.

.

.

.

sábado, 22 de maio de 2010

«Porque é que a CDU e o PSD chumbaram a proposta do PS…»

Artigo de Opinião
Por: Arlindo Moreira

Confesso que ainda não consegui digerir o retrocesso verificado nas eleições de 2009 para a Câmara Municipal de Alpiarça. Na minha humilde opinião, como observador distante e desinteressado, não foi a CDU que ganhou! Foi o PS local que não se empenhou cabalmente e com a garra e o nível que vi nas gentes de outros tempos, com os quais tive o prazer de palmilhar quilómetros e quilómetros a desgastar as calorias e as solas dos sapatos, na conquista dos votos porta a porta, pessoa a pessoa, tendo à cabeça o Rosa do Céu. Desta vez, porque talvez lhes tenha faltado algo mais do que a sombra da árvore que alguém plantou, o PS não conseguiu ganhar! E, quem não ganha, inevitavelmente perde!

Mas, o que me trás aqui hoje não são os lamentos lamechas e serôdios existenciais. O que me traz aqui, uma vez mais, já o referi neste jornal no passado dia 15 de Maio p.p., (http://jornalalpiarcense.blogspot.com/2010/05/ja-nao-sei-em-que-mundo-vivo.html#links), é repetir a mesma pergunta que o Dr. Joaquim Rosa do Céu formula aqui. Porque é que a CDU e o PSD chumbaram a proposta do PS para que o processo fosse investigado pelo Ministério Público, como seria espectável? Eu tenho uma teoria: uma vez que as máquinas partidárias em vez de prepararem os seus candidatos a lerem o “abcissa” da economia e as demonstrações financeiras com a honestidade intelectual necessária, formatam-nos para acções psicológicas de forma a poderem disfarçar as suas fraquezas de gestão, divertindo-se a confundir ainda mais as pessoas que lhes confiaram o seu voto! Por isso, no início do mandato, é preciso impor alguma diversão para condimentar o sabor da desforra dos seus partidários e disfarçar a falta de prática de gestão dos gestores eleitos.

No entanto, e porque costuma dizer-se popularmente (e eu sou do povo) que não há bela sem senão, é realmente delicioso ver como estão todos tão juntinhos, alinhados e unidos na mesma tarefa, que é a de castigar o então Presidente da Câmara, Dr. Joaquim Rosa do Céu, pelo pecado cometido em 1997 ao ter encabeçado a lista que conquistou uma das jóias políticas mais emblemáticas, preciosas e intocáveis do Partido Comunista Português. Um feito que era então impensável para os históricos daquele partido! Mas eu vi, porque estive lá!

Claro que é uma atitude que não me admira mesmo, mesmo, nada! Isto porque está na génese da CDU: “...nós, os revolucionários, somos os melhores seres humanos e, portanto, sabemos o que é melhor para as pessoas...”. É um tipo de ideologia que raia o rançoso de mal que sabe e cheira e que precisa de ser extirpada para bem, não de Alpiarça, mas de Portugal. A minha admiração vai, no entanto, para a voz do representante do PSD pelo facto de estar tão afinadinha pelo diapasão da CDU!

Que fique bem claro que não pretendo com esta intervenção contribuir para o branqueamento da gestão do então Presidente da Câmara de Alpiarça, Dr. Joaquim Rosa do Céu. Sei que ele não precisa de tal porque o tenho como sendo um homem inteligente, íntegro, frontal e, por consequência, capaz de se defender se for caso disso. No entanto, pese embora estes factos irrefutáveis, todos temos consciência de que a actividade politica, independentemente da cor de que se revistam os seus representantes, permite cometer alguns devaneios económicos. Mas a culpa não é deles! É do sistema que o permite e o sistema é composto por todos nós! No entanto, mesmo assim, quero querer que estes o fazem sempre em prol do beneficio das populações que servem.

No caso concreto de Alpiarça, conheci a realidade antes e depois Rosa do Céu. Meus caros (as), as diferenças, convenhamos, são abismais! Ninguém minimamente honesto é capaz de dizer o contrário. Escuso-me aqui de referir a obra feita já que seria muito extensa. No entanto, porque o Dr. Joaquim Rosa do Céu é, antes de tudo, humano, pode também ter permitido que se cometessem alguns excessos. Não pondo isso de parte, gostaria de perguntar: o Dr. Joaquim Rosa do Céu, enquanto responsável político, beneficiou directa ou indirectamente dos bens públicos? Se sim, conseguem prová-lo? Então, em caso afirmativo, porque esperam? Devem esclarecer cabalmente as pessoas e entregar o caso ao Ministério Público. Se assim não for, por favor deixem o fogo de artifício e cumpram com a vossa obrigação! Governem a Câmara e façam-no como melhor puderem, souberem e conseguirem. Se o fizerem bem, podem acreditar que todos irão ficar satisfeitos e aplaudir.

5 comentários:

Anónimo disse...

......No caso concreto de Alpiarça, conheci a realidade antes e depois Rosa do Céu. Meus caros (as), as diferenças, convenhamos, são abismais! Ninguém minimamente honesto é capaz de dizer o contrário. Escuso-me aqui de referir a obra feita já que seria muito extensa. No entanto, porque o Dr. Joaquim Rosa do Céu é, antes de tudo, humano, pode também ter permitido que se cometessem alguns excessos. Não pondo isso de parte, gostaria de perguntar: o Dr. Joaquim Rosa do Céu, enquanto responsável político, beneficiou directa ou indirectamente dos bens públicos? Se sim, conseguem prová-lo? Então, em caso afirmativo, porque esperam? Devem esclarecer cabalmente as pessoas e entregar o caso ao Ministério Público. Se assim não for, por favor deixem o fogo de artifício e cumpram com a vossa obrigação! Governem a Câmara e façam-no como melhor puderem, souberem e conseguirem. Se o fizerem bem, podem acreditar que todos irão ficar satisfeitos e aplaudir.......

Também se em 12 anos nao fizessem nada...era melhor....claro que fizeram...muitas dividas, e maus habitos.
Quanto a proveito próprio, nao sei se esbanjar dinheiro em sectores que elevam pessoalmente, nao pode ser considerado como tal
Que saudosista me saiu este Sr. Arlindo Moreira.
Bem falante, mas sempre de garras afiadas à CDU.
Nao foi por falta de empenhamento na Campanha que o PS perdeu as eleições. Foi por falta de empenhamento nos ultimos 4 anos de governação.

Anónimo disse...

Ao ritmo a que a rataria vai fugindo do barco e com a velhada a morrer, ou formatam bem a criançada desinteressada e despreocupada , ou daqui a mais uns anitos, o PC está ao nível de uma minoria extremista, como o caso da frente nacional...

A obra ta feita, mantenham o q está feito e vão pagando o q há a pagar, captem investimento no concelho, e não deixem fugir oportunidades (como há 30 anos o caso da Compal)e isso vos basta para terem um bom mandato...
Parece que retrocedi 30 anos para trás... só me falta ver uma manif á porta dos águias e os batalhões á entrada e a saída de Alpiarça a Revistarem quem passa...

O EXTREMO DA VERDADE

Anónimo disse...

Este comentador é dos bons. Até diz que a culpa é do Sistema !!!

Anónimo disse...

A compal foi ha bem mais tempo

Ano de 1963 ...mas quem nao quis a compal foram os grandes proprietários. Pois a compal ia absorver toda a mao de obra do concelho. Sendo assim haveria uma mais valia noS salários.
Hoje esses Senhores se ainda vivessem, ou tivessem a força que tinha na época, nem computadores deixavam entrar em Alpiarça.
Essa coisa de cultura e informação, não era para os comuns mortais residentes em Alpiarça.
Seria apenas um previlégio para as cabeças iluminadas.
INSPECTOR $

Anónimo disse...

Permita-me senhor Arlindo Moreira, discordar da sua afirmação:

"Mas a culpa não é deles! É do sistema que o permite e o sistema é composto por todos nós!"

Quando um dia perguntei ao insigne Professor Doutor Luís Barbosa, qual o verdadeiro sentido da palavra "sistema" de que tanto se falava, este respondeu-me:

"O "sistema" são as pessoas. Ou melhor, um grupo de espertalhões que fazem o "sistema"."

Percebi naquele momento que afinal o "sistema" é outro género de "mafia" e que não é de modo algum composto por todos nós.


m.Dacosta