.

.

.

.

domingo, 21 de março de 2010

O QUE SIGNIFICA A REVOLUÇÃO EM CUBA

Conquista da independência, da soberania e realização de um projecto autónomo de construção do socialismo, enfrentando o enorme desafio e a guerra que lhe foi imposto pelos EUA.
O bloqueio dos EUA contra Cuba por quererem ser livres, já tem um custo superior a 93 mil milhões de dólares, a nível comercial, económico e financeiro, em diversos sectores mais afectados como agricultura, alimentação, transportes, saúde, educação, cultura, ciência, tecnologia e desporto.
Ao mesmo tempo os EUA, fazem uma campanha de isolamento e descrédito internacional, fomentam e subsidiam grupos para a contra-revolução dentro e fora de Cuba. O terrorismo fomentado e apoiado pelos EUA já vitimaram mortalmente 3478 pessoas e deixaram incapacitados 2099.
Mesmo assim em Cuba o PIB cresceu mais de 5 vezes, um crescimento médio anual de 3,3% e um crescimento populacional de 1,65 vezes da população existente em 1958.
Ensino escolaridade total, 2 milhões de pessoas anda nas escolas. Hoje existe um graduado universitário por cada 10 habitantes.
Mortalidade infantil era de 60 por mil em 1958, hoje é de 4,7.
A esperança de vida passou de 62 anos em 1958, hoje 77,8 anos de vida em média.
Taxa de desemprego é de 1,6% e taxa de emprego é de 1,7. Cuba foi declarado pela OIT como país de pleno emprego.
Crescimento permanente de fundos (em milhões de pesos “pesos é como se chama a moeda Cubana”) para a Segurança Social.
Cuba é o país com mais pessoas centenárias em proporção à sua população.
Índice de desenvolvimento Humano (IDH): Cuba: lugar número 51 na lista de 177 países (PNUD).
Electrificação de 98% do território nacional.
Massificarão do desporto, considerado como direito de todo o povo. Cuba ascendeu ao primeiro plano do desporto mundial com numerosas medalhas, dezenas de campeões mundiais e 70 medalhas de ouro olímpico.
Massificarão da cultura. A Revolução é um facto cultural transcendente. A cultura popular cubana está na base do Socialismo cubano e uma e outro legitimam-se com símbolos e expressões de dança, musicais, plásticas, representação e outras que hoje têm fama mundial. Pelo seu profissionalismo, universalidade e autonomia.

CIÊNCIA CUBANA: OBRA GENUINA DA REVOLUÇÃO
Ano de 1959 existia 3 Universidades, 2 delas de criação recente. Hoje mais de 60 Universidades centros pedagógicos, sedes principais e filiais.
Mais de 200 centros e áreas de investigação, tecnológicas e de inovação, 115 são grandes centros de investigação, desenvolvimento e comercialização.
Estado cubano e ciência, 80% dos gastos em actividades científicas e tecnológicas é estatall e só 6% é de financiamento externo.
Projecção Internacional. Cuba no ano 1959 tinha relações diplomáticas com 51 Estados, hoje tem com 183.
Actualmente há 123 Embaixadas e 108 missões diplomáticas estrangeiras em Havana.
Hoje Cuba tem relações com os 34 países latino-americanos.
Cuba é membro fundador do Conselho de Direitos Humanos e das directivas da UNESCO, da OIT, do CEDAW e de muitas outras instâncias.
Cuba entrou como membro pleno no Grupo do Rio.
A OEA decidiu deixar sem efeito a decisão de 1962 mediante a qual se expulsava a Ilha desse organismo hemisférico.
Interrompeu-se o exercício anti-cubano na Comissão de Direitos Humanos (CDH) da ONU.
Cuba acaba de passar ao Egipto a presidência, que teve pela segunda vez, do Movimento de Países Não Alinhados.
Nos fins de 2008 existia em Havana 247 correspondentes de 37 meios de comunicação de 36 países. De forma permanente 159 correspondentes que representam 99 meios de 32 países.
Cuba Solidária:
Mais de 31.000 jovens de 123 países estudam com bolsas em universidades cubanas, dos quais 25.000 são estudantes de medicina.
Quase 37.000 trabalhadores cubanos de saúde, dos quais 18.000 médicos, prestam serviços em 73 países.
Mais de um milhão de pessoas pobres, de 33 países de América Latina, África e Ásia, foram intervencionadas cirurgicamente em Cuba através da “Operação Milagre”.
Mais de 3.200.000 pessoas de 24 países foram alfabetizadas, com o método cubano chamado “Eu sim Posso”.
Hoje existe mais de 2.070 organizações de solidariedade em 147 países. Além de 346 Comités de Apoio à Libertação dos Cinco.
Cuba vai continuar a demonstrar a validade do seu sistema democrático, como uma forma eficiente de exercício da democracia e de decisiva unidade nacional.

Por: António Alberto Coutinho

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo maravilhoso. Só é pena ser uma ditadura, em que para comerem a maioria tem de permanecer nas longas filas do racionamento, onde para se deslocarem esperam horas na auto-estrada por uma boleia (controlada, claro), onde pedem na rua um sabão para se lavarem, onde as salas de aula são piores dos que as de Portugal em 1950. Aliás, se puderem, vão lá e sintam-se voltar ao Portugal das décadas de 50 e 60. Tem o seu encanto...Mas não se fiquem por Varadero, porque aí parece que estamos no Algarve dos ricos. É verdade, parece que finalmente há poucos meses os cubanos adquiriram o direito de ir à praia... Meus amigos, façam como s. Tomé - Ver para crer.