.

.

.

.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Perto de 150 socialistas pedem alargamento de primárias a Costa

O "Manifesto Primárias, Já!", publicado na rede social facebook, conta com o apoio, entre outros, do fundador do PS António Campos, do ex-membro do secretariado nacional de António José Seguro, Eurico Brilhante Dias, ou do deputado e antigo membro do Governo de José Sócrates, Paulo Campos, além de variados membros das atuais comissões política e nacional socialistas.


"É um movimento inorgânico nascido depois das recentes primárias que quer dar um contributo para o novo líder e as estruturas do PS terem em conta, com vista a ser conseguida a maioria absoluta. Só combatendo o afastamento entre as pessoas e o sistema político é que isso será possível. Temos várias propostas e acreditamos que o PS pode continuar a ser o partido, como tem sido historicamente, que mais abertura mostra à sociedade", explicou à Lusa um dos promotores do documento o antigo membro da comissão nacional socialista Daniel Adrião.
O texto defende, "por um lado, alterações internas, em termos de reorganização e mudança do paradigma, de um partido de militantes para um partido de eleitores, em virtude das transformações sociais e dos novos fluxos informacionais, por outro, abertura do sistema político, que é demasiado fechado e blindado, a favor dos partidos: os ciclos uninominais, o voto preferencial, a exigência de que futuros ministros tenham sido eleitos deputados ou a limitação de mandatos, entre outras medidas".
Segundo o antigo concorrente à Juventude Socialista, o manifesto pretende que o novo método seja já implementado na constituição das listas de candidatos às eleições legislativas de 2015, bem como às presidenciais de 2016, além de se estender às europeias, autárquicas e regionais.
«NM»

Sem comentários: