.

.

.

.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Limpeza junto da aldeia Avieira do Patacão.

Realizou-se no dia 22 de Maio de 2010 uma acção voluntária de limpeza junto da aldeia Avieira do Patacão. Esta acção foi organizada pela AIDIA, pelo Fórum Ribatejo, pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Alpiarça, e contou com o apoio da Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém.
Estas entidades juntaram esforços e agiram em conjunto. As duas primeiras instituições conseguiram mobilizar 28 pessoas, que ali trabalharam gratuitamente durante um dia. A Câmara e a Junta de Freguesia disponibilizaram dois camiões, uma retroescavadora, duas carrinhas de caixa aberta e diversos equipamentos de limpeza e a Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém, uma furgoneta, para além de outro material e equipamento disponibilizado por particulares.
Com estas condições, retiraram-se debaixo dos salgueiros treze camiões de troncos secos, ervas altas, silvas e lixo, assim como dezena e meia de sacas com lixo de difícil degradação (plásticos para agricultura, embalagens plásticas, latas e garrafas de vidro) deixando-se limpa toda a área pretendida. Foi atingido o objectivo que todos se propuseram cumprir. Na pausa do trabalho e colmo estava no programa, ofereceu-se uma caldeirada aos participantes, que teve lugar debaixo dos salgueiros, na área previamente limpa.
Para confirmar a justeza da acção, verificou-se que no dia seguinte, domingo 23 de Maio, estavam no Patacão 23 carros estacionados e 80 pessoas descansavam com as suas famílias entre os salgueiros ou praia fluvial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens à AIDIA e ao seu mentor, o Dr. João Serrano.

Quando fui ontem para o campo, passei pelo Patacão e fiquei muito agradado com o excelente trabalho de limpeza que esses voluntarios fizeram.

Já há muitos anos que não via o Patacão com condições para passar um belo dia em familia.

Soube também que por parte da Camara houve também o apoio fundamental com camioes e que o vereador Mario Peixinho disponibilizou esses recursos.

Continuem com essas boas ideias. Os alpiarcenses agradecem

Também estou curioso para ver o final das obras no Carril.