.

.

.

.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Livro Formação Profissional Qualificada

Na XXI Feira do Livro de Alpiarça que decorreu entre os dias 29 de Novembro e 8 de Dezembro no Pavilhão do Clube “Os Águias”, foram lançados dois Cadernos Culturais da AIDIA.
O lançamento dos dois Cadernos ocorreu no mesmo dia 29 de Fevereiro de 2014.
Primeiro foi lançado o Caderno sobre Formação Profissional Qualificada, de autoria do Prof. Diogo Véstia.
A apresentação foi feita pelo autor e pode ser sintetizada num resumo extraído do seu livro:
Hoje as instituições são confrontadas com novas e aliciantes oportunidades para alargar o âmbito da sua atuação e otimizar a utilização das múltiplas ferramentas e processos que têm à sua disposição.
Foi este desafio que a AIDIA decidiu aceitar através da materialização de novos e adequados programas de formação profissional que incluem o desenvolvimento de temas relevantes para a criação e o aperfeiçoamento de competências, desenhados de acordo com as necessidades e anseios de diferentes públicos normalmente arredados da formação superior.
Mas estes novos programas não representam só o desenvolvimento de novas áreas de atividade, porque eles são também a prova do empenho da AIDIA, através das suas iniciativas e atividades, em continuar a contribuir para que todos possam acalentar um tempo de oportunidades e desafios a vencer.
O livro, para além de um texto escrito pelo autor, contém os trabalhos que as alunas realizaram ao longo do curso. O livro está estruturado e foi criado para poder servir de manual e de ferramenta de trabalho para as assistentes educativas que prestam serviços de apoio a crianças em idade escolar.
Porque é um texto simples e bem esquematizado, será sem dúvida muito útil a todos e a todas que se interessam pela forma pedagógica como as nossas crianças são tratadas nas Escolas de Alpiarça.
No final da apresentação foram distribuídos os diplomas oficiais de formação certificada do POPH – Programa Operacional do Potencial Humano – com os quais as profissionais podem enriquecer os seus currículos, correspondentes a 200 horas de formação.
Para as formandas que frequentaram os dois cursos ministrados, podem comprovar que têm hoje 400 horas de formação qualificada.

O objectivo é o de continuar com estes cursos, de nível nacional, e poder-se chegar a um número de horas de formação que permita às formandas obter equivalências académicas de um nível mais elevado daquele que hoje têm, para poderem ser mais facilmente admitidas nas Escolas.
C:\Users\Public\Documents\Documents\AIDIA\Cadernos Culturais\3.Formação Profissional_Diogo Véstia\Lançamento\Apresentação Diogo_Feira do Livro 2014_a.jpg
O autor, Prof. Diogo Véstia, no acto de apresentação do seu livro


C:\Users\Public\Documents\Documents\AIDIA\Cadernos Culturais\3.Formação Profissional_Diogo Véstia\Lançamento\Capa caderno 3.JPG
Capa do livro do Prof. Diogo Véstia
C:\Users\Public\Documents\Documents\AIDIA\Cadernos Culturais\3.Formação Profissional_Diogo Véstia\Lançamento\Grupo de formandas_Feira do Livro 2014_2a.jpg
As formandas que estavam presentes e que receberam os seus diplomas e os respectivos livros. Na cerimónia faltaram algumas das que frequentaram o curso. Os motivos das ausências foram justificados.

Sem comentários: