.

.

.

.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Primeiro vieram os médicos, agora vem o Embaixador…Os cubanos andam por aí…

Primeiro vieram os médicos, agora vem o Embaixador…Os cubanos andam por aí…(comentário a propósito do texto do Sr. S. Simões)
- Que se saiba, ninguém se manifestou contra a vinda de médicos para o Centro de Saúde;
- O que muita gente questionou, diga-se com toda a legitimidade, foi o facto da noticia ser dada pela CANDIDATURA do PS e, como ficou provado, (veja-se noticia de O Mirante) sem o conhecimento da Directora do Agrupamento e da Presidente da CM na altura, Vanda Nunes;
- O que se continua a questionar é a forma como os médicos vieram cá parar. O facto é que a nova gestão da CM foi confrontada, através de contactos diversos (sabemos quais, mas não dizemos…), nomeadamente pela Sra. Directora do Agrupamento, Dra. Luísa Portugal, no sentido do município resolver alguns problemas relacionados com a instalação dos referidos médicos; Até hoje ainda continua a pairar um mistério a que ninguém responde: Se não foi o Ministério da Saúde que tratou do alojamento, se não foi a CM… quem foi? Seria bom que Dra. Sónia Sanfona tivesse respondido a esta questão…
- A verdade é que foi a actual maioria que tratou de todos os aspectos relacionados com o alojamento dos referidos médicos, conforme foi tornado público pelo presidente da CM, evitando, dessa forma que estes dois excelentes profissionais pudessem ser deslocados para outro concelho;
- O deputado António Filipe questionou o Ministério da Saúde apenas e sobre a forma como foi feito o anúncio da vinda dos médicos (através duma iniciativa de campanha eleitoral, repete-se…) e ainda sobre as condições em vinham para Alpiarça.
- É verdade que no debate político então travado, algumas vozes se levantaram criticando o facto da Assembleia da República ter uma deputada de Alpiarça e esta, ao longo do mandato nada ter feito em prol da sua terra e da região que a elegeu. Mas isso são factos. Basta consultar o site do parlamento…

Sobre as iniciativas no Espaço CDU
Estou satisfeito. O Espaço CDU está a cumprir os objectivos com que foi criado. Cada iniciativa que se anuncia merece sempre enorme destaque. Primeiro foi uma conversa do Presidente da CM com jovens, depois foi o lanche para comemorar o Dia da Mulher (em que o delírio levou a que alguns comentaristas afirmassem que a CM ia comemorar o 8 de Março no Espaço da CDU!) e agora, vem o debate sobre o sistema de saúde em Cuba…
Pelo meio realizou-se um outro debate sobre a situação na Palestina. Também ele motivo de referência subliminar nesta peça de S. Simões: Quando se está a falar de pedras atiradas a Sónia Sanfona, procura induzir-se o cidadão mais incauto à intifada Palestiniana…
Rendo-me. Esta é duma profundidade que até esmaga!

Flores em vez de pedras
Nada me move contra a Dra. Sónia.
O que tenho é fundadas razões para discordar do seu comportamento político.
Se ela quisesse realmente ajudar a sua terra, teria aceite um lugar na CM, conforme lhe foi oferecido.
Não foi por esse caminho, preferiu ser Governadora Civil, lugar que não lhe dá descanso nenhum. Agora até tem de fazer petiscos nas tasquinhas de Rio Maior. Compreendo e não estou de acordo com aqueles que dizem em surdina que ela deveria estar a fazer petiscos na sua terra, mais concretamente no bar d’Os Águias…

Por: Èlio Brando

Sem comentários: