.

.

.

.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

CGTP: reposição dos feriados sem cortes vai favorecer emprego

A reposição do pagamento pelo trabalho em dias feriados e horas extraordinárias sem cortes, a partir de 1 de janeiro do próximo ano, vai "ajudar o emprego", afirmou o  secretário-geral da CGTP.
O secretário-geral da intersindical defende que esta medida é apenas "a reposição da legalidade", não se admitindo sequer outra coisa que não o pagamento aos trabalhadores dos valores integrais fixados nos contratos de trabalho e na contratação coletiva.
Os trabalhadores do sector privado passaram a 1 de agosto de 2012 a receber apenas 50% nos feriantes, antes pagos a 100%, e 25% pela primeira hora de trabalho suplementar e 37,5% nas seguintes.
Para Arménio Carlos essa situação é "uma ilegalidade" e resulta de "uma intromissão unilateral do Governo nos acordos entre os sindicatos e na contratação coletiva", que suspendeu as normas existentes à sua revelia.
Na opinião do responsável sindical, o corte que estava a ser feito representava "uma redução da retribuição dos trabalhadores, aumentanto a sua exploração e as desigualdades sociais". Mas a medida era "também condicionadora da contratação de trabalhadores e criação de mais empregos.
"Num quadro em que Portugal precisava de criar mais empregos, fez-se o oposto. Pagando menos pelo trabalho suplementar, os patrões preferem sobrecarregar os trabalhadores, competente e qualificados que possuem, a contratar novos", explicou Arménio Carlos.
«DV»

Sem comentários: