
Perto das nove da manhã, já estava no parque de Estacionamento da Câmara Municipal um grupo de cerca de 50 voluntários.
Foram distribuídos por todos, luvas, sacos do Lixo, t-shirts e bonés que foram gentilmente cedidos por várias entidades que se associaram à iniciativa.
De todas as lixeiras identificadas, a organização optou por formar dois grupos de trabalho e distribui-los por dois dos locais a limpar, de modo a rentabilizar as viaturas disponíveis para a actividade.
Os locais escolhidos foram a Ponte do Casal Branco e o Paúl da Gouxa.
As viaturas disponíveis foram dois carros pesados e uma retroescavadora da Câmara Municipal, uma carrinha da Junta de Freguesia, e duas carrinhas ligeiras de Voluntários.
Ao meio da manhã e depois de muitos quilos de lixo recolhidos, houve uma pausa para uma pequena merenda. Momento de descontracção onde todos se puderam conhecer, conviver um bocadinho e recuperar forças.
O Lixo recolhido foi completamente indiscriminado. Desde roupas e sapatos, a restos de obras, sanitas, vasos de flores, utensílios de cozinha, mobílias, encontrou-se de tudo um pouco.
Apesar de esta recolha ser considerada uma gota de água no Oceano, toneladas de lixo foram recolhidas, mais concretamente, 17.740 kilos.
De agradecer a presença de todos voluntários anónimos que se juntaram à equipa organizadora, e também dos funcionários da autarquia que participaram nesta limpeza de forma voluntária.
A autarquia tem o dever de manter limpos os locais que foram limpos e de limpar todos os outros que ainda estão repletos de lixo.
Esperemos que também os Munícipes se consciencializem e evitem estes actos anti-ambientais e anti-sociais de criar lixeiras ilegais em locais tão bonitos do nosso concelho.
«CMA»
Sem comentários:
Enviar um comentário