.

.

.

.

domingo, 9 de novembro de 2014

Afinal, o que é a legionella?

O número de pessoas infetadas com a bactéria da legionella continua a aumentar. Os últimos dados apontam para 90 pessoas infetadas e uma vítima mortal: um homem de 59 anos que já tinha problemas respiratórios. Mas afinal o que é a legionella? Quais sintomas apresenta? Como se propaga? Nós respondemos-lhe às perguntas.



É no hospital de Vila Franca de Xira que está internada a maioria dos pacientes infetados com a bactéria da legionella, sendo que os restantes encontram-se distribuídos em oito hospitais da área de Lisboa.
Ontem, o diretor da Direção-Geral da Saúde revelou que 16 pacientes estão internados nos cuidados intensivos. Ao início da tarde, o diretor clínico do hospital de Vila Franca de Xira confirmou a morte de um homem na sequência da infeção.http://pub.sapo.pt/lg.php?bannerid=177362&campaignid=108298&zoneid=2925&loc=1&referer=http%3A%2F%2Fwww.noticiasaominuto.com%2Fpais%2F303485%2Fafinal-o-que-e-a-legionella%3Futm_source%3Dgekko%26utm_medium%3Demail%26utm_campaign%3Ddaily&cb=ef010d43f2
“Temos a confirmar o óbito de um homem de 59 anos que faleceu três horas depois de ter sido admitido nos cuidados intensivos”, revelou Carlos Rabacal que acrescentou ainda que a primeira vítima mortal deste surto já tinha doenças respiratórias e era fumador.
Mas afinal o que é a legionella?
Conhecida também pela doença dos legionários, a legionella é uma bactéria que vive em ambientes aquáticos: lagos, rios, tanques ou águas termais. Mas não só. Também se encontra nos sistemas artificiais de abastecimento e na rede de distribuição de água, no sistema do ar condicionado, em humidificadores e em qualquer lugar que tenha águas paradas.
Francisco George disse que é preferível optar por banho sem duche e que deve ser evitada a "grande pressão" das torneiras. “A cabeça do duche pode ser submersa numa solução de água com lixívia, desde que tenha o odor próprio da lixívia", acrescentou o diretor da Direção-Geral da Saúde.
Quais são os sintomas?
Os sintomas confundem-se com os de uma pneumonia: tosse, febres altas e dificuldade em respirar.
Como se transmite?
Tal como explicou ontem Francisco George, “esta infeção só se transmite de uma forma especialmente bizarra, só respirando a água pelas gotículas, pelos aerossóis”. Por esta razão, as pessoas não devem “ter receio de beber água”, assegurando que a mesma pode ser utilizada para cozinhar e para beber. A doença também não se transmite de pessoa para pessoa, como uma gripe.
Quais são os grupos de risco?
As pessoas que se tornam mais vulneráveis a esta bactéria têm normalmente mais de 50 anos. Mas não é tudo. Potenciais vítimas desta infeção são também as pessoas que fumam, que padecem de doenças respiratórias, que tenham uma imunidade debilitada ou que estejam a realizar tratamentos de quimioterapia.
Como se trata?
Nos casos menos graves através de antibióticos. Se se tratar de casos mais graves será necessário internamento hospitalar.
«NM»
Enviado por: V.F.

Sem comentários: