.

.

.

.

segunda-feira, 22 de março de 2010

No passado sábado foi dia de “Limpar Alpiarça”.

Mesmo com um dia cinzento e chuvoso, os voluntários apareceram cheios de vontade de ajudar a sua terra a ficar um bocadinho mais limpa.
Perto das nove da manhã, já estava no parque de Estacionamento da Câmara Municipal um grupo de cerca de 50 voluntários.
Foram distribuídos por todos, luvas, sacos do Lixo, t-shirts e bonés que foram gentilmente cedidos por várias entidades que se associaram à iniciativa.
De todas as lixeiras identificadas, a organização optou por formar dois grupos de trabalho e distribui-los por dois dos locais a limpar, de modo a rentabilizar as viaturas disponíveis para a actividade.
Os locais escolhidos foram a Ponte do Casal Branco e o Paúl da Gouxa.
As viaturas disponíveis foram dois carros pesados e uma retroescavadora da Câmara Municipal, uma carrinha da Junta de Freguesia, e duas carrinhas ligeiras de Voluntários.
Ao meio da manhã e depois de muitos quilos de lixo recolhidos, houve uma pausa para uma pequena merenda. Momento de descontracção onde todos se puderam conhecer, conviver um bocadinho e recuperar forças.
O Lixo recolhido foi completamente indiscriminado. Desde roupas e sapatos, a restos de obras, sanitas, vasos de flores, utensílios de cozinha, mobílias, encontrou-se de tudo um pouco.
Apesar de esta recolha ser considerada uma gota de água no Oceano, toneladas de lixo foram recolhidas, mais concretamente, 17.740 kilos.
De agradecer a presença de todos voluntários anónimos que se juntaram à equipa organizadora, e também dos funcionários da autarquia que participaram nesta limpeza de forma voluntária.
A autarquia tem o dever de manter limpos os locais que foram limpos e de limpar todos os outros que ainda estão repletos de lixo.
Esperemos que também os Munícipes se consciencializem e evitem estes actos anti-ambientais e anti-sociais de criar lixeiras ilegais em locais tão bonitos do nosso concelho.
«CMA»

Sem comentários: