.

.

.

.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Os argumentos apresentados soam a "dôr de cotovelo"

Evidentemente que contra factos todos os argumentos soam a dor de cotovelo.
Sónia Sanfona conseguiu os médicos para Alpiarça. Vieram com a condição de terem alojamento e outras condições, que lhes foram garantidas enquanto Sónia foi candidata à Câmara.

Se perdeu as eleições, é evidente que a Câmara tinha de assumir as despesas ou os médicos iriam para outras paragens onde lhes assegurassem as mesmas ou melhores condições. Se Sónia tivesse ganho, seria do mesmo modo a Câmara a garantir a continuidade dos médicos. O que interessa ou a quem interessa quem pagou antes? Talvez tivesse sido a própria DRª Sónia.

Afinal mostrou que fez alguma coisa por Alpiarça, ao contrário daqueles que atiram pedras e estão cheios de telhados de vidro.

Agora quanto à vinda do Sr. Embaixador:

Vir ao espaço CDU, falar ao jeito dos amigos do peito é muito bonito. Pode dizer as patacoadas todas que quiser, pode dourar as pílulas, que todos vão acreditar. Porque não vem fazer a sua intervenção num espaço público, como por exemplo o auditório da biblioteca ou uma sala de uma colectividade?

É que aí, eu que vi com os meus próprios olhos, poderia perguntar-lhe porque é que todas as farmácias em Havana, em Trinidad e em outras cidades têm dois ou três funcionários atrás de um balcão e nas prateleiras no máximo dois frascos de xarope para a tosse. Nem mais um medicamento.

Também poderia perguntar-lhe porque é que um cubano que tem uma simples dor de cabeça não tem onde comprar livremente uma aspirina. Poderia perguntar-lhe porque é que um turista que dá uma queda e tem um simples golpe que só precisa de um ponto, paga mais de 200 euros por esse tratamento. Tantas coisas boas do sistema de saúde cubano para português ignorante acreditar.

Cuba é um país lindo, mas coitados da maioria dos cubanos que vivem na maior das pobrezas e opressões. Felizmente tive possibilidade de me ir desiludir sobre algumas das coisas em que também acreditava.

Culpados os americanos? Mas as lojas das marcas americanas e europeias estão instaladas em Havana - só para turistas, evidentemente. Perguntem também ao Sr. embaixador porque é que são proibidos de ter um barquito para pescar um peixe (ou uma lagosta, que há aos milhares) para o seu jantar.

Perguntem ao Sr. embaixador porque é que há tanta discriminação entre os afro-cubanos e os hispânicos? Porque não têm acesso aos mesmos empregos e serviços, se são todos estatais?Perguntem tudo isso ao Sr. Embaixador e não se deixem enganar.

De um leitor

Para mais detalhes: Primeiro vieram os médicos, agora vem o Embaixador…Os cubanos andam por aí…

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao contrário da Igreja, que nos dá educação e nos ensina a ser hipócritas, a politica vive na hipocrisia.
Mesmo sabendo que as coisas não são como se diz ou se afirma os políticos fazem de conta que está tudo bem e….logo não devem nem podem criticar o que a hipocrisia obriga a fingir que está tudo bem e que se vive no mundo das maravilhas como é o caso de Cuba.
O comentador tem razão quando afirma que no «espaço cultural da CDU» ninguém vai fazer perguntas incómodas; assim a mentira passa por ser verdade.
Boa altura para no encontro com o Senhor Embaixador neste novo espaço cultural de Alpiarça alguém perguntar o representante de Cuba qual a opinião dele sobre a noticia passada hoje na RTP sobre a agressão às “Mulheres de Branco” que numa manifestação exigiam a libertação dos maridos, que continuam presos por serem opositores do regime cubano, pais este que apregoa a democracia e a liberdade.
Também era bonito que explicasse aos presentes, ou alguém que lhe perguntasse, como é possível e admissível nos dias que correm, a agressão a que estas mulheres foram hoje sujeitas pela policia local, quando apenas querem a liberdade dos seus familiares que se encontram presos no regime cubano.
Vejam hoje, no noticiário da RTP, a divulgação do acontecido

Anónimo disse...

Também devia ouvir as declarações de João Cravinho .