.

.

.

.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Encetamos muitas coisas mas, depois acabamos por concluir pouco ou nada

Sou um leitor do JA (Jornal Alpiarcense), um pouco ausente, devo confessar. Mas, de vez em quando, cá estou para meter as novidades da terra em dia e também a minha colher, como se compreenderá.

Quero dar aqui os meus parabéns ao Administrador do blogue, que deve ter uma trabalheira enorme para organizar tantos milhares de caracteres; aos autores que expõem aqui as suas opiniões e a todos os comentaristas, como é evidente.

No entanto, se me é permitido, gostaria de aconselhar mais calma a quem por aqui escreve. Qualquer pessoa pode escrever como comentarista e tem todo o tempo do mundo para pensar, analisar e concluir se deve ou não publicar o que escreveu.

Encontrei alguns comentários com pouco nexo relativamente ao post onde estão inseridos. Até parece que há pessoas que não lêem com atenção e depois resolvem disparar, em qualquer direcção.

Disparam, disparam só pelo prazer de premir o gatilho. O resto não interessa nada.

Devo dizer que, não obstante, se podem encontrar aqui pessoas com ideias respeitáveis e até com muito jeito para a escrita.

No caso dos lixos e lixeiras, parece que as opiniões se dividem. E acho até que todos terão as suas razões quando expressam as suas opiniões.

A coisa também não me parece assim tão fácil de resolver com estes gestos do voluntariado. É certo que chama a atenção das pessoas para um acto que deve ser evitado no respeito pelo ambiente. Mas, como sabemos, estas coisas se não forem continuadas acabam por cair no esquecimento e os despejos a céu aberto vão continuando.

Os argumentos de "leitor atento" parecem-me ter alguma consistência, apesar de louvar todos os voluntários nesta operação de limpeza.

Realmente costumamos ter muitas iniciativas. Muitas ideias. Encetamos muitas coisas mas, depois acabamos por concluir pouco ou nada.

Faço votos para que também esta ideia de limpar Portugal, não fique apenas pelo meio - dia de voluntariado do passado sábado, 20 de Março de 2009.

Portugal precisa de muito mais e, haverá certamente outras alternativas a nível governamental e autárquico que poderão ser tomadas, para acabar com os lixos e lixeiras deste país com maior celeridade e eficácia.

Por: Viriato

5 comentários:

Vitor Lopes disse...

In Mirante

"Limpeza no Entroncamento vai continuar




Cerca de 150 voluntários recolheram no sábado perto de 11 toneladas de lixo (10.850 kg) no concelho do Entroncamento, no âmbito do projecto Limpar Portugal. Apesar de o município ser dos mais pequenos do país em área não foi possível erradicar todas as lixeiras, pelo que o grupo de voluntários vai dar continuidade ao projecto, tendo o presidente da câmara, Jaime Ramos, aderido à ideia."


Já repararam que Alpiarça com 50 voluntários recolheram muito mais!!
Foram cerca de 17 toneladas.

É certo que só com um local próprio, para servir de intermédio entre o Concelho e as empresas de reciclagem se consegue erradicar muitas das lixeiras, mas o que fazer às existentes?
Também é certo que o Município tem que tomar como seu este problema, mas será que é assim tão mau os munícipes ajudarem na erradicação dessas lixeiras?
Alguns dos participantes na acção mostraram o agrado na marcação de outro dia.
Com exactidão não me lembro do ano, mas após o 25 de Abril, sei que participei, com o meu pai numa acção de Limpeza em Santarém, penso que foi num 1º de Maio, a cargo do grupo de voluntários que o meu pai fazia parte, coube a limpeza dos cartazes na fachada dos correios de Santarém e da estátua fronteira à Escola Prática de Cavalaria. Ainda hoje, cada vez que passo junto da estátua, recordo aquele dia, que para além de limpeza foi um convívio entre as pessoas.
É um trabalho algumas vezes inglório, mas baixar os braços e esconder a cabeça como se não nos tocasse, é pior ainda.
Eu acho que Alpiarça tem condições para fazer percursos pedestres, mas será bom ver a cara das pessoas que ao passar num determinado percurso se deparam com lixo.
Peço desculpa aos participantes, deveriam ser colocadas as fotos do antes e do depois, mas ontem foi-me subtraída a máquina fotográfica, pelo que fiquei sem as fotos do dia tiradas com essa máquina.
Se manifestarem o interesse em seguir o exemplo da Câmara do Entroncamento, eu estarei lá.

Este escrito é um comentário e não para ser colocado como postagem.

Anónimo disse...

Permita-me também Mestre Viriato que o saúde e lhe dê as boas vindas a este modesto espaço.

Para quem não conhece, Mestre Viriato é um respeitável bloguista de longa data que colabora em vários foruns e blogues do cyberespaço tendo deixado "frases lapidares"(ainda hoje lembradas e conservadas) retiradas das suas crónicas de opinião dispersas por vários sítios onde tem colaborado.


Almeirante

Anónimo disse...

17 toneladas do lixo em Alpiarça, não passou de uma gota no oceano .

Anónimo disse...

O "Sucateiro Mor" nos seus depósitos perto da Mepral e junto à Escola C+S José Relvas terá muito mais de 17 toneladas de tralha incluindo material combustível e ninguém lhe pega.
Houve alguns fogos no seu depósito junto à Mepral, ameaçando os moradores contíguos; foram chamados várias corporações de bombeiros para combater estes incêndios; foram registados e denunciados os factos às entidades competentes mas...tudo continua na mesma, como a lesma.
Como diria o Almirante sem Medo:”É só fumaça!"
Pensando numa limpeza nacional sem ter estes factos em conta, é como limpar a casa varrendo o lixo para debaixo dos móveis.
Há naturalmente razão para muita gente dizer que o problema dos lixos e lixeiras terá de ser visto de um modo mais sério.

Leitor atento

Anónimo disse...

A todos aqueles que ficaram em casa por birra politica no dia 20 de Março (dia em que 50 voluntários de várias cores politicas e não só se juntaram num objectivo comum que foi dar o exemplo aos mais jovens, e que até conseguiram recolher 17 toneladas de lixo ilegal), os meus mais sentidos pêsames pelos neurónios falecidos no dia 11 de Outubro.
Bem hajam todos os restantes