aí, não sabem nem têm competências para "gerir" esses novos lugares! Um sonho de anos; uma ambição de que esses lugares teriam de ser "deles" e agora a conclusão: A directora da escola...é o que se vê! Puder tão ambicionado pelo João Osório, a câmara... é o que se assiste! A junta de freguesia... aí não se vê nada! O clube desportivo "os Águias"... foi o que se deixou de ter! Meus "AMIGOS" toda a vossa vida será esta a vossa frustação: INCOMPETÊNCIA.

Anónimo disse...

Incompetência?!!
Incompetência é mais de 13 milhões de dívida, para um orçamento real de 7 milhões por ano. Incompetência é deixar Alpiarça envergonhada por dívidas a tudo e a todos.
Incompetência é: Rosa do Céu, Vanda, Ferreirinha, Bè, Margarida Neves, garrotes, Espíto Santo, Coelho, Nôs, Vera Noronha e muitos outros.

Anónimo disse...

Incompetência, sim senhor!
Quando lá estiveram,pouco ou nada fizeram,(porque obra feita nunca apareceu!) mas deixaram um tamanho de um buraco...
Desta vez, apareceram as obras e com elas cresceu o "buraco" (cresceu a bola de neve que V.Exas. deixaram)...
Mas em vez de trabalharem, continuam a comparar-se com quem não têm comparação...
Se uns gastaram 10 V.Exas. agora têm de gastar 20? é assim o vosso trabalho?
É nos momentos de CRISE que sobressaiem os MELHORES, e isso meus amigos, está muito longe de serem vós!!! Aliás ten-se notado...