.

.

.

.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A Doçaria Tradicional de Alpiarça

No decurso da III Feira de Artesanato Local - ArteNatal - foi lançado no passado dia 13 de Dezembro o Caderno Cultural da AIDIA “A Doçaria Tradicional de Alpiarça. Uma Abordagem”, de autoria de Mário João Freilão. A iniciativa decorreu no Mercado Municipal.
Na presença de uma plateia interessada, o autor teceu considerações sobre a obra e referiu-se ao extraordinário valor patrimonial da doçaria tradicional de Alpiarça.
Vale a pena transcrever uma parte do que escreveu na introdução do seu livro:
“Considero (…) as doceiras que deram continuidade à arte da doçaria em Alpiarça a partir das receitas originais e dos exemplos que foram dados (…) pioneiras na arte da doçaria tradicional de Alpiarça.
Quase toda a gente queria ter uma ou outra receita da Pastelaria. Então, algumas das receitas eram transmitidas ou entre familiares ou entre pessoas amigas. Com frequência eram dadas em segredo, qual jóia de família.
Estas transmissões eram muitas vezes orais e, como acontece nestas coisas, quem conta um conto acrescenta mais um ponto ou esquece-se doutro. Noutros casos davam-se as receitas erradas, para manterem a receita só na família. Depois, ao sair um bolo diferente, as pessoas pensavam que eram elas é que não o conseguiam fazer.  
O que é certo é que assim apareceram várias versões do mesmo bolo, o que enriqueceu ainda mais a nossa doçaria. No pão-de-ló, por exemplo, há pelo menos três versões, consoante a família… Por exemplo, numa receita leva 10 ovos e as claras são batidas em castelo, noutra leva mais 4 gemas e as claras não são batidas em castelo. E agora? Qual é a verdadeira receita de Alpiarça? Não interessa. São todas, e todas são muito boas!
Nos SS de amêndoa, acontece a mesma coisa. Há duas receitas: - numa leva um pouco de farinha na massa e as claras são batidas em castelo, e na outra não tem farinha e as claras não são batidas. Mas ambas são tendidas com farinha…”
Esteve presente nesta sessão o IADE-U, Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, na pessoa do Prof. Carlos Barbosa. Teve oportunidade de apresentar uma comunicação muito interessante sobre as formas de comercializar na região os produtos da doçaria de Alpiarça.
No final dos trabalhos, foi servida uma degustação de doces tradicionais, licores e abafados de Alpiarça, acompanhados do tradicional “café das velhas”.
Foram confeccionados doces e foram servidos os licores e os abafados para 200 (duzentas) pessoas. Porque a tradição ainda é o que era, foi tudo muito bem preparado por algumas das nossas melhores doceiras, que colaboraram graciosamente com os organizadores do evento.
Foi uma iniciativa bem-sucedida, que contribuiu para aproximar as pessoas da nossa comunidade, à volta de uma das nossas riquezas locais: a doçaria tradicional, os abafados e os licores.
C:\Users\Public\Documents\Documents\AIDIA\Cadernos Culturais\8.Doçaria tradicional de Alpiarça\Apresentação do Caderno PPT\DSCF0002a.jpg
O autor Mário João Freilão no acto de apresentação do seu livro


C:\Users\Public\Documents\Documents\AIDIA\Cadernos Culturais\8.Doçaria tradicional de Alpiarça\Apresentação do Caderno PPT\CAPA_Crop.JPG
Capa do Caderno Cultural lançado no dia 13 de Dezembro


C:\Users\Public\Documents\Documents\AIDIA\Cadernos Culturais\8.Doçaria tradicional de Alpiarça\Apresentação do Caderno PPT\DSCF0001a.jpg

Uma pessoa muito especial na assistência, A D. Marília, uma das irmãs Ameixas

Sem comentários: