.

.

.

.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Desemprego começa a subir e interrompe 20 meses de melhoria

O novo indicador do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa mensal de desemprego, mostra que o nível de desemprego começou a piorar em outubro, atingindo 13,4% da população ativa. É grave pois trata-se da primeira subida em 20 meses. Além disso, a economia não está a criar emprego.
De acordo com o INE, "a taxa de desemprego (15 a 74 anos) ajustada de sazonalidade estimada para outubro de 2014 foi 13,4%. Este valor é superior, em 0,1 pontos percentuais, ao estimado para setembro de 2014". Até agosto/setembro, o desemprego estava a descer de forma consistente.
Segundo o INE, "o aumento referido veio interromper um período de vinte meses de decréscimos sucessivos da população desempregada".
Mas afinal, não é bem assim. Os valores não corrigidos de sazonalidade também pioraram: o desemprego subiu de 13,3% para 13,5%.
A população desempregada ajustada de sazonalidade foi estimada em 688,3 mil pessoas em outubro, o que representa um aumento de 0,4% face a setembro de 2014 (mais 3,0 mil)".
"A população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, foi estimada em 4,4561 milhões de pessoas, mantendo-se inalterada face ao mês anterior", isto é, a economia não conseguiu criar emprego.

O INE explica que "com a divulgação dos resultados relativos a outubro de 2014, o INE inicia a publicação mensal de estimativas do Inquérito ao Emprego para os principais indicadores do mercado de trabalho (população empregada e desempregada, por sexo e grupo etário, e taxas correspondentes) em complemento da publicação das estimativas trimestrais habituais".
«DV»

Sem comentários: