Cumprimentos,
Inês Pimenta d'Aguiar
NR: Às vezes as coisas simples tornam-se complicadas. Ainda há dois dias recebemos um comentário (publicado) de um leitor em que acusava o administrador (António Centeio) e o blogue de ser um “comuna” porque está ao serviço da CDU esquecendo-se dos outros partidos.
Hoje, recebemos de Inês Pimenta D’Aguiar (IPA) um “Direito de Resposta” que é o contrário daquilo que nos acusaram.
È difícil agradar a “gregos e troianos” numa terra como a nossa e ser “Prior” nesta freguesia ainda é pior.
Daquilo que é e está publicado no “Jornal Alpiarcense” 98% é de autoria e responsabilidade dos comentadores e colaboradores. O Administrador deste jornal (António Centeio) se escreveu alguns artigos de opinião, são, talvez, os 2% que faltam. Os poucos artigos de opinião que António Centeio escreveu neste blogue estão assinados com as iniciais A.C.
O papel do administrador deste jornal é coordenar e fiscalizar tudo que recebe como publicar na devida altura e conforme o interesse para com o leitor daquilo que deve ser publicado. Teoricamente deveria ser fácil mas na prática ocupa-nos quase dez/doze horas por dia que nos impede de ter uma vida normal como as outras pessoas
Depois vem-nos acusar de tudo e mais alguma coisa.
Às vezes é preciso uma paciência de ferro para gerir um blogue que só nos dá é aborrecimentos e ainda por cima as pessoas que não sabem como funciona toda esta máquina de informação vem-nos apoquentar.
Mas vamos aos esclarecimentos do “Direito de Resposta” de IPA e apenas na parte que nos toca:
Diz IPA: «Se pretende que este blogue seja um órgão de comunicação social, deve evidenciar a isenção que se exige, ouvindo todas as partes e publicando as diferentes opiniões, sob pena deste espaço se transformar num clube de ataque gratuito ao actual executivo e à força política que representa».
Pois é estimada IPA, o seu problema é que ainda não compreendeu que este blogue é isento e não recusa a colaboração de quem quer que seja daqui poder haver criticas ao actual executivo.
Esta isenção é que nos dá a liberdade de opinião e de expressão de publicarmos os mais diversos artigos.
Quanto à questão de ouvir todas as partes, bem, IPA, aqui é que não estamos de acordo porque dos imensos pedidos de esclarecimentos que já enviamos aos vários gabinetes da autarquia para que nos esclarecessem dúvidas, posso-lhe dizer que só a um responderam (o custo doas iluminações e do fogo de artificio) quanto às outras questões, ainda continuamos à espera das respostas.
Como pode ver a outra parte (o executivo da CDU) é que tem dificuldade em ouvir e colaborar com as “outras partes” neste caso, este jornal, que pura e simplesmente o ignora como não lhe responde às duvidas quem tem para que informe os leitores nas devidas condições e para que os leitores não critiquem a CDU nem o seu executivo
Quanto ao que diz sobre «face às calúnias», olhe que a senhora deve estar enganada porque em parte alguma deste jornal encontra textos a caluniar quem quer que seja e, muito menos a CDU ou o executivo da Câmara, porque os militantes e simpatizantes da CDU, especialmente o executivo, merecem-nos o maior respeito e consideração
Existem sim artigos e comentários dos mais variados leitores a criticarem aquilo que a senhora diz ser calunias.
Se considera as criticas como calunias então não nos entendemos.
Os leitores e comentaristas são livres de criticarem e escreverem o que entenderem. Aqui no jornal não proibimos nada de nada.
Se pretende que este jornal comece a fazer censura para com tudo que recebe vindo dos comentaristas e dos colaboradores, desengane-se porque não o fazemos.
Convença-se de uma vez por todas que o “Jornal Alpiarcense” é de todos e para todos os alpiarcenses e não só para agradar a quem ganhou as eleições.
Aqui existe toda a liberdade de expressão e nunca, mas nunca, caluniamos quem quer que seja. Vivemos em democracia.
Mas achamos curioso que IPA só veja as coisas que lhe agradam - as criticas - porque quando publicamos artigos e comentários a elogiar a CDU e o seu executivo IPA não elogia os autores.
Para terminar, e para quem não saiba, informamos que publicamos sempre na íntegra “Direitos de Resposta” como o de IPA. Quem se sentir prejudicado ou não goste de algo que foi publicado pode também fazê-lo.
Quanto ao restante publicado no “Direito de Resposta” de IPA deixamos ao critério dos leitores. Esta “nota” é só a resposta à parte que nos toca.
Já agora que Inês Pimenta D’Aguiar é uma ilustre «militante do Partido Comunista Português e activista da Coligação Democrática Unitária» aproveito a oportunidade para lhe pedir um favor:
Que use os seus bons ofícios para que o “Gabinete de Apoio ao Presidente” o “Gabinete de Comunicação” e o “ Chefe de Gabinete ao Presidente” para que colaborem mais e melhor com este jornal respondendo às questões que lhes costumamos apresentar para podermos informar nas devidas condições os nossos leitores para depois não acusarem os comentaristas e colaboradores de andarem só a criticar a CDU e o seu executivo.
Cumprimentos,
António Centeio (Administrador e responsável pelo “Jornal Alpiarcense”)
7 comentários:
Ò Ines Falas, Falas e não dizes nada.
Gostaria de te ver a trabalhar a fazer alguma coisa de util pela nossa terra aí sim, até te dava o beneficio da duvida.
Agora tu alguem que nunca fez nada a nao ser morder é no minimo estranho tal atitude, nem o beneficio da duvida mereces, nem credebilidade tens para falar, quando tu só apareces quando te prometem um lugarzito no poleiro da fama.
Aconselhava a Inês Aguiar a ver e ouvir em especial as declarações do João Pedro Arraiolos, assim como também as declarações do Ricardo Hipólito, no vídeo de apoiantes da CDU no site de Campanha Eleitoral:)
Penso que é importante ouvir, como também reflectir :
Assim sim, oh senhor anónimo, assim é que é falar para dizer alguma coisa. Anonimamente claro!
Mas o teclado acaba por fugir para a verdade: credo, tanta debilidade (credebilidade) nessa cabeça.
Se bem me lembro, o João Pedro Arraiolos está nas listas da CDU para o Executivo da Câmara.
Por outro lado, a Inês Aguiar assumiu posições pessoais, asinando em nome próprio, sem atacar ninguém, mas lamentando a falta de rigor de alguns comentadores na avaliação, de facto apressada e prematura, de um trabalho responsável.
Posto isto, parece-me também falta de educação alguém anónimo tratar por tu e nos termos em que o faz. Eu conheço a Inês e uma das qualidades que lhe reconheço é por um lado a frontalidade (o que se confirma no facto de assinar) e por outro a sua capacidade de trabalho. Quanto ao "poleiro" - obviamente a linguagem não é minha- ainda não percebi qual era e só revela a forma com o comentador anónimo encara a participação cívica. Intervir na vida política da sua Terra, bem como no seu país deveria ser um dever de todos nós.
Mas é tão mais fácil dizer mal das pessoas de cara escondida.
E é por isso que não assinarei este comentário, para não me sujeitar à maldicência gratuita.
Ó anónimo, deves pensar que estamos em Hollywood, com passadeira vermelha para os nossos eleitos passarem no corredor da fama...
Que ridículo e idiota!
Quando não há nada a dizer, insulta-se e pronto...
Pelos vistos é assim que o dito anónimo trabalha!
Vai mas é trabalhar!!! e é para não dizer pior.
Quero dar os parabéns á Inês por têr escrito este post e ter assinado. E aproveito para fazer uma sugestão ao administrador deste blog, que considero e sempre considerei importante para divulgar o que de bom e de menos bom se vai fazendo na nossa vila, ao contrário de outros que só agora lhe dão importância, sabe-se lá porquê. A sugestão é simples; Que em posts assinados por pessoas, não por pseudónimos, só sejam permitidos comentários também assinados. Como se vê neste caso quem assina fica sujeito a ofensas gratuitas sem se poder defender. Aqui fica a sugestão.
Agradecemos a sugestão do leitor que foi tomada em atenção.
Como o leitor já deve ter reparado, “Jornal Alpiarcense” iniciou uma selectividade rigorosa nos comentários recebidos.
Os comentários tipo: “ofensivos”, “provocadores”, “sem nexos”, “vazios”, “caluniosos” deixaram de aparecer e todos que sejam recebidos serão anulados.
Mas todos aqueles que exprimem o pensamento do autor e que tem alguma consistência, serão sempre publicados.
Quanto aos artigos de opinião e comentários que “tem pernas para andar” mesmo vindo do anonimato serão também sempre publicados porque neste jornal usamos o princípio:“por aquilo que escreves, saberei quem és” continua a ter a aprovação deste jornal e serão publicados.
Muitos dos comentários aqui publicados a administração deste jornal sabe quem são os seus autores mas como pedem o anonimato….
Acabar com ao “anonimato” impediria a liberdade de opinião o que não é nosso princípio, agora que são rigorosamente seleccionados disso não duvide caro leitor, porque a eles (os comentários) damos uma especial atenção.
Temos muitas dúvidas que os leitores venham a encontrar neste jornal comentários sem qualquer base sólida.
Acrescentamos, a título de informação, que muitos comentários aqui publicados estão identificados perante o jornal mas por razões obvias não identificamos os autores porque estamos sujeitos aos princípios deontológicos que fazem parte dos princípios deste jornal, quer em termos editoriais quer em princípios de respeito para com os nossos leitores.
Acredite que dificilmente verá aqui publicados comentários ou artigos como os que foram no início deste texto mencionados.
O nosso obrigado pela vossa sugestão
JA
Enviar um comentário