.

.

.

.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Lixo e Lixeiras é apenas “cosmética de pouca dura”

Parece-me que o senhor Ramos tem razão naquilo que diz (Meio dia de trabalho e um petisco parece não ser suficiente para uma limpeza geral eficaz)
Acabar com as lixeiras clandestinas não pode passar apenas por uma campanha como a que foi levada a efeito no sábado passado, 20 de Março, apesar das suas boas intenções.
A solução terá de passar por outras medidas e tomadas de posição mais sérias e profundas.
Se é que estamos todos empenhados em acabar ou reduzir os lixos clandestinos.
Entendo que uma das principais medidas terá de passar por um esclarecimento sério a toda a população e proporcionar a esta mesma população alternativas simples e viáveis de escoamento dos seus resíduos, monos e outros tralhas velhas.
Para isso bastará criar um local intermédio com condições entre as populações e e os Ecocentros. Estes locais intermédios ficarão sob a alçada das autarquias que encaminharão os resíduos de forma ordenada para os locais de tratamento final..
Penso que esta seria a forma mais simples e eficaz de resolver o problema. É claro que teria de haver toda uma campanha pedagógica e também fiscalizadora nesta fase inicial do processo até criar hábito na população menos esclarecida.
Penso, muito francamente que, só desta maneira poderemos acabar com as lixeiras clandestinas no nosso país.
Todas as campanhas de voluntariado, para acabar com o flagelo dos lixos e lixeiras clandestinas serão simples cosmética de pouca dura.
De um leitor


O olheiro

6 comentários:

Anónimo disse...

Tenho pena de não ter participado. Confesso que tinha tudo preparado para eu e a minha filha irmos ajudar a Limpar Alpiarça, mas quando me levantei, e vi a chuva, neguei-me.
Vejo agora, que muitos outros não se assustaram e mesmo assim compareceram.
Agora, até estou arrependida de não ter feito parte da história mas também fiz o meu papel de divulgação. Quem sabe se numa próxima oportunidade.
Às pessoas que só criticam, mais valia calarem-se e também ajudarem. Criticarem como anónimos é a maior cobardia quando se trata de causas desinteressadas. Mais valia terem também aparecido. E não se desculpem que foi a chuva que vos assustou. Vocês já não iriam lá.
Também gostava de saber se participou algum vereador da oposição ou algum Membro da Assembleia Municipal do PS.
É que pelo que me disseram, nem lá apareceram para pelo menos elogiar quem se volntariou. Essa gente é uma vergonha !

Anónimo disse...

Desculpem a pergunta inocente de um alpiarcense:
Alguém viu o vereador e vereadora do Partido Socialista no Limpar Alpiarça?
Alguém viu os deputados do PS na Assembleia Municipal no Limpar Alpiarça?

Anónimo disse...

Toda e gente e todos os concelhos falam que apanharam toneladas de lixo e nós aqui por Alpiarça só apanhamos algumas centenas?
Os responsáveis pelo liampar alpiarça não tem dados para fornecerem de maneira que possamos saber o que foi recoilhido.
Mas já sabemos que ficaram toneladas por apanhar como é o caso do lixo do casalinho

Anónimo disse...

Eu fui voluntária e não percebo nada dos pesos das camionetas. Mas não me parece que vários camiões pesados cheios de lixo pesem só algumas centenas de quilos.
O 3º comentador se tivesse lá aparecido sempre eram mais uns quilinhos, não era ?
Estou orgulhosa de ter participado.

Anónimo disse...

Os membros do Partido Socialista não estão vocacionados para "cantoneiros municipais".
Aliás, a prova é que durante 12 anos nunca tomaram qualquer iniciativa para limpar Alpiarça.
Antes pelo contrário, entregaram até a recolha de monos e ferro velho ao "Sucateiro Mor do Reino"que acabou por quebrar o contrato, recolhendo apenas o que lhe interessava para o seu negócio,criando assim uma confusão na recolha dos monos e não só, como fora acordado com a câmara, ou mais propriamente, com o responsável do Pelouro do Ambiente na altura, um tal "Mago de Salvaterra".


Leitor atento

Anónimo disse...

Não percebo qual é o real interesse do 3º Anónimo em saber o peso real do lixo recolhido! Se quisesse mesmo saber a quantidade de lixo que existe, tinha-se juntado a nós.
Como esta, era uma inicitaiva de voluntariado penso que existe lugar à prestação de contas!!! ou será que me engano!
Estou muito feliz também por ter participado nesta iniciativa, com este grupo de pessoas fantásticas, que mostraram que um pequeno gesto faz realmente a diferença... a julgar pelos litros de tinta que já se gastaram a escrever sobre o assunto!