.

.

.

.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Livro Os Avieiros. Uma Cultura, um Património e uma Identidade

Livro Os Avieiros. Uma Cultura, um Património e uma Identidade


Também no dia 29 de Novembro foi lançado o Caderno Cultural sobre a temática da cultura Avieira, de autoria de João Monteiro Serrano.
A síntese do que foi apresentado pode ser encontrada num trecho de um dos escritos contidos no livro:
Não tem sido possível apresentar ao público a evolução do projeto de candidatura da cultura Avieira a património nacional de uma forma sistematizada, embora a sua evolução tenha sido dada a conhecer em Congressos, Seminários, Cruzeiros fluviais, e reuniões especializadas e/ou abertas.
Com esta publicação dá-se mais um pequeno passo para preencher esse espaço, aqui se apresentando um conjunto de textos que foram sendo produzidos e apresentados em diversos contextos, ao longo do período referido. Os textos são organizados por ordem cronológica e neles sobressai a preocupação de esclarecer a coerência do trabalho desenvolvido.
Aqui se pretende evidenciar a forma como à ideia inicial de candidatura foi possível ir acrescentando valor, e gerando dinâmicas, com uma base sólida de trabalho assente no voluntariado e na cooperação entre pessoas e instituições, alicerçadas pelo Instituto Politécnico de Santarém. Esperamos que, com a leitura, se possa aperceber do significativo valor cultural e patrimonial em presença.
Esta síntese traduz o que foi conseguido e do muito que ainda continua a ser feito para elevar esta cultura a património nacional imaterial, projecto que está em curso e que envolve o Instituto Politécnico de Santarém e uma empresa externa contratada para criar e apresentar o portefólio de candidatura.
Para além destas duas entidades o projecto continua a contar com o trabalho de vários especialistas, de um alargado conjunto de entidades regionais e nacionais.


C:\Users\Public\Documents\Documents\AIDIA\Cadernos Culturais\6. Os Avieiros_Uma Cultura, um Património e uma Identidade\Capa e conteúdos\Capa Caderno N.º6_Os avieiros_DEFINITIVA.jpg
A capa do livro
C:\Users\Public\Documents\Documents\AIDIA\Feiras do Livro\Alpiarça 2014\Fotos\DSC_1074a.jpg
Um aspecto da apresentação do livro, na Feira do Livro de Alpiarça

Sem comentários: