.

.

.

.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O IADE-U ESTÁ DISPONÍVEL PARA COLABORAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ALPIARCENSE


Prof. Carlos Barbosa na Limpeza do Patacão
No seguimento da assinatura do Protocolo de Colaboração que envolveu a Câmara Municipal de Chamusca, a AIDIA e o IADE-U, recordamos que a AIDIA de há longa data tem mantido uma relação muito próxima com o IADE-U, tanto do ponto de vista institucional como pessoal. Não se trata só do Protocolo de Colaboração AIDIA / IADE-U, mas também do Prof. Carlos Barbosa, que lecciona no IADE-U, que é membro associado da AIDIA e que está actualmente convidado para pertencer aos seus corpos sociais.
O IADE-U é o Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário e é considerado, na sua área, um dos mais prestigiados Institutos da Europa.
O IADE faz parte do consórcio da cultura Avieira e desde sempre mostrou interesse na recuperação da aldeia histórica do Patacão. O Prof. Carlos Barbosa - como membro da AIDIA - participou inclusivamente em 2002 em várias acções de trabalho voluntário na limpeza da aldeia, deslocando-se de Lisboa a expensas suas - propositadamente e aos fins-de-semana - para integrar várias equipas de voluntários, que ofereceram 190 dias/homem de trabalho voluntário, tendo limpado toda a aldeia com o objectivo de a candidatar a património nacional e da Unesco. A foto (do próprio) que publicamos em anexo é a prova do trabalho que ele desenvolveu no terreno, e que foi bastante difícil e prolongado.
Tendo em conta o âmbito da sua actividade académica, científica e de ligação ao desenvolvimento local e nacional, o IADE-U mostrou interesse - por proposta da AIDIA - em firmar com a Câmara de Alpiarça um Protocolo idêntico ao do celebrado com a Câmara de Chamusca, com o objectivo de contribuir para a reabilitação e a valorização do património de Alpiarça.
Uma das áreas que privilegia é o restauro da aldeia Avieira do Patacão, que é vista naquele Instituto como um extraordinário exemplo de um valioso património nacional que urge recuperar quanto antes. Outra área poderá ser a da reabilitação do edifício da antiga Câmara, para fins ligados à área de acção do IADE-U: - artes e ofícios, assim como formação qualificada e especializada. Oferecem-se sem dúvida várias hipóteses de colaboração mutuamente vantajosas, nas áreas que as partes considerarem prioritárias.
O IADE-U não está somente disponível para assinar um Protocolo de Colaboração idêntico ao da Chamusca, como neste momento o Prof. Carlos Barbosa está a colaborar com a AIDIA e com a Câmara Municipal de Alpiarça para a dinamização e a valorização da doçaria tradicional de Alpiarça. Ele irá apresentar as suas ideias e propostas no dia do lançamento do próximo Caderno Cultural dedicado à doçaria tradicional de Alpiarça. O lançamento está previsto para meados do corrente mês de Dezembro, com um Programa que em breve será apresentado.
Vale a pena estimular parcerias desta natureza porque podem, se forem bem concebidas, gerar muito valor para todos, e em especial para a comunidade Alpiarcense.
 A direcção da AIDIA

aldeia Avieira do Patacão

2 comentários:

Anónimo disse...

Ocasião e momento certo para arequalificação do Patacão. Saiba o Executivo da CDU aproveitar esta oportunidade

Anónimo disse...

Não vai ser fácil convencer alguns "descrentes influentes" da política alpiarcense, (e até alguns homens dos jornais, diga-se de passagem) acerca da viabilidade do projecto avieiro...no entanto,segundo reza a história, foi de sonhos e de sonhadores que nasceram as grandes obras.
Vamos ver se é desta vez que a câmara municipal ganha coragem e assume o seu papel na preservação do seu património histórico e cultural, como é o caso da presença avieira no concelho de Alpiarça...
Digo eu, apenas como simples cidadão atento a estas coisas da cultura.