.

.

.

.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

ESTARÃO OS LOCAIS COM GRANDE AFLUÊNCIA DE PÚBLICO PREPARADOS PARA FAZER FRENTE AO SURTO DA “GRIPE A”?

Está Alpiarça em alerta quanto à “GRIPE A” ?


Que medidas já foram tomadas nos locais de grande afluência de pessoas em Alpiarça quanto à Gripe A (H1N1)?

A “Gripe A” instalou-se entre todos nós e todo o cuidado é pouco. De tal forma que o Ministério da Saúde já mandou aplicar diversas medidas de contingência a fim de evitar a contaminação desta nova gripe nomeadamente nos serviços públicos onde existe uma maior possibilidade de se apanhar a gripe por causa da frequência de público.
Sabemos que na Câmara da Chamusca quem se dirigir aos respectivos serviços, os munícipes são logo submetidos à medição da temperatura e tem que lavar as mãos com um desinfectante disponibilizado pela autarquia.
Alpiarça não pode deixar de estar excluída destas medidas de protecção, pelo que tentamos saber junto de algumas entidades públicas, onde a afluência de público é maior, quais as medidas que tomaram.
Fizemos aos organismos – por via de correio electrónico – : Câmara Municipal de Alpiarça, Repartição de Finanças de Alpiarça, Fundação José Relvas e ARPICA., a seguinte pergunta: “Sobre o surto da "Gripe A", gostaríamos de saber por parte dessa entidade se já tomou alguma medida ou se mandou fazer algum plano de contingência a fim de ser aplicado nesses serviços”.
Do Agrupamento de Escolas José Relvas, ficamos a saber que já estão tomadas todas as medidas quanto ao surto da gripe, que passamos a citar com base no comunicado oficial do agrupamento
“Agrupamento de Escolas de José Relvas
As escolas e outros estabelecimentos de ensino assumem um papel muito importante na prevenção de uma pandemia de gripe, pela possibilidade de contágio e rápida propagação da doença entre alunos e restantes profissionais.
O Agrupamento de Escolas de José Relvas adoptou um conjunto de medidas de prevenção e contenção desta doença, que irá desenvolver-se em estreita articulação com os pais ou encarregados de educação e as Autoridades de Saúde locais.
Conhecer as manifestações da doença, bem como as suas formas de transmissão, constitui a melhor forma de, sem alarmismos, adoptar as medidas de prevenção mais adequadas.
Neste sentido o nosso Agrupamento elaborou um PLANO de CONTINGÊNCIA, que lhe permitirá enfrentar, de modo adequado, as possíveis consequências de uma pandemia de Gripe, em estreita articulação com as famílias, os serviços de saúde e outras estruturas pertinentes da comunidade educativa.
O objectivo do Plano de Contingência é manter a actividade das nossas escolas e Jardins de Infância, em face dos possíveis efeitos da pandemia, nomeadamente o absentismo de professores e alunos, auxiliares da acção educativa e outros funcionários e respectivas repercussões nas actividades escolares e no ambiente familiar e social de toda a comunidade educativa.
Consiste num conjunto de medidas e acções que deverão ser aplicadas oportunamente, de modo articulado, em cada fase da evolução da pandemia da gripe.
A elaboração do Plano de Contingência é da responsabilidade de cada Instituição Escolar e inicia-se com a análise das possíveis consequências no seu funcionamento, em particular nas áreas críticas de actividade, perante diferentes cenários de absentismo e disfunção social.
As medidas necessárias, a sua calendarização, bem como as responsabilidades de cada pessoa dentro da instituição, devem ser ajustadas aos diferentes cenários de evolução da pandemia, a fim de assegurar que cada um saiba o que fazer em situação de crise e o que esperar das acções desenvolvidas por si e pelos outros.
Apresenta-se, assim, o Plano de Contingência considerado adequado neste momento. O mesmo poderá ser reajustado face a novas informações ou acontecimentos.”

O curioso é que apenas o “Agrupamento de Escolas José Relvas” deu e têm informações sobre o tema da “Gripe A” porque os restantes organismos, até à data, não se dignaram dar qualquer resposta, o que nos leva a crer que ainda não tomaram as devidas medidas.
De qualquer maneira, após publicada esta notícia, se recebermos algum esclarecimento, vindo dos visados serão devidamente anunciados.
Da Repartição de Finanças, recebemos a seguinte resposta: Exmo(s) Sr(s).,Através do solicitado no email infra, consta que foi implementado o plano de contingência referente à Gripe A, contudo para mais informações deverá solicitar junto da Direcção de Finanças de Santarém.Com os melhores cumprimentos;
O Chefe de Finanças
João Augusto Pires Peleja

1 comentário:

JA disse...

Da Repartição de Finanças, recebemos a seguinte resposta:

Exmo(s) Sr(s).,

Através do solicitado no email infra, consta que foi implementado o plano de contingência referente à Gripe A, contudo para mais informações deverá solicitar junto da Direcção de Finanças de Santarém.

Com os melhores cumprimentos;

O Chefe de Finanças

João Augusto Pires Peleja