.

.

.

.

domingo, 13 de setembro de 2009

O BAIRRISMO ALPIARCENSE EM TODO O SEU EXPLENDOR

Tirei a especialidade da tropa em Santarém no último trimestre do longínquo ano de 1965, fui tão mal tratado que jurei nunca mais lá pôr os pés . Já quebrei esta jura por duas vezes ( embora fosse só de passagem ) a 1ª passados mais de 20 anos a 2ª há seis meses .
Na última passagem tive que levar o carro a uma oficina sita na zona industrial e no final , quase hora de almoço , pedi ao dono da oficina para me indicar um restaurante onde se comesse bem. Ele informou-me que em Santarém não havia nada , que fosse a Almeirim onde havia vários. Realmente havia , comi num muito bem e a preço módico ( não me lembro o nome do restaurante ) mas fixei que era em frente à Praça de Touros.
Ontem no regresso de Lisboa , decidi visitar a Alpiagra em Alpiarça e estando na hora de almoço , pedi a um residente em Alpiarça para me indicar onde era o recinto da feira e se lá se podia almoçar , ao que ele me respondeu :
olhe aqui não há nada , vá primeiro almoçar a Almeirim terra onde se come bem e depois venha visitar a feira...
Lá fui eu almoçar ao mesmo restaurante de há tempos , estava completamente cheio , tive de esperar cerca de meia hoa ( crise??) mas valeu a pena , comi a célebre sopa de pedra e um cherne bem grelhado na brasa. Escusado será dizer que já não fui visitar a Alpiagra , mas tive que passar ao lado de Santarém ...
H.B.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois,azar deste nosso visitante. É que o pessoal dos restaurantes representados (tasquinhas)no recinto da Alpiagra saem alta noite e também precisam de dormir como é natural. De modo que só da parte da tarde começam a laborar e vão até pela noite dentro.
Em dias normais (fora da Feira) também tem aqui em Alpiarça restaurantes onde pode também comer bem, sem necessitar de ir para Almeirim.
Almeirim tem tradição do bom garfo é certo mas,também os restaurantes de há uns tempos para cá têm vindo a diminuir.
Sinais da crise que chega a todo lado, embora não pareça.

Anónimo disse...

Este Vizitante de Alpiarça, infelizmente tem toda a razão.
Não só dos restaurantes mas em todo o comércio.Há terras que preferem comprar tudo no comércio local. Caso dos Amiais que conheço bem. Em Alpiarça, é o contrário. Até a detenção do comércio e industria está nas mãos de pessoas de fora ou radicados em Alpirça. Analizem se é ou não verdade.
Apenas a agricultura é detida a quase 100% de naturais de Alpiarça.
Infelizmente é um povo pouco bairrista. Mas muito hospitateiro.

Anónimo disse...

Fico espantado com alguns comentários negativistas que se fazem.
O visitante (se é mesmo um visitante, o que eu não acredito) que veio a Alpiarça para almoçar, se não o fez foi porque não quis.
É que neste aspecto temos restaurantes com muita qualidade em Alpiarça, o que não acontecia num passado realtivamente recente.
Se o visitante? perguntasse, alguém lhe teria respondido, que, não estando os restaurantes da Feira a funcionar à hora do almoço nos dias de semana, poderia por ventura escolher:
O Portal da Vila, a Tertúlia, ou a Casa da Emilia, ou o Restaurante do Sorraia, ou o dos Arcos. São casas de qualidade de que Alpiarça se pode orgulhar. É já masoquismo a mais, o de dizermos que aquilo que cá temos não tem qualidade. Tem e muita. Temos empresários que arriscaram e abriram casas com muita categoria, aliando a qualidade a um preço acessível.
Mas temos muitas outras coisas com qualidade, que vemos constantemente a serem denegridas pelos próprios alpiarcenses.
Isto não pode ser.
Não nos envergonhemos de dizer as coisas boas que Alpiarça tem.
Eu sinceramente às vezes fico boquiaberto com algumas posições de alguns pseudo políticos que dizem que tudo é mau, que nada presta. Abomino aqueles pretensos polticos que fazem gala de dizer que quanto pior, melhor. Esses não podem ter qualquer futuro, nem em Alpiarça, nem em lado nenhum do mundo, porque não é isso que os nossos comerciantes querem. Nós queremos é que valorizem o que é nosso. Todos. Alpiarça tem dado um salto qualitativo muito grande nos últimos anos. São os nossos visitantes que o dizem. Quando me dizem isso fico satisfeito e orgulhoso, porque quem vem de fora, repara sempre muito melhor nas mudanças que foram sendo feitas enquanto os de cá parecem até ficar satisfeitos em apontar defeitos, apenas defeitos. São uns derrotistas apenas que se deleitam em apontar o dedo, mas que nada fazem para que as coisas sejam feitas de um modo diferente. Temos muitos, muitos exemplos desses em Alpiarça (infelizmente).
Um pequeno comerciante