.

.

.

.

domingo, 21 de março de 2010

HÁ VIDA PARA ALÉM DO DESPORTO E EM NOME DO DESPORTO NÃO SE DEVE IMPEDIR A LIBERDADE DE CIRCULAÇÃO

Sou o primeiro a considerar que o desporto é uma necessidade para a população e deve ser incentivado.
O que não compreendo, nem nunca compreenderei é que a realização de provas resulte em prejuízo de terceiros.
Desde há muito que é permitido que as provas decorram em locais estratégicos para o funcionamento normal da vida das populações. É o atletismo, é o ciclismo (e o cicloturismo), é o triatlo, etc...
Saibam que há vida para além do desporto e que há quem tenha necessidade de se deslocar a Almeirim ou Santarém.
Quem o pretende, também é cidadão, paga os seus impostos, e tem o direito à LIBERDADE de sair de Alpiarça.
Há tantos percursos que não incomodam ninguém, para quê cortar estradas nacionais?
Será condição sine-quanon para que as provas se realizem?
Ainda no ano passado, sobre a presidência da Drª Vanda Nunes, Alpiarça ao Domingo tinha todas as saídas obstruídas.
O meu filho, infelizmente trabalha aos domingos, tendo chegado ao seu emprego em Santarém com grande atraso.
É que há quem trabalhe aos Domingos!
Teremos de perder a nossa LIBERDADE para outros poderem usar a LIBERDADE de nos condicionar a vida?
Por isso apelo de uma vez por todas que se querem realizar eventos mediáticos o façam, mas permitam sempre alternativas de saída de Alpiarça.
Não é um pedido...
É UM DIREITO LEGAL !
De um leitor

11 comentários:

Anónimo disse...

O comentador tem toda a razão. No entanto a legislação que permite as actividades desportivas na via pública, também é esclarecedora quando faz constar que «as entidades poderão levar a efeito a prova» para depois acrescentar que não lhe é permitido de forma alguma «obstruir a via pública» devendo a prova desenrolar-se de forma a deixar livre «metade da via» e nenhuma prova se pode realizar se «ficar obstruídas as entradas ou saídas da localidade» onde se vai realizar a prova.
Até a “Volta a Portugal em Bicicleta» não pode ocupar a totalidade da via pública.
Mas isto é na teoria porque na prática as coisas não funcionam.
Por norma são as próprias autoridades a quem compete o cumprimento das normas que não respeitam o estipulado e nós cidadãos que temos que cuidar da nossa vida ficamos sujeitos a estes desaires e abusos de poder autoritário contra o qual nada podemos fazer, salvo reclamar mas que ninguém nos ouve e muito menos nos liga.
Mais: o Governo Civil, entidade que concede o alvará para a realização da prova (ou provas) estipula em cláusula especial que de forma alguma a «via publica poderá ficar obstruída» para adiantar que: «deverá sempre existir alternativas à circulação do trânsito e de pessoas».
Estamos a falar de estradas nacionais. Poderá haver excepções à regra, mas nunca o impedimento total como o comentador afirma já ter existido.
A ser verdade a afirmação, estamos perante um abuso de poder.

Anónimo disse...

Aí está um assunto para a Drª Sónia mostrar serviço! Sem partidarites, seria um exemplo de cidadania o Governo Civil de Santarém zelar pela liberdade de deslocação dos seus munícipes, fazendo e fiscalizando o cumprimento dessa lei.

Anónimo disse...

A liberdade de alguns acaba quando começa os direitos de outros

Anónimo disse...

Eu vim de Lisboa e cheguei a Alpiarça pouco passava das 11 horas, passando por Santarém.
Sabia que havia o triatlo e escolhi um trajecto compatível.
Mas isso sou eu, que me preocupo mais em encontrar soluções do que encontrar problemas. Enfim, são maneiras de ser.

Anónimo disse...

O que faz o filho deste senhor em caso de cheia?????
Não escolhe um trajecto alternativo ou vai-se queixar ao S.Pedro.
A entrada em Santarém estava desempedida, até porque os atletas entraram por uma via que está interdita ao trânsito.
A vontade de criticar é tanta que a caçadeira atira em várias direcções.
O filho deste senhor deve ser daqueles que entra às 12h00, sai às 13h00 e tem uma hora de almoço, já que a estrada só ficou interdita entre as 10h50 e as 14h00

Anónimo disse...

Olhe, o filho "desse senhor" TRABALHA e no duro! E quando há cheia não está dependente da vontade humana.Os elementos da natureza não têm de cumprir leis.Entendeu?
Quanto ás considerações sobre horários de trabalho, fale por si, que vc. provavelmente nem sabe o que é trabalhar. Deve ser mais um dos que passam o dia no Águias à espera que o tempo passe.Mas já que tem tanta curiosidade digo-lhe que o dia normal dele são muitas vezes de 12 horas seguidas e horários rotativos.
Mas o que está aqui em causa é a liberdade de poder ir trabalhar quando quer. Até se poderia ir divertir, mas seria um direito que tinha. Por gente que pensa desta maneira é que por muito bons que os governantes fossem nunca Alpiarça passaria da cepa torta... Passe bem, e foque-se no tema! E o tema é: uma actividade qualquer que ela seja não pode nem deve impedir as pessoas de fazer a sua vida normal

Anónimo disse...

Também eu estou a ficar um bocadinho farto dos triatlos e destas trimerdas pois cada vez que nesta santa terrinha se realiza qualquer coisa lá fica metade da vila sem se poder mexer. Seja para trabalhar seja para outro tipo de actividades, quem são os senhores organizadores para limitar as vidas a toda a gente? O que é que estas provas trazem de importante para o desenvolvimento local que se permitam estas arrogâncias? Quem enche o cú são os de almeirim e os de santarém (restaurantes e estabelecimentos hoteleiros), mas os prejudicados são os palermas dos alpiarcenses

Anónimo disse...

Grande verdade! Os Alpiarcenses são prejudicados e os Restaurantes de Almeirim e Santarém "ganham o dia".
Nem 1 pensão ou hotel de jeito temos que albergue uma boa parte dos atletas. Depois, exigia-se que cada uma dessas provas tivessem protocolos com a restauração local. Um ticket-desconto, ou algo do género para os Restaurantes Alpiarcenses (que quisessem aderir) deveria ser "oferecido" conjuntamente com a inscrição.
É o que se chama: fazer filhos em mulheres alheias!

Anónimo disse...

Tanto ressabiamento até mete dó.
O que eles inventam.
Alpiarça sempre pôde mexer-se, e está a mexer-se, este é que é o ponto.
Tem uma secção de triatlo no C.D. "OS Águias" dinamica e de sucessso com vários jovens de Alpiarça, repito de Alpiarça.
Na comunicação social nacional aparecem várias notícias sobre estes jovens e os seus sucessos.
A prova que hoje se realizou em Alpiarça foi um sucesso a todos os níveis, a avaliar pelos comentários dos atletas, dos organizadores e dos acompanhantes dos atletas.
E este sucesso e este dinamismo faz cócegas a alguns, felizmente poucos, que prefeririam o marasmo nesta terra.
E já agora, para falar de dinamismo, uma palavra de apreço para os funcionários da biblioteca e para o excelente espectáculo que nos proporcionaram nesta noite de domingo, comemorando o Dia
Internacional da Poesia.
Quem lá não esteve, não sabe o que perdeu, e a estrada para lá chegar não estava bloqueada.
Só mais uma informação: vários atletas, acompanhantes e organizadores da prova almoçaram em Alpiarça. Mas a cabeça do comentador estava bloqueada para ter visto, ou pelo menos para se ter informado previamente.

Anónimo disse...

Ninguém infringiu a LEI e ponto final.
A saber, os atletas e seus familiares antes de se deslocarem para Alpiarça, foram deixar os pretences em Santarém, vieram para Alpiarça e logo que acabou a prova na parte aquática, deslocaram-se para Santarém para ver os seus atletas participarem na prova e na parte de atletismo e que eu saiba todos chegaram a Santarém e ainda viram muito da prova, porquê?????
Porque são pessoas boas e dedicam-se a coisas boas, já os comentadores apenas querem denegrir o que os outros fazem de bem, e alimentados por um ódio de morte, mandam farpas em todas as direcções.
Quanto ao alimentar de dinheiros os outros concelhos, isso é outra critica que cai em saco routo.
A Organização dá o peixe, agora os empresários que peguem em canas e apanhem o peixe.
Já que os empresários não se mexem, os Águias providenciaram almoço para quem quisesse e foi muita gente que veio para Alpiarça para almoçar.
A titulo de finalmentes, eu quando sei que vai existir uma iniciativa que me cause transtorno, projecto a alternativa e que eu saiva há muito que o Triatlo está programado e com o percurso colocado para quem quisesse saber, basta um pouco de inteligêcia e que eu saiba ainda existe o direito de apresentar uma queixa nas instituições, que tal por escrito denunciar junto dos tribunais a suposta infracção, pois.... não existe qualquer infracção e ao ser feita a denúncia tem que pagar a taxa de justiça quem não tiver razão.

Como dizia alguém "DEIXEM-ME TRABALHAR" eu acrescento "SEUS RONHAS

Anónimo disse...

Ora aí está o que eu já esperava. A arrogância e o desprezo pelos cidadãos e eleitores voltou. Muitos que criticaram o anterior executivo fazem precisamente igual. O poder corrompe e gera prepotência, e o que tentam branquear é que Alpiarça durante algum tempo teve semelhanças com a velha URSS onde não era permitida a saída dos cidadãos. Basta ver o teor dos comentários... Quem se sentiu aprisionado e prejudicado na sua liberdade de movimentação é logo apelidado de ressabiado.
Depois, outro defensor da situação acha que cumpre a lei, não obstante o 1º comentário (baseado na lei) levantar sérias dúvidas.
Logo de seguida usa as práticas do executivo anterior: para que as reclamações sejam ouvidas e tenham efeito, só recorrendo aos tribunais.
Bem prega Frei Tomás...
Mas já agora informo-o que já no executivo anterior foi enviado mail para a Câmara sobre o assunto, e que não obteve qualquer resposta. Nessa prática arrogante e autista, nada mudou!
O meu 1º comentário foi apenas um alerta para a situação.
Depois, acham que sugerir que as receitas fiquem no Concelho de Alpiarça(em vez de outros) é uma ideia do contra.
Acho que nem vale a pena comentar a noção que essas pessoas têm de economia e do seu funcionamento.
Berrar contra o encerramento de empresas e desemprego e depois quando se pode fazer algo para inverter a situação, aqui del rei que não pode ser!
Continuem a achar que justas críticas são bota-abaixismo, e que quem critica é porque "é do outro lado".
Nas últimas eleições até votei neste executivo, mas nada me custa fazer o "X" noutros.É a coisa mais fácil. Não sou militante nem simpatizante de nenhum...