.

.

.

.

sábado, 29 de novembro de 2014

Os favores políticos

Por: António Centeio/JA

Lembro-me muito bem de quando a “Construtora do Lena, Lda.” veio para Alpiarça iniciar as obras da “Rede de Esgotos”.
E lembro-me de que nem camionetas tinha para transportar a terra que saía das valas. Valeu-lhe  a disponibilidade dos transportes de muitos alpiarcenses, que a troco dos respectivos custos, disponibilizavam  os seus veículos para levar a terra, onde até nem faltaram  carroças. O que era preciso era a terra sair de onde estava a ser retirada.
As mais diversas máquinas também eram poucas e as existentes pouco lhes faltava para caír aos bocados.

Alpiarça estava a crescer e a começar a ter outras condições. 
 A “Rede de Esgotos” era uma delas.

Aos poucos a “Construtora do Lena, Lda.”  tornava  Alpiarça mais moderna  enquanto ao mesmo tempo a própria empresa, que na época  parecia uma “empresa de vão de escada” também crescia  e modernizava-se como aumentava o seu “parque de viaturas” com excelentes camionetas de grande tonelagem para além da qualidade da sua prestação de serviço.
Não passaram muitos anos para que a “Construtora do Lena, Lda” deixasse de ser uma empresa de província para passar a ser a “Construtora do Lena, SA” transformando-se depois no enorme “Grupo Lena” que pouco lhe faltou para fazer parte do “capital social” de tudo que fosse empresa.

As 'luvas' da Corrupção

Pensava eu que este crescimento brusco e “sólido” era fruto de trabalho e de muita dedicação da empresa leiriense e de quem nela trabalhava.
Na minha frente, tenho um semanário (Sol) que em “letras garrafais” anuncia o seguinte:

Boa parte dos 20 milhões de Sócrates serão ‘luvas’ pagas pelo grup0o Lena, do qual o amigo (de Sócrates) era administrador.”;
No período em que Sócrates foi primeiro-ministro, o grupo Lena passou de empresa regional a ponteado da construção civil, chegando à Venezuela.”;
Os contratos do grupo Lena cm o Estado português ascenderam a muitos milhões, e incluíram Parque Escolar, PPP rodoviárias e TCV…”.

Lendo o restante “conteúdo” no interior do semanário referente às “ LUVAS DA CORRUPÇÃO” para com o então primeiro-ministro José Sócrates só posso concluir que este país esteve entregue a uma “cambada de bandidos e de corruptos”.
Agora compreendo como empresas tipo “Lena” e outras cresceram tão facilmente para actualmente estarem a desmoronar-se como um” baralho de cartas”.

Só me resta saber é quantos milhões  ganhou o “Grupo Lena”,   e outros, para poder  dar como   “luvas” 20 milhões de euros  a um primeiro-ministro?

Sem comentários: