Sob o lema da "BIODIVERSIDADE PELA SUSTENTABILIDADE", decorrem em Santarém de 13 a 16 de Janeiro os trabalhos do 12º Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO. O encontro é organizado pela Escola Secundária de Sá da Bandeira de Santarém e conta com o apoio do Governo Civil.
Nesta edição, participam alunos e professores de 17 escolas de Portugal, Andorra, Espanha e da Escola Hudson High School dos Estados Unidos da América.
Na sessão de abertura realizada na Estação Zootécnica Nacional a Governadora Civil de Santarém, sublinhou a importância para a região, "em receber de novo este encontro, que permita a reflexão, a troca de experiencias e a interacção entre jovens de diferentes países e por isso de realidades diferentes, o que se traduz desde logo num saldo bastante pedagógico".
Formulou votos para que este encontro de 2010, "possa ficar marcado em Santarém de forma indelével, como um contributo à discussão do ambiente no Ano Internacional da Biodiversidade".
Referindo ainda que a aposta nacional passa obviamente por uma politica ambiental sustentada, Sónia Sanfona lançou um repto, "que os participantes do encontro, pudessem visitar alguns dos ex-líbris ambientais do distrito, como a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo (Golegã e Torres Novas) e a do Paúl da Gouxa (Alpiarça), assim como os Centros de Ciência Viva de Constância e Alcanena", acrescentou.
Em suma, "o conhecimento e a inovação são pilares essenciais na educação dos jovens e factores fundamentais para a competitividade dos territórios", disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário